Buscar

AV de alfabetização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0547_AV_201201230764 » MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	ANGELA MARIA PAIVA GAMA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 31/05/2014 11:25:10
	
	 1a Questão (Ref.: 201201303304)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Explique o que são os métodos sintéticos da soletração, da silabação e da fonação.
		
	
Resposta: soletração:quando uma criança está na fase pré-silábica e precisa de letras (aleatórias) para representar as palavras. silabação:quando a criança eta na fase silábica pois a criança já consegue utilizar uma letra para representar uma silaba. fonação:quando a criança está na fase alfabética e já faz correspondência entre o fonema e o grafema.
	
Gabarito: O método da soletração enfatiza a ideia que as letras representam sons, juntam-se e formam sílabas e as sílabas formam palavras. O método da silabação separa alfabetização e letramento já que acredita que a compreensão da leitura vem depois do processo de decodificação. O método da fonação trabalha com a emissão e a aglutinação de fonemas, mas representa um problema quando se considera que podemos ter mais de uma letra para representar o mesmo som.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201297828)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em relação ao modelo interativo de leitura, é correto afirmar que ele se fundamenta:
		
	 
	em uma concepção baseada no diálogo, na troca, na interação que ocorre entre o leitor, o autor do texto e o próprio texto.
	
	no trabalho com letras, palavras e frases, sem, no entanto, ter maior atenção sobre o significado do que se está lendo.
	
	no processo de decodificação e sonorização das palavras para a sua real compreensão.
	
	no ensino da leitura como se fosse uma lógica combinatória entre os fonemas, que memorizados mecanicamente pelo leitor, são sonorizados no ato da leitura.
	 
	em um processo de interação entre as estruturas cognitivas que o sujeito apresenta e as informações do texto.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201298443)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Abaixo, tem-se afirmativas acerca das concepções empirista e construtivista do conhecimento. Qual delas descreve corretamente o pressuposto da teoria analisada?
		
	
	No empirismo, rompe-se com a visão inatista de conceber a alfabetização como ensinamento do código alfabético: identifica-se a natureza alfabética da escrita.
	 
	No construtivismo, a criança é um sujeito em permanente construção do seu conhecimento e não se considera que há erro e sim um processo de aprendizagem em andamento.
	
	No construtivismo, a escrita é concebida como simples transcrição do sonoro para um código visual.
	
	No construtivismo a escrita é aprendida pela criança como um código a ser treinado e codificado de forma correta e alfabética desde os primeiros dias da alfabetização.
	
	No empirismo, a criança participa de forma ativa no processo de aprendizagem: suas experiências culturais (não-escolares) com a leitura e a escrita são valorizadas pela escola.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201300221)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Vygotsky considera a linguagem como um instrumento de interação. Assim, quando suas ideias são trazidas para a alfabetização, tem-se que:
		
	 
	A criança deve colocar o conhecimento adquirido na escola a serviço de práticas socialmente contextualizadas.
	
	O trabalho com diversos tipos de gêneros não é uma proposta pedagógica a ser considerada.
	
	Leitura e escrita são práticas tradicionais que devem utilizar sempre a gramática normativa e a sintaxe mais erudita da fala.
	
	A oralidade da criança não deve ser trazida para a sala de aula e muito menos ser organizada sob a forma de discurso escrito a ser trabalhado pelo professor alfabetizador.
	
	Ainda que a criança, ao chegar à escola traga sua história e sua cultura, isso não deve ser considerado durante processo de alfabetização.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201298544)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Emília Ferreiro percebeu que há fases para o desenvolvimento da escrita assim como Piaget percebeu que há fases para o desenvolvimento do conhecimento. Segundo ela, a criança vai sofisticando a sua produção escrita a partir do momento em que percebe que suas hipóteses de escrita são insuficientes para acompanhar a escrita convencional. Observe a imagem abaixo e classifique em qual fase na construção da escrita essa criança está. Ela desejou escrever: casa, formiga, boneca, elefante, elefanta e camelo. NE FGb BER HCIR IHBR RHIC
		
	 
	Está na fase pré-silábica porque utiliza aleatoriamente letras que não tem correlação sonora com a palavra que deseja escrever.
	
	Está na fase alfabética, pois há correspondência entre fonema e grafema.
	
	Está na fase silábico-alfabética porque está numa transição entre a hipótese silábica e a escrita alfabética.
	 
	A fase é a silábica, pois a criança utiliza uma letra para representar uma sílaba, mesmo que ainda não atribua um valor sonoro a esta letra.
	
	Está fase pré-silábica tipo 2, pois já parou de utilizar pseudoletras e as letras escritas têm um valor sonoro compatível com a escrita.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201298350)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em pesquisa realizada pelo Instituto Paulo Montenegro em 2009 sobre a quantidade de analfabetos funcionais no Brasil, foi constatado que 26% dos alunos do Ensino Médio são analfabetos funcionais. Das alternativas abaixo, qual responde de forma correta sobre o que é o fenômeno do analfabetismo funcional?
		
	
	Analfabetos funcionais são as pessoas que lêem bem, mas têm dificuldade para escrever, contar e fazer narrativas sobre fatos cotidianos.
	
	Analfabetos funcionais são pessoas que passaram por mais de 4 anos na escola e apresentam somente dificuldades de interpretação dos textos que fazem parte do seu trabalho, por serem técnicos e terem uma linguagem diferente.
	
	Pessoas que nunca foram para a escola, mas utilizam a leitura e a escrita de forma plena em seu dia-a-dia para se orientarem no tempo e no espaço, para trabalharem e terem acesso às atividades de lazer.
	 
	Pessoas que passaram por alguns anos de escolaridade, mas são incapazes de utilizar a leitura e a escrita as suas funções sociais, pois o seu nível de letramento é rudimentar.
	
	Estudantes que tiveram baixo desempenho acadêmico em língua portuguesa, mas que sabem ler e escrever e forma eficiente nas práticas cotidianas de letramento.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201495630)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A concepção sócio-cultural de desenvolvimento e aprendizagem apresenta uma nova concepção de alfabetização, dentro da qual o sujeito tem que representação?
		
	
	As práticas de linguagem contribuem para que o sujeito esteja sempre se desafiando a construir individualmente esquemas de conhecimento cada vez mais sofisticados para interagir com as demandas da sociedade letrada,
	
	As práticas de linguagem fomentam a formação de um leitor e escritor que primeiro se alfabetize nos sistemas de informação e nas tecnologias de midiáticas para somente depois, terem competência no uso da língua mãe.
	
	Um sujeito que vive permanentemente treinando as formas corretas de comunicação e expressão, pois somente essas são aceitas pela gramática normativa.
	 
	Um sujeito ativo que introjeta e transforma a cultura em que vive a partir de práticas discursivas que são usadas na escola como forma de resgatar a sua subjetividade e dar a autoria requerida nos processos de comunicação. Sua formação é social e acontece em todas as práticas de enunciação vivenciadas.
	
	Um sujeito que precisa ter seus conhecimentos sobre a leitura e escrita modelados, pois nasce completamente despreparado para viver em sociedade e precisa receber reforços positivos para todas as respostas corretas que emitir em relação às práticasde linguagem da sociedade.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201313573)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O letramento e a alfabetização são temas polêmicos e recorrentes durante as reuniões pedagógicas entre as famílias e os educadores de instituições de educação infantil. Com relação a essa questão está CORRETO afirmar que:
		
	
	é importante oferecer bastante tarefas para as crianças, pois elas incentivam a aprendizagem.
	
	o treino através de cadernos de caligrafias é essencial para esse processo.
	
	a cópia deve ser repetitiva, pois irá ajudar a criança a memorizar as letras e produzir textos.
	 
	desenhar, pintar, contar histórias são atividades importantes para a preparação da escrita e da leitura.
	
	o dever de casa deve ser diário, pois incentiva a criança a ter responsabilidade e compromete os pais no ensino.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201481852)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A organização de um ambiente alfabetizador inclui o Cantinho da Leitura , com momento que incluem : leitura ,em voz alta, pelo professor e escuta conjunta de livros narrados, incentivo a criança a contar suas próprias estórias podendo ser gravadas ou registradas , conversas a respeito de personagens, enredos e cenários de filme e televisão, entre outras. porque O professor é um organizador de experiências que possibilitam o encontro do sujeito que pensa com o objeto do conhecimento da língua escrita. O professor organiza situações funcionais e significativas para estimular e facilitar a aprendizagem de acordo com os estudos psicogenéticos da aquisição da leitura e escrita realizados por Emilia Ferreiro Acerca dessas afirmativas,podemos dizer que:
		
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	
	As duas. asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201315261)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A educação infantil é um momento privilegiado na escolarização da criança em que ela aprende através de brincadeiras e atividades dirigidas com objetivos previamente definidos. Ao trabalharmos com as parlendas, podemos ensinar sobre a nossa cultura como também sobre consciência fonológica. Como um (a) educador (a) pode usar a parlenda abaixo para trabalhar as rimas? Dê um exemplo de atividade:
"Rei, capitão,
soldado, ladrão.
Moça bonita.
Do meu coração"
		
	
Resposta: Na parlenda abaixo, vamos circular as palavras que tenham. o mesmo som fonológico. "Rei, capitão, soldado, ladrão. Moça bonita. Do meu coração"
	
Gabarito: A professora pode escrever a parlenda num quadro ou num cartaz e após a leitura, circular todas as terminações em ão, pronunciando o som. Depois pode pesquisar oralmente e, ainda, escrever com as crianças, novas palavras que também tenham esta terminação.

Outros materiais