Buscar

Teoria Conhecimento

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	 
	
 Avaliação a Distância
 
Unidade de Aprendizagem: Teoria do Conhecimento 
Curso: Engenharia Civil
Professor: JOEL IRINEU LOHN
Nome do aluno: Luana Sant’Ana
Data: 04/03/2016
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1 (3,0 pontos)
Baseado na leitura dos tópicos de estudo da unidade de aprendizagem “Teoria do conhecimento”, responda resumidamente:
a) Forneça um conceito para o termo “conhecimento”, ou seja, o que é conhecimento?
R: Conhecimento é um processo de interação entre um sujeito e o mundo ao seu redor, processo este necessário para a manutenção e condição de vida. São informações armazenadas por intermédio da experiência ou da aprendizagem.
b) Diferencie o conhecimento humano daquele pertencente a outras espécies de seres vivos.
R: A diferença entre o conhecimento humano e o das outras espécies está na consciência. O Homem tem um comportamento reflexivo e maior capacidade de comunicação, pensamento e raciocínio, enquanto as outras espécies agem mais por instinto.
c) Explique pelo menos um aspecto que se relacione à importância do estudo da teoria do conhecimento para o estudante universitário.
R: Atualmente vivemos em uma sociedade denominada de sociedade do conhecimento. O conhecimento é muito mais do que informações e dados sobre determinados temas, implica em saber quais dados e informações serão relevantes e uteis para nosso dia a dia. Para um universitário, o estudo da Teoria do Conhecimento é fundamental, pois possibilita organizar esses conhecimentos obtidos da melhor forma. 
O estudante deve sempre buscar aprimorar, desenvolver, e colocar em prática todo o seu conhecimento, seja o acadêmico ou do dia-a-dia. O estudo dessa disciplina auxilia nessa aprendizagem e fornece as ferramentas para facilitar o alcance de alguns objetivos.
Questão 2 (3,5 pontos)
O conhecimento filosófico e científico são geradores dos mais importantes de progresso humano. Inicialmente, os gregos filósofos forneceram muitos conceitos racionais na tentativa de explicar os fenômenos que os cercavam. Com o passar do tempo, o conhecimento filosófico precisou ser complementado pelo científico para “dar conta da vida real”. Portanto, a vida do homem moderno precisou de um conhecimento aplicável e eficiente na invenção de tecnologias de produção, para o domínio e exploração da natureza, urbanização, entre outros. CITE e EXPLIQUE pelo menos dois aspectos relacionados ao conhecimento filosófico e/ou científico que ilustram o contexto mencionado. Em outras palavras, por que o mundo moderno não seria possível se fosse baseado somente em filosofia?
R: Como foi estudado, o conhecimento filosófico utiliza a razão para pensar e falar sobre as coisas, possibilitando uma reflexão rigorosa, radical e de conjunto sobre os problemas que a realidade apresenta. Esse conhecimento constrói uma forma especulativa de ver o mundo. O conhecimento científico, por sua vez, fornece explicações sistemáticas que podem ser testadas e criticadas por meio de provas empíricas, caracterizando-se como real e contingente, e acaba sendo indispensável para o mundo moderno.
Imagine só construção de grandes cidades, infraestrutura, e viver numa sociedade moderna apenas com os conhecimentos filosóficos. Seria um caos, muitas perguntas sem respostas, muita tecnologia inexistente, falta de planejamento, etc.
Questão 3 (3,5 pontos)
 A idade média é conhecida como a “idade das trevas” quando são considerados os fatos ocorridos neste período que pertubaram o avanço e a geração de conhecimento. Explique pelos menos dois eventos medievais que atrasaram o desenvolvimento do conhecimento humano.
R: A Idade Média foi uma época com pouco desenvolvimento, pois a cultura foi controlada pela Igreja Católica. Praticamente não ocorreu desenvolvimento científico e técnico, pois a Igreja impedia estes avanços ao colocar a fé como único caminho a seguir.
O teocentrismo também foi um fator que impediu o avanço do conhecimento humano. Deus era o motivo, a origem, o porquê e o fim. Assim, não havia outra explicação para os conhecimentos.

Continue navegando