Buscar

Atividade 1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
FLAVIANE MORAIS SANTOS
	
ENSINO DE LÍNGUA: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E METODOLOGIA
SÃO GABRIEL DO OESTE/MS
2016
FLAVIANE MORAIS SANTOS
ENSINO DE LÍNGUA: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E METODOLOGIA
Atividades apresentadas à disciplina de Fundamentos e Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa para fins de avaliação parcial, sob a orientação do (a) prof(a) Gilse T. Lazzari Perosa e Maria de Fátima Xavier da Anunciação de Almeida no curso de Pedagogia, modalidade à distância, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
SÃO GABRIEL DO OESTE/MS
2016
SUMÁRIO
	Atividade 
	...............................................................................................................
	03
	Referências
	................................................................................................................
	04
Atividade 1: Considerando-se as explanações do livro Fundamentos e metodologia do ensino de Língua Portuguesa, leia o livro infantil Minhas férias, pula uma linha, parágrafo (disposto no ambiente Moodle) e escreva um texto apontando a (s) concepção (ões) de linguagem do aluno que escreve a redação sobre as férias e a (s) concepção (ões) de linguagem da professora que solicita a redação e a corrige.
Ao descrever sobre as férias de Guilherme, a autora conta a história de um aluno que não gosta de escrever, e que ao voltar de férias se vê obrigado a escrever uma redação contanto sobre elas, e ao corrigir a professora nem levou em consideração sua produção como um todo, somente assinalou os erros, e o fez fazer a análise sintática de uma frase que a considerou com uns dos erros mais graves.
Em sua concepção de linguagem Expressão do Pensamento a professora acreditava que a aprendizagem se dava através da repetição, tendo como pressuposto teórico uma tendência tradicional seguido de regras que deveriam ser seguidas obedecendo todas as regras e normas impostas para falar e escrever bem, desta forma as autoras DANIEL; BRUN; NASCIMENTO (2009, p. 24), ressalta que;
[...] o professor que trabalha a língua dessa forma, consciente ou inconscientemente, tem como pressuposto teórico que a linguagem é apenas a tradução da expressão do pensamento construída no interior da mente. Para esse professor, a exteriorização do pensamento por meio de uma linguagem clara, objetiva, bem articulada depende da capacidade de o aluno organizar de maneira lógica seu pensamento.
´Já Guilherme ao escrever sua redação não se preocupa com as normas culta da língua portuguesa, o que era importante para ele, era transmitir ao seu leitor (a professora), como é bom estar de férias. Enfatiza uma linguagem Instrumento de Comunicação, onde ele é o emissor da mensagem (fala sobre suas férias) e o professor o receptor (leitor), que terá a função de decodificar a mensagem.
Nesta abordagem a língua é vista como transmissor de conteúdo, entendido como um código, um conjunto de signos, que transmitem as mensagens de um emissor a um receptor. 
REFERÊNCIAS
DANIEL, Maria Emília Borges; BRUN,Edna Pagliari Brun, NASCIMENTO, Juçara Zanoni do. D185f Fundamentos e metodologia do ensino de língua portuguesa / Maria–Campo Grande, MS : Ed. UFMS, 2009. Disponível em: < http://virtual.ufms.br:81/file.php/1671/Recursos_Fundamentos_e_Metodologia_do_Ensino_de_Lingua_Portuguesa/FMELP_1_.pdf>. Acessado em: 13 jun 2016.
GRIBEL, Christiane, 168- Minhas férias =, pula uma linha, paragráfo/ Rio de Janeiro: Samanandra, 1999. Disponível em: http://virtual.ufms.br:81/file.php/1671/Recursos_Fundamentos_e_Metodologia_do_Ensino_de_Lingua_Portuguesa/LIVRO_Minhas_ferias_pula_uma_linha_paragrafo.pdf>. Acessado em: 13 jun 2016.

Continue navegando