Buscar

Fundo Monetário Internacional: Objetivos e Funcionamento

Prévia do material em texto

Fundo Monetário Internacional
O Fundo Monetário Internacional foi criado em 1944, idealizado para que funcionasse com o objetivo de de impedir que novamente se alastrasse uma onda de desvalorizações semelhante à que levou a economia mundial à grande depressão de 1930. Foi em Bretton Woods, New Hampshire, durante uma conferência realizada pela ONU 
 O FMI é composto por cento e oitenta e oito países, possui sua sede em Washington DC(EUA) e possui mais de dois mil funcionários espalhados por cento e quarenta e quatro países. O Fundo tem como foco a cooperação econômica mundial, a qual será constatada através da facilitação e a expansão do crescimento equilibrado do comércio internacional; promover, dentro de seu alcance, a estabilidade cambial; disponibilizar recursos, de forma ponderada, aos países com problemas no balanço de pagamentos. Se for capaz de alcançar os objetivos em tela, o FMI será capaz de, de forma significativa, elevar os padrões de vida e reduzir a pobreza nos países assistidos.
Com objetivo de prevenir crises e manter a estabilidade econômica internacional, o FMI, constantemente analisa as políticas econômicas dos países membros. Isso ocorre através de um sistema chamado “supervisão”. Tendo como base os dados colhidos pela supervisão, o Fundo presta assessoria econômica aos países membros. Incentivando os mesmos a adotarem políticas econômicas que julgam adequadas para o que seja alcançada a prosperidade nesses países. São publicadas, periodicamente, avaliações econômicas no World Economic Outlook, que é um relatório sobre as perspectivas econômicas globais, além de reportar seu parecer sobre a evolução das finanças e dos mercados financeiros, respectivamente, no Global Financial, no Fiscal Monitor e no Stability Report.
Muitos países já foram beneficiados pelos incentivos econômicos fornecidos pelo FMI, contudo, o Fundo não age indiscriminadamente quando efetua tais incentivos. Ao fazer empréstimos, é formulado um programa para que o país assistido siga e se reconstrua economicamente. A continuidade dos incentivos, depende da implementação de tal plano. Recentemente, países como Grécia, Portugal e Ucrânia foram beneficiados.
O Fundo obtém seus fundos a partir dos países membros que pagam cotas proporcionais à dimensão de suas economias, compondo, desta forma os recursos totais. O FMI presta contas aos governos dos países membros. A assembléia de Governadores é a maior sede de autoridade na sua organização, esta é composta por um governador de cada país membro. Na reunião do Banco Mundial e do FMI é onde os governadores se reúnem anualmente.
O FMI é administrado por 24 diretores executivos, o quais são encarregados de direcional a atividade do fundo da melhor forma possível, para que alcance seu objetivo final de melhorar a economia mundial.

Continue navegando