Buscar

AV PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201601275645)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	 Como a ciência se caracteriza pela separação e pela distinção entre o sujeito do conhecimento e o objeto e por retirar dos objetos do conhecimento os elementos subjetivos; como os procedimentos científicos de observação, experimentação e interpretação procuram alcançar o objeto real; e, enfim, como os resultados obtidos por uma ciência não dependem da boa ou má vontade do cientista nem de suas paixões, estamos convencidos de que a ciência é neutra ou imparcial. De acordo com os conteúdos desenvolvidos nas aulas e com a abordagem dialética, identifique se o parágrafo acima é VERDADEIRO ou FALSO e JUSTIFIQUE sua resposta.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: A imagem da neutralidade científica é ilusória. Quando o cientista escolhe uma certa definição de seu objeto, decide usar um determinado método e espera obter certos resultados, sua atividade não é neutra e nem imparcial, mas feita por escolhas precisas em um contexto histórico, econômico, político e social.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601276152)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo com o marxismo, os dois níveis de realidades existentes, que decorrem da relação do homem com a natureza e com os demais seres humanos se explicam através dos conceitos de infraestrutura econômica e superestrutura econômica. Explique os conceitos de infraestrutura e superestrutura econômica.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: A infraestrutura ou estrutura material da sociedade é a base econômica, isto é, as formas pelas quais são produzidas os bens materiais que atendam às necessidades humanas. A superestrutura corresponde à estrutura jurídico-política (Estado, direito, etc) e à estrutura ideológica (formas de consciência social).
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601725629)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Marcondes (2010) o conhecimento _______ oferece explicações sobre os fenômenos naturais e sobre a criação do mundo e dos seres vivos, recorrendo ao sobrenatural, à magia e a fé.
		
	
	Científico
	 
	Mítico
	
	Filosófico
	
	Artístico
	
	Do senso comum
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601636950)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	 A burguesia e a monarquia europeia adotaram as seguintes práticas para a acumulação da riqueza no início do capitalismo: I - a prática da pirataria e o extermínio das populações nativas (indígenas) da América; II - o comércio de escravos trazidos da África e a colonização no Novo Mundo (América); III - o fortalecimento do Estado-Nação absolutista, ou seja, formação de um Estado centrado no poder do rei; IV - o fortalecimento dos estudos nos mosteiros e da filosofia escolástica; V - o reconhecimento do poder da igreja nos aspectos religiosos, políticos e econômicos. Marque a resposta CORRETA:
		
	
	As alternativas I e III estão corretas.
	
	As alternativas II e V estão corretas.
	
	As alternativas I; II e IV estão corretas.
	
	As alternativas I; II e V estão corretas.
	 
	As alternativas I; II e III estão corretas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601727390)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É muito importante saber estudar. Para isso, é preciso ter concentração, comprometimento, responsabilidade, ser muito disciplinado e ter foco. Por favor, leia as alternativas e identifique os procedimentos de estudo corretos: I - Ao fazer a leitura dos textos (livro didático da disciplina, textos complementares, aulas on-line) procure registrar as palavras que você não conhece e faça uma pesquisa no dicionário (ele é uma fonte de consulta fundamental em nossa formação). Após compreender o significado da palavra releia o texto. Assim, você estará ampliando o seu entendimento sobre o assunto e se apropriando do conteúdo. II - Procure resumir as principais ideias do autor. Tal prática é fundamental para você compreender o que está e como está sendo dito. III - Anote suas dúvidas e coloque-as para o professor. Assim, o mesmo terá como fazer as devidas orientações para os seus estudos e entendimentos. IV - Sempre que possível, consulte outras fontes de pesquisa, como Internet, jornal, artigos, livros de assuntos que você não domina. A prática da pesquisa é um diferencial na formação de ensino superior. V- Procure elaborar novas questões problematizando o que está sendo estudado e faça uma relação entre os referenciais teóricos e as práticas sociais. Com o tempo, você perceberá que toda prática social está alicerçada em uma determinada forma de compreensão e que toda teoria é resultado de práticas humanas.
		
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	As alternativas II, IV e V estão corretas
	
	As alternativas I, II, III e IV estão corretas
	
	As alternativas I e II estão corretas
	
	As alternativas I, II e III estão corretas
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201601699496)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Referência é o "conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual" (ABNT, 2002, p. 2) no todo ou em parte, impressos ou registrados em diversos tipos de suporte. Abaixo estão listadas várias referências, algumas estão em desacordo com as normas da ABNT, enquanto que uma delas obedece a estas normas. Portanto, analise e marque a que esta em acordo com tal norma.
		
	
	Didática do Ensino Superior. Antônio Carlos Gil. Atlas, São Paulo: 2011.
	
	Paulo Freire. Pedagogia da Autonomia. Paz e Terra, 1996, Rio de Janeiro.
	
	PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. v. 8. 2. ed. MEC, 2000, Brasília.
	
	http://pt.wikipedia.org/wiki/Andragogia. ANDRAGOGIA. Disponível em: Wikipédia a enciclopédia livre. Acesso em: set./2013.
	 
	MOURA, Manuel Oriosvaldo de. A séria busca no jogo: do lúdico na Matemática. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida. JOGO, BRINQUEDO, BRINCADEIRA E EDUCAÇÃO. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201601734891)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O currículo do Curso de Pedagogia apresenta a disciplina de Pesquisa e Prática em Educação (PPE), como uma disciplina que perpassa toda estrutura curricular visando uma formação de base teórica-metodológica e investigativa. Por que a disciplina PPE atravessa o Curso de Pedagogia:
		
	
	Para se diferenciar de outros cursos porque a Pedagogia é mais importante.
	
	Para dar conta das horas sem sentido que o MEC estipula.
	 
	Para que os alunos articulem teoria e prática de forma crítica e reflexiva.
	
	Para inculcar nos alunos a importância da memorização de conceitos.
	
	Para repetir os conteúdos já que os alunos sentem muita dificuldade.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201601833277)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para ________, a ideologia é um falseamento da realidade que beneficia a elite, as classes dominantes. É uma cortina de fumaça que não permite a visão clara da realidade e faz com que a classe dominada não perceba sua condição de oprimida.
		
	
	Platão
	
	Santo Agostinho
	 
	Marx
	
	Comte
	
	Skinner
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201601251792)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na Reforma Protestante do século XVI ocorreram dois fatores importantes: na Alemanha, a defesa de Lutero de que o indivíduo pode estabelecer uma relação direta com Deus, tanto que traduziu a Bíblia Sagrada para a língua nacional e, na Holanda, a ética calvinista que se tornou a ética da sociedade:
		
	
	Nazista
	 
	Anarquista
	
	Socialista
	
	Comunista
	 
	Capitalista
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201601804549)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Para escolher um assunto de pesquisa é preciso que o pesquisador goste muito dele, tendo em vista que é necessário ler bastante sobre o que se pretende pesquisar. Quando o pesquisador já trabalha na área da Educação, o ideal é pensar em um assunto da própria prática para que sejam buscadas teorias que contribuam pararefletir e descobrir novos caminhos sobre as práticas adotadas. No entanto, a pesquisa científica não parte de um assunto porque esse é muito amplo, mas sim, da dúvida do pesquisador sobre um assunto escolhido. Ninguém pesquisa o que já sabe a resposta e ao pensar na dúvida ou problema de pesquisa, naquilo que inquieta o pesquisador, chega-se ao:
		
	
	Método de estudo
	
	Sujeito da pesquisa
	
	Justificativa da pesquisa
	 
	Tema da pesquisa
	 
	Objetivo do estudo

Continue navegando