Buscar

Suinocultura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Suinocultura Relatório
Entrada
»» Rodolúvio/pedilúvio
É para a entrada de caminhões, carros de passeio e pessoas sendo exigido nas granjas comerciais. Normalmente se toma banho antes de entrar e antes de sair, para evitar o transporte de contaminantes tanto para dentro como fora da granja. A granja da UFV não é comercial, portanto não existe um rodolúvio.
Visitação
As visitas sempre devem ser realizadas sempre dos animais mais novos para os mais velhos, pois os animais mais novos são mais sensíveis. 
Maternidade
»» Porca
»» Leitão: 
O leitão recebe uma imunidade passiva da mãe, no ambiente ele fica protegido. 
»» Sala de Preparo:
Local onde é pesada a ração de lactação e todos os procedimentos com os leitões são feitos ali, desde os cuidados do primeiro dia como marcação, sendo que a da UFV usa a marcação Australiana, nela na orelha direita são marcados os números menores e na orelha esquerda são números maiores, sendo que furos são 800 e 400, os piques nas pontas 200 e 100, no meio da orelha na parte superior 30 e 3 e na parte inferior 10 e 1, respectivamente direita e esquerda. A marcação australiana não é tão utilizada atualmente porque é um método muito invasivo, sento hoje em dia mais comum o uso de brincos.
Nos primeiros dias após o nascimento é feita a marcação, sendo que junto com o brinco o leitão recebe ferro, um antibiótico, o corte da cauda para evitar o ferimentos e até o canibalismo e também é feito o corte dos dentes para que não machuque o teto da porca.
»» Castração: 
Do 7 dia ao 14 dia é feita a castração dos leitões, sendo obrigatória por uma lei federal pois, principalmente nos machos os hormônio sexuais vão para a carne, deixando sabor e odor característico. Sendo que quando não efetuada entre 7 e 10 dias, a castração deve ser efetuada pelo menos 90 dias antes do abate. No dia da castração são aplicadas vacinas contra a Micoplasmose. 
- Imunocastração: Duas doses que involuem o testículo do animal. 
»» Instalações
O leitão precisa de um local mais aquecido, pois não nasce com tecido adiposo marrom tendo portanto dificuldade de produzir calor, enquanto a porca tem muito tecido adiposo e quando exposta a uma temperatura elevada, ela reduz a produção de leite.
Na parte parideira o piso é aquecido pois é onde os leitões ficam, enquanto debaixo da porca o piso é resfriado. 
× Bebedouros: São em forma de chafariz para a porca, havendo também uns bebedouros menores para os leitões sendo todos semiautomáticos.
× Comedouro
× Resfriador: Ventila vapor de água na nuca da porca, pois lá é o centro de percepção de calor. Basicamente, o produtor engana a porca quanto a temperatura. Em algumas granjas não é vapor, mas sim água que é gotejada na nuca do animal. 
× Escamoteador: As tampas ficam fechadas e serve para o aquecimento do leitão. 
× Espaço limitado: Quando os leitões são mais novos, a porca pode deitar em cima matando todos eles por esmagamento por isso que ela fica com um espaço limitado. No final há uma caneleta que recolhe todos os dejetos da porca e leva para área de tratamento. 
× Telhado: Na UFV o telhado é de barro o que diminui a quantidade de calor absorvida, diminui barulhos em caso de chuva e é mais barato. Os telhados também podem ser de amianto, alumínio e térmicos, onde são duas placas de alumínio com um isopor no meio.
Creche
É uma sala aclimatizada, tendo ar condicionados e campanulas para experimentos com climatologia. A campanula passa uma serpentina para aquecimento da sala durante o inverno, contudo as Campanulas da UFV são ligadas a rede elétricas o que encare o preço, portanto em uma granja comercial ela é normalmente a lenha. Ficam de 53 a 63 dias na creche, sendo depois direcionados para o crescimento 1 e 2, e aos 104 dias eles vão para terminação. Na UFV eles são criados em uma “gaiolas” elevadas o que facilita a limpeza. 
»»Instalações 
× Gaiola de Metabolismo: Um animal por gaiola, sendo que são totalmente movimentáveis para se adequar ao tamanho do animal. Sendo que nesses tipos de experimentos são normalmente utilizados machos para facilitar, mas quando são usadas fêmeas é colocada uma sonda para separar a urina das fezes. 
Crescimento e Terminação
× Sala de espera: Para poder pesar os animais antes do abate
× Piscina e Labirinto: Para teste cognitivo do animal.
Na granja da UFV não chega a terminação normalmente, apenas em caso de experimentos. 
Baias coletivas
Ficam no terço final da gestação, no inicio elas são mais controladas pq o alto consumo e consequentemente o aumento de gordura aumenta a perda fetal. Depois elas são banhadas, pesadas e são encaminhadas 4 dias antes do parto para a maternidade.
Baia de Coleta de semem
O manequin é coberto com uma pele de porca, sendo que a baia tem o cheiro de uma femea no cio sendo que o macho é treinado a montar no manequim, sendo que normalmente esse macho apresenta dificuldade em montar em uma porca normal.
Tipos de Granjas
»» Granja de ciclo completo que vai da maternidade a terminação, compondo a maior parte das granjas no Brasil. 
»» Granjas Matrizeras que fornecem material genético
»» Granjas Criadouras que fornecem leitões

Outros materiais