Buscar

pedagogia 4º

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

‘		457
Bruna Valério;
Ivanete de Souza;
Juliana Stefanon ;
Mateus Dias;
Nicolina Maroto;
Rivanna dos passos.
Barra de São Francisco
4º Período de Pedagogia
Introdução:
Escola municipal Sebastião Albano;
Reportagem do “Fantástico”.
BRINCAR...
“Para as crianças, o brincar e o jogar são modos de aprender e se desenvolver. Não importa que não saibam disso. Ao fazer essas atividades, eles vivem experiências fundamentais.... É uma experiência essencial, um modo de decidir como percorrer a própria vida com responsabilidade”. (MACEDO, 2007, p.12).
Vygostsky (1984), diz que:
“...A criança vê um objeto, mas age de maneira diferente em relação ao que vê. Assim é alcançada uma condição que começa a agir independente daquilo que vê. A importância do brincar para o desenvolvimento infantil está no fato de que esta atividade contribui para a mudança na relação da criança com os objetos, pois estes perdem seu “sentido” real diante de uma brincadeira. ”
BRINCAR...
Desafios atuais...
“O percurso deles é em torno de 20, 30 quilômetros. Muitos acordam duas, três horas da manhã, para pegar um caminhão, para que esse caminhão leve até a rodovia, para da rodoviária vir de transporte fornecido pela prefeitura do município: o ônibus escolar. ”
“Tem aluno que cai da carteira, principalmente os menores, da educação infantil”, 
									 Joaquim Gomes em Alagoas.
Reportagem ...
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/03/fantastico-mostra-situacao-precaria-de-escolas-publicas-em-alagoas-em-pernambuco-e-no-maranhao.html
Realidade Local...
Escola Municipal Sebastião Albano
A instituição não conta com uma brinquedoteca especifica. Este é um caso comum nas escolas do município
Na Escola Sebastião Albano o brincar é trabalhado dentro da sala de aula com momentos específicos, e com os recursos que a escola possui. A escola do espaço para que as crianças desenvolvam o sentido lúdico do imitar e do representar, dando a oportunidade para que as crianças brinquem de escolinha, de cabelereira, cozinheira, de motorista, além de tentar desenvolver as brincadeiras de vivo e morto, estatua, mamãe mandou e baú da vovó
Conclusão...

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais