Buscar

DIREITO PROCESSUAL PENAL II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL PENAL II
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 154085)
	Aula 1: Prova
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	No tocante à prova, o juiz 
		
	
	formará sua convicção pela livre apreciação da produzida nos autos, sem qualquer restrição. 
	
	não poderá determinar, de ofício, no curso da instrução, a realização de diligências para dirimir dúvida sobre ponto relevante. 
	
	observará a necessidade, adequação e proporcionalidade da produção antecipada de provas, somente antes de iniciada a ação penal. 
	
	poderá, de ofício ordenar a produção antecipada de provas consideradas urgentes e relevantes. 
	
	formará sua convicção pela livre apreciação da produzida em contraditório judicial, não podendo fundamentar sua decisão em provas cautelares, não repetíveis e antecipadas. 
		
	
	 2a Questão (Ref.: 145431)
	Aula 8: Tribunal do Júri - 1ª Fase
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Ao término do iudicium accusationis, o juiz conclui que a prova em torno da materialidade e da autoria não é das melhores já reunidas em outros processos, notadamente quanto à qualificadora articulada na inicial, havendo, dúvidas quanto à atuação do réu no crime em questão. Em caso tal, é admissível que o juiz
		
	
	despronuncie o réu pura e simplesmente.
	
	impronuncie o réu, por ser precária a prova.
	
	absolva o réu, sumariamente, acolhendo a versão de legítima defesa.
	
	pronuncie o réu, por ser esta decisão apenas juízo de admissibilidade do julgamento.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 150712)
	Aula 2: INTERROGATÓRIO
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	(Defensoria Pública/MA- 2009)-O direito ao silêncio do acusado e o valor da confissão harmonizam-se, segundo a sistemática atual do Código de Processo Penal, com fundamento nas seguintes regras:
		
	
	o valor da confissão se aferirá pelos critérios adotados para os outros elementos de prova, e para a sua apreciação o juiz deverá confrontá-la com as demais provas do processo, estabelecendo escala de preponderância para as provas periciais e verificando se entre ela e estas existe compatibilidade ou concordância, sendo que o silêncio do acusado não importará confissão e nem poderá constituir elemento para a formação do convencimento do juiz.
	
	o silêncio, que não importará em confissão, não poderá ser interpretado em prejuízo da defesa, sendo ao juiz vedada qualquer alusão ao silêncio do acusado na sentença que venha a proferir.
	
	o princípio constitucional da presunção de inocência impede que o juiz faça qualquer consideração na sentença a interrogatório e/ou confissão extrajudicial, não podendo nem mesmo tal circunstância interferir na sua livre apreciação das provas.
	
	o valor da confissão se aferirá pelos critérios adotados para os outros elementos de prova, e para a sua apreciação o juiz deverá confrontá-la com as demais provas do processo, verificando se entre ela e estas existe compatibilidade ou concordância, sendo que o silêncio do acusado não importará confissão, mas poderá constituir elemento para a formação do convencimento do juiz.
	
	o valor da confissão deverá ser compatibilizado exclusivamente com a prova colhida sob princípio do contraditório, sendo vedada qualquer alusão a eventual silêncio do réu na sentença condenatória.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 145439)
	Aula 3: Atos Jurisdicionais
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Marque a opção CORRETA. Entendendo o Juiz sentenciante ser possível dar nova definição jurídica ao fato criminoso da qual resultará pena mais grave, ainda que não modifique a descrição do fato contido na denúncia, deverá: 
		
	
	Proceder a emendatio libelli. 
	
	Abrir vista o Ministério Público para aditamento da denúncia, no prazo de 5 (cinco) dias. 
	
	Reabrir a instrução criminal. 
	
	Baixar os autos em cartório para as partes se manifestarem. 
		
	
	 5a Questão (Ref.: 154068)
	Aula 4: Atos de Comunicação Processual
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A respeito dos meios de prova e das citações e intimações no âmbito do direito processual penal, assinale a opção correta.
		
	
	Tratando-se de processo penal, é absoluta a nulidade por falta de intimação da expedição de precatória para inquirição de testemunha. 
	
	O oficial de justiça, ao verificar que o réu se oculta para não ser citado, deve certificar a ocorrência e proceder à citação com hora certa, na forma estabelecida no CPC. 
	
	O procedimento de acareação, objeto de severas críticas por violar o princípio da dignidade da pessoa humana, foi extinto pela recente reforma do CPP. 
	
	O exame de corpo de delito e outras perícias devem ser feitos, necessariamente, por dois peritos oficiais ou, na impossibilidade de estes o fazerem, por duas pessoas idôneas assim consideradas pelo juiz. 
		
	
	 6a Questão (Ref.: 82822)
	Aula 5: PROCEDIMENTOS I
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	(OAB-FGV) Em processo sujeito ao rito ordinário, ao apresentar resposta escrita, o advogado requer a absolvição sumária de seu cliente e não propõe provas. O juiz, rejeitando o requerimento de absolvição sumária, designa audiência de instrução e julgamento, destinada à inquirição das testemunhas arroladas pelo Ministério Público e ao interrogatório do réu. Ao final da audiência, o advogado requer a oitiva de duas testemunhas de defesa e que o juiz designe nova data para que sejam inquiridas. Considerando tal narrativa, assinale a afirmativa correta. 
		
	
	O juiz deve deferir o pedido, pois a juntada do rol das testemunhas de defesa pode ser feita até o encerramento da prova de acusação. 
	
	O juiz não deve deferir o pedido, pois o desmembramento da audiência una causa nulidade absoluta. 
	
	O juiz só deve deferir a oitiva de testemunhas de defesa arroladas posteriormente ao momento da apresentação da resposta escrita se ficar demonstrado que a necessidade da oitiva se originou de circunstâncias ou fatos apurados na instrução. 
	
	O juiz deve deferir o pedido, pois apesar de a juntada do rol de testemunhas da defesa não ter sido feita no momento correto, em nenhuma hipótese do processo penal, o juiz deve indeferir diligências requeridas pela defesa. 
		
	
	 7a Questão (Ref.: 145413)
	Aula 6: Juizados Especiais Criminais
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Considerando as disposições processuais penais previstas na Lei federal n.º9.099/1995 (Lei dos Juizados Especiais), assinale a opção correta.
		
	
	O juizado especial criminal, provido por juízes togados ou togados e leigos, tem competência apenas para a conciliação e o julgamento das infrações penais de menor potencial ofensivo, respeitadas as regras de conexão e continência.
	
	Na reunião de processos, perante o juízo comum ou o tribunal do júri, decorrente da aplicação das regras de conexão e continência, serão observados os institutos da transação penal, excluindo-se os da composição dos danos civis.
	
	Os processos referentes aos juizados especiais criminais devem orientar-se pelos critérios de oralidade, documentação, simplicidade, formalidade, economia processual e celeridade, em busca, sempre que possível, da conciliação ou da transação.
	
	Os atos processuais serão públicos e poderão realizar-se em horário noturno e em qualquer dia da semana, conforme dispuserem as normas de organização judiciária.
		
	
	 8a Questão (Ref.: 82826)
	Aula 7: PROCEDIMENTOS III
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Sobre os crimes contra a propriedade intelectual, assinale a opção INCORRETA: 
		
	
	O exame de corpo de delito constitui verdadeira condição de procedibilidade; 
	
	Quando encerradas todas as diligências pertinentes, os autos deverão ser conclusos ao juiz para homologação do laudo.
	
	Nos crimes contra a propriedade imaterial de ação penal de iniciativa privada, o exercício do direito de queixa será precedido da medida cautelar de busca, apreensão e perícia dos objetosque constituem o corpo de delito; 
	
	Nos crimes de ação privativa do ofendido, não será admitida a queixa com fundamento em apreensão e em perícia, se decorrido o prazo de 15 dias, após a homologação do laudo; 
		
	
	 9a Questão (Ref.: 82829)
	Aula 9: PROCEDIMENTOS V
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	(Magistratura/RS/2009) Acerca de processo e julgamento dos crimes dolosos contra a vida, assinale a assertiva CORRETA: 
		
	
	Os jurados poderão perguntar diretamente ao ofendido e às testemunhas, sem a intermediação do Juiz Presidente do Tribunal do Júri; 
	
	Durante os debates, no plenário do Tribunal do Júri, aos jurados é vedado, mesmo por intermédio do juiz-presidente, pedir ao promotor de justiça que indique a folha do processo onde se encontra o depoimento da testemunha a que está fazendo referência em seu pedido de condenação.
	
	Diante das respostas aos quesitos, os jurados condenaram o acusado por homicídio doloso qualificado. Ao proferir a sentença condenatória e fixar a pena, o magistrado não poderá reconhecer as agravantes que não foram objeto dos quesitos; 
	
	Em um processo onde o réu foi pronunciado por homicídio consumado e tráfico de entorpecentes, após terem os jurados afastado o dolo direto e o dolo eventual, na votação dos quesitos acerca do homicídio consumado, serão questionados sobre o delito conexo de tráfico de entorpecentes; 
	
	Poderá haver recusa ao serviço do Júri, fundada em convicção religiosa, filosófica ou política; 
		
	
	 10a Questão (Ref.: 190865)
	Aula 10: AULA 10
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	VI Exame de Ordem Unificado
Caio, Mévio e Tício estão sendo acusados pela prática do crime de roubo majorado. No curso da instrução criminal, ficou comprovado que os três acusados agiram em concurso para a prática do crime. Os três acabaram condenados, e somente um deles recorreu da decisão. A decisão do recurso interposto por Caio 
		
	
	aproveitará aos demais, desde que eles tenham expressamente consentido nos autos com os termos do recurso interposto.
	
	sempre aproveitará apenas ao recorrente.
	
	se fundado em motivos que não sejam de caráter exclusivamente pessoal, aproveitará aos outros.
	
	aproveitará aos demais, sempre.

Outros materiais