Buscar

hiponemia trab bioquimica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Hiponatremia 
O que é Hiponatremia?
A hiponatremia é uma condição em que o nível de sódio no sangue está anormalmente baixo. O sódio é um eletrólito que ajuda a regular a quantidade de água que está dentro e em torno das células e a manter a estabilidade da pressão sanguínea. Sem o sódio, tanto nervos quanto músculos não funcionam corretamente. Ele não é produzido pelo organismo, sendo obtido por meio da alimentação. 
Causas
Diversos fatores distintos podem levar uma pessoa a apresentar níveis baixos de sódio na corrente sanguínea. A quantidade esperada de sódio dentro do organismo varia entre 135 e 145 mEq/L – abaixo disso é considerado um quadro de hiponatremia. As principais causas para essa condições incluem também, alguns fatores de estilo de vida, como:
	Problemas de coração, rim e fígado, como insuficiência cardíaca congestiva e certas doenças renais e hepáticas que podem levar ao acúmulo de fluidos no organismo, o que dilui o sódio no sangue
	Síndrome da secreção inapropriada do hormônio antidiurético (SIADH), em que o organismo produz altos níveis do hormônio antidiurético (ADH), fazendo com que o corpo retenha grandes quantidades de água, que vai embora na urina junto com uma quantidade muito grande de sódio.
	Vômitos e diarreia crônica, que fazem com que o corpo perca muitos líquidos e, consequentemente, muitos eletrólitos também, a exemplo do sódio
	Todo mundo sabe que beber água é essencial para o bom funcionamento do organismo. O hábito de beber grandes quantidades de água, no entanto, pode ajudar a diluir o sódio presente no sangue
	Por outro lado, a desidratação também pode levar à hiponatremia. Sem beber água em quantidade suficiente, a pessoa pode perder muitos líquidos e eletrólitos do sangue
	Alterações hormonais causadas por determinadas condições de saúde, como a doença de Addison, afetam a capacidade das glândulas adrenais de produzir hormônios que ajudam a manter o equilíbrio corporal entre sódio, potássio e água. Os baixos níveis de hormônios da tireoide também podem causar hiponatremia.
Complicações possíveis
Em casos de hiponatremia crônica, os níveis de sódio no organismo caem gradualmente por cerca de 48 horas ou mais. Além disso, os sintomas e as complicações decorrentes deste tipo de hiponatremia também são mais moderados.
Já no caso de hiponatremia aguda, os níveis de sódio caem rapidamente, o que pode resultar em efeitos potencialmente perigosos para o organismo, como edema cerebral, que, se não for tratado rapidamente, pode levar a um estado de coma e, às vezes, até mesmo à morte.
Mulheres na pré-menopausa estão em maior risco de apresentar danos cerebrais relacionados à hiponatremia. Essa relação parece estar vinculada diretamente ao efeito causado pelos hormônios sexuais femininos sobre a capacidade do corpo de equilibrar os níveis de sódio no organismo.
Hipernatremia
A hipernatremia é uma doença caracterizada pelo excesso de sódio no sangue. O corpo apresenta pouca quantidade de água em relação ao sódio, desenvolvendo sintomas como a ausência de sede, confusão mental, espasmos musculares e problemas renais.
Causas
A causa principal da hipernatremia é a falta da ingestão de água em quantidade necessária para o corpo desempenhar as suas funções, mas também pode ser desenvolvida em indivíduos portadores de problemas renais crônicos, com diarréia aguda, vômitos e suores excessivos.
Complicações
Ausência de sede, confusão mental, espasmos musculares e problemas renais. Os sintomas provocados pelo excesso de sódio no corpo são mais comuns em idosos, porque a sensação de sede é percebida mais lentamente e com menos intensidade. Por isso é muito importante saber qual é a quantidade certa para se beber água, de acordo com a idade.
Hipopotassemia 
A hipopotassemia pode ser definida como uma diminuição da concentração de potássio no sangue. Uma pessoa normal apresenta concentrações séricas de potássio que variam entre 3,5 e 5,0 mEq/L. Quando os níveis são inferiores a 3,5 mEq/L, há um quadro de hipopotassemia, também conhecido como hipocalemia. A hipopotassemia leve é diagnosticada quando os níveis estão maiores que 2,8 mEq/L. Nesse caso, ela caracteriza-se por ser assintomática ou levar o paciente à fraqueza, redução da força muscular, mal-estar e vômitos. Geralmente essa condição, por não apresentar sintomas, raramente apresenta diagnóstico sem a dosagem de potássio.
Causas
Podemos destacar a ingestão insuficiente, grandes perdas de potássio em virtude de problemas gastrointestinais, perdas urinárias, uso de diuréticos e corticoides, além de redistribuição do potássio do espaço extracelular para o intracelular. É uma ocorrência comum pacientes hospitalizados e internados em centros de terapia intensiva apresentarem uma redução na taxa de potássio sérico. 
Hiperpotassemia
É a existência de grande concentração de potássio no sangue (≥5,5 mmol/Lou ≥5 mEq/L). Em pacientes graves, o aumento dos níveis de potássio resultam principalmente de disfunção renal. 
Causas
Disfunção renal, acidemia, lise tumoral,ingestão excessiva de agentes farmacológicos, tais como diuréticos poupadores de potássio, inibidores da enzima sora da angiotensina.
Complicações
As manifestações clínicas da hipercaliemia estão relacionadas principalmente ao coração e aos músculos. Arritimia, bloqueio cardíaco, bradicardia, condução e contração reduzidas, fraqueza muscular, paralisia, reflexos hipoativos e anormalidades ao eletrocardiograma (ECG), tais como ondas T apiculadas difusas, prolongamento do intervalo PR, ampliação do complexo QRS, ondas P reduzidas e ondas padrão em sino são manifestações comuns.
REFERÊNCIA:
http://www.iebrafisio.com.br/2013/04/hipopotassemia-x-hiperpotassemia.html
http://brasilescola.uol.com.br/doencas/hipopotassemia.htm
http://www.tuasaude.com/hipernatremia/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais