Buscar

Engenharia da Usabilidade: Teste de Usabilidade e Heurísticas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCURSIVAS DE ENGENHARIA DA USABILIDADE
1- Ao longo do teste de usabilidade pode ser usado um software, diferente do que está sendo testado, para auxiliar na avaliação do uso da aplicação pelo usuário. Diga que tipo de software é esse e de que forma ele pode auxiliar os avaliadores e observadores na avaliação da usabilidade da aplicação
Resposta: É possível utilizarmos um software para gravar a tela do computador, a voz e as expressões facial dos participantes enquanto interagem com a aplicação e executam as tarefas solicitadas.
A gravação pode facilitar o acompanhamento do comportamento do usuário, incluindo:
Os cliques do mouse, as teclas pressionadas, as janelas abertas e ativas.
Ao analisar, por exemplo, as expressões faciais dos usuários participantes, a quantidade de cliques do mouse e o percurso de navegação para concluir uma tarefa, o engenheiro de usabilidade consegue identificar as partes mais problemáticas e frustrantes da interação.
Dessa forma, ele poderá sugerir meios para que esses problemas sejam amenizados, de modo a melhor atender aos usuários.
2- O conceito de design universal objetiva a promoção da Acessibilidade. Explique o que ele recomenda e diga se você acha possível implementar sua premissa.
Resposta: Design que inclui Recomenda o acesso sem distinção do usuário, que pode ser implementada através do projeto de interface utilizando tecnologias assistivas.
3- Acessibilidade é um ponto muito discutido nos últimos tempos. Suas ideias podem ser associadas a muitas áreas, dentre elas a de Informática. De que maneira o projeto de interface pode se apropriar das recomendações de acessibilidade e, assim, contribuir para o uso mais amplo das aplicações?
Resposta: O projeto de interface deve fazer uso de padrões e metodologias que garantam o acesso de todos à aplicação, sejam portadores de deficiências (visuais, auditivas, motoras) ou não, garantindo a inclusão digital e o uso da aplicação por mais usuários.
4- Uma interface representa parte do sistema computacional com a qual um usuário entra em contato físico e perceptivo. Existem três razões para se estudar o projeto de interfaces. Quais são elas? Explique-as.
Gabarito 
Razão 1: A qualidade da interface determina se o usuário aceita ou rejeita um sistema. 
Razão 2: É necessário estabelecer um bom nível de conversação entre usuários e sistema. 
Razão 3: Criar soluções que auxiliem os seres humanos, pois ele não precisa que lhes sejam criados mais problemas. 
5- Os critérios ergonômicos, condução, carga de trabalho, controle explícito, adaptabilidade, gestão de erros, consistência, significado de código e compatibilidade, representam um conjunto de qualidades que as interfaces devem apresentar. Explique detalhadamente dois desses aspectos, a adaptabilidade e a compatibilidade.
Gabarito: 
Adaptabilidade: Refere-se à facilidade de adaptação da aplicação ao contexto e às exigências e preferências do usuário; 
Compatibilidade: Avalia a adequação da tarefa ao usuário e a adequação das aplicações a seus propósitos. 
6- O teste de usabilidade é uma técnica usada na avaliação de um produto através de testes com usuários reais ou
representativos do grupo de usuários para o qual a aplicação está sendo desenvolvida. Existem oito dicas para a
realização de um bom teste de usabilidade. Explique essas oito dicas detalhadamente.
Gabarito: 
1: Escolha com cuidado os participantes; 
2: Crie uma atmosfera agradável antes do teste;
3: Permita que os participantes se familiarizem com o ambiente; 
4: Teste as tarefas principais; 
5: Defina cenários para execução das tarefas; 
6: Tenha cuidado com o volume de tarefas; 
7: Atente para seu comportamento durante o teste; 
8: Peça a opinião dos participantes ao final do teste.
7- Os autores Jakob Nielsen e Rolf Molich criaram dez heurísticas, relacionadas aos princípios mais amplos de
usabilidade, que podem ser utilizadas para explicar grande parte dos problemas observados nas interfaces. Dentre
elas destacam-se as heurísticas "Ofereça atalhos" e "Previna a ocorrência de erros". Explique-as.
Gabarito: 
"ofereça atalhos": Atalhos são maneiras mais rápidas de se chegar a um objetivo. Eles economizam tempo e esforço; "previna a ocorrência de erros": Melhor do que exibir boas mensagens de erro é evitar que os erros aconteçam. Esteja ciente de que o usuário pode cometer erros, mas sua aplicação não deve permitir que eles afetem sua aplicação.
8- Os momentos de parada ocasionados por erros representam situações nas quais o usuário está com algum tipo de problema. Deve-se buscar sempre que possível, oportunidades para ajudar o usuário a compreender melhor o sistema. Essa assertiva é correspondente à heurística "exiba mensagens de erros claras". Explique o que essa heurística enfatiza.
Resposta: 
Que as mensagens de erros sejam escritas de forma clara e evitar códigos obscuros para o usuário, objetivando ser precisas sinalizando exatamente o erro para que se possa auxiliar o usuário a resolver certo problema.
9- O usage-centered design é uma metodologia sistemática que faz uso de modelos abstratos para criar um sistema pequeno e simples que apoie total e diretamente as tarefas que os usuários precisam executar na aplicação. Essa metodologia possui três etapas fundamentais. Quais são essas etapas? Explique-as detalhadamente.
Resposta: 
Papéis de usuários: representam um tipo de relação que os usuários podem manter com a aplicação; 
Modelo de tarefas: é formado por um conjunto de casos de tarefa e um mapa de suas inter-relações; 
Modelo de conteúdo: representa a interface independente de sua aparência ou comportamento.
10- O termo tecnologia assistiva refere-se a qualquer tecnologia utilizada por indivíduos com deficiências para ajudá-los na realização de tarefas que seriam mais difíceis, ou até impossíveis, sem o auxílio das mesmas. As tecnologias assistiva podem incluir desde dispositivos para mobilidade, como andadores e cadeiras de rodas, até hardware, software e periféricos que ajudam as pessoas a compensarem suas deficiências no acesso aos computadores ou outras tecnologias. Cite os tipos de necessidades especiais que necessitam de uma atenção especial de acessibilidade para a web. Exemplifique.
Resposta: As necessidades especiais que necessitam de acessibilidade para a web são: problemas visuais, auditivos, motores e cognitivos. Como exemplo, pode-se citar uma pessoa com movimentos de mão limitados pode recorrer a um teclado com teclas maiores ou a um mouse especial para interagir com um computador.
11- Conceitue Interação Humano-Computador (IHC) 
Resposta: Pode ser entendida como a área que se preocupa com o relacionamento entre o homem e o computador. É o estudo de caráter interdisciplinar e multidisciplinar que visa o projeto e a adaptação de sistemas computacionais aos seus usuários, auxiliando as pessoas na realização de suas tarefas e promovendo maior satisfação, segurança e produtividade.
 
12- Defina usabilidade 
Resposta: Refere-se à rapidez com que os usuários podem aprender a usar alguma coisa, a eficiência deles ao usá-la, o quanto lembram daquilo, seu grau de propensão a erros e o quanto gostam de utilizá-la. 
Refere à simplicidade e facilidade com que uma interface, um programa de computador ou um website pode ser utilizado. 
13- Cite e descreva as 5 dimensões para uma melhor análise e compreensão de usabilidade: 
Resposta: 
Eficiência: analisando a produtividade do sistema; 
Aprendizagem: analisando a facilidade em aprender a utilizar o sistema; 
Memorização: referente a facilidade de reter em memória a experiência aprendida; 
Robustez: menor número e gravidade de erros ao utilizar o sistema; 
Satisfação: maior satisfação de utilização do sistema. 
14- Defina Avaliação Heurística e como se dá essa avaliação? 
Resposta: É um método de inspeção sistemático de usabilidade que leva em conta um conjunto de princípios desenvolvidos por Nielsen e Molich em 1990, denominadas heurísticasde usabilidade. É um termo que se refere à pesquisa e crítica de documentos para a descoberta de fatos; 
Um pequeno grupo de três a cinco avaliadores percorre individualmente o sistema, buscando identificar problemas que venham a ferir alguma das heurísticas, sendo posteriormente é atribuído graus de severidade (importância) para cada problema diagnosticado. 
15- Qual o papel do avaliador? 
Resposta: O papel do avaliador está em identificar problemas e correlacioná-los às heurísticas, não sendo de sua responsabilidade propor soluções para as dificuldades encontradas na interface. O resultado da avaliação é descrito em um relatório emitido por cada um dos avaliadores, que será então consolidado pelo responsável pela avaliação. 
16- Defina objetos de interação. 
Resposta: São objetos de Interface que interagem com o usuário, onde podem ser baseados em metáforas do mundo real, sendo padronizado por elementos léxicos (sistemas de significados) e sintáxicos (objetos de interação) da interface. Esses objetos demandam atenção.

Outros materiais