Buscar

SLIDE DIREITO TRABALHISTA 03.12

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)
TURMA EMP0020 - CAMPUS IGUATEMI
DISCENTES: Itala Marques, Laila Alice Muniz, Lucas Costa, Renata Alves, Uanderson Bulhões.
DOCENTE: Márcio Damasceno
INTRODUÇÃO
	Primeiramente o tema Direito Trabalhista será apresentado através de seu conceito, esclarecendo relações dentro das definições existentes. 
Será apresentado em seguida como o direito trabalhista passou a ser visto, após a Revolução Industrial, período em que o trabalho executado apenas pelo homem foi substituído por máquinas depois serão explicados alguns princípios do Direito Trabalhista, quando ele chegou ao Brasil, no final do século XIX, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e finalmente as constituições brasileiras, com os principais direitos do trabalhador brasileiro e a reforma trabalhista. 
- Como dizia Gorki Máximo “Quando o trabalho é um prazer, a vida é bela! Mas quando é imposta, a vida é uma escravatura”.
 A nova cultura começa quando o trabalhador e o trabalho são tratados com respeito. O trabalho é melhor e a pior das coisas: a melhor, se for livre; a pior, se for escravo.
Gorki Máximo
CONCEITO DE DIREITO TRABALHISTA
	É um sistema jurídico permeado por institutos de valores, regras e princípios dirigidos aos trabalhadores, subordinados aos empregados, empresa tomadores de serviço, para tutela do contrato mínimo de trabalho e de suas obrigações decorrentes das relações de trabalho, das medidas que visam à proteção da sociedade trabalhadora.
Natureza do Direito do Trabalho: são as normas do Direito do Trabalho pertencem ao direito privado (as referentes ao contrato de trabalho) e ao direito público (as referentes ao processo trabalhista). 
 Donato, Messias Pereira. Curso de Direito Individual do Trabalho. São Paulo: LTr, 2008.
MARCOS HISTÓRICOS DO DIREITO TRABALHISTA
1802 - Pela 1º vez, na Inglaterra, é fixada o prazo máximo de 12 horas de jornada de trabalho.
1919 - Constituição Alemã de Weimar foi ponto inicial que deu origem ao movimento constitucionalista que consagrou  direitos aos trabalhadores em relação à educação, à cultura, à previdência e reestruturou o Estado em função da Sociedade e não mais do indivíduo. Também foi cria a O.I. T (Organização Internacional do Trabalho) que é responsável pela formulação e aplicação das normas internacionais do trabalho.
1948 - Declaração Universal dos direitos dos homens, foi criado após as atrocidades cometidas na 2ª Guerra Mundial.
No Brasil a proteção ao direito o trabalho, existe desde a Constituição do Império, que sofreu influência da revolução francesa. Em 1930 Getúlio Vargas então presidente cria Ministério do Trabalho, Industria e Comercio. Após alguns anos Getúlio Vargas em 1943 cria CLT.
MARCOS HISTÓRICOS DO DIREITO TRABALHISTA
DIREITO TRABALHISTA NO BRASIL
DIREITO TRABALHISTA NO BRASIL
	A história do direito trabalhista no Brasil começou a partir da abolição da escravidão, no final do século XIX.
Nesse período, com necessidade de mão de obra assalariada, começaram a surgir às demandas por normas que definissem as regras destas relações. 
A partir daí surgiu à possibilidade de um trabalhador a vincular-se e desvincular-se de uma atividade de acordo com sua própria vontade.
Apesar dos esforços anteriores, nenhum período do governo brasileiro buscou estabelecer tantas leis trabalhistas quanto o período Vargas.
https://www.google.com.br/search?biw=1102&bih=621&tbm=isch&sa=1&ei=FggkWvqLCcGHwgTrjI_YAQ&q=A+hist%C3%B3ria+do+direito+trabalhista+no+Brasil+s%C3%A9culo+XIX.%2C+getulio+varga&oq=A+hist%C3%B3ria+do+direito+trabalhista+no+Brasil+s%C3%A9culo+XIX.%2C+getulio+varga&gs
CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO
A CLT foi um esforço para reunir toda a legislação trabalhista, de forma que o direito trabalhista fosse mais acessível. E define o vínculo empregatício quando as empresas vão contratar trabalhadores.
				Como lembra CAMARGO:
"As principais instituições do mercado de trabalho brasileiro foram introduzidas nos anos 30 e 40 e consolidadas em 1943 num código trabalhista denominado Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A CLT é um conjunto de leis muito abrangente que regula quase todos os aspectos do contrato de trabalho no país. O código estipula a existência de contratos individuais e coletivos de trabalho e cria uma divisão especial da Justiça, a Justiça do Trabalho, responsável pela resolução de conflitos nos níveis individual e coletivo". (CAMARGO, 1996, p. 14).
CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO
PRINCÍPIOS DO DIREITO TRABALHISTA
PRINCÍPIOS DO DIREITO TRABALHISTA
O princípio da proteção ao trabalhador – Responsável pela proteção da parte mais fraca da relação de trabalho, o trabalhador.
O princípio in dubio pro operário – Na dúvida, se deve aplicar a regra trabalhista que mais beneficiar o trabalhador.
O princípio da norma mais favorável – A interpretação das normas do direito do trabalho sempre será em favor do empregado e as vantagens que já tiverem sido conquistadas pelo empregado não mais podem ser modificadas para pior.
O princípio da irrenunciabilidade dos direitos – Os direitos do trabalhador são irrenunciáveis, ou seja, ele não pode abrir mão de direitos que são seus de acordo com as leis trabalhistas. Não se admite que o trabalhador renuncie a direitos trabalhistas. Se ocorrer, não terá validade alguma esse ato. A renúncia a qualquer direito trabalhista é nula, e serão nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicação dos preceitos do direito do trabalho.
O princípio de que toda tentativa de fraudar o direito do trabalho será nula – A justiça trabalhista não admite fraude e não reconhece os atos praticados que estejam em desacordo com o direito do trabalho. É como se esses atos simulados não houvessem existido.
Princípio da continuidade da relação de emprego – O contrato de trabalho terá validade por tempo indeterminado. O ônus de provar o término do contrato de trabalho é do empregador, pois o princípio da continuidade da relação de emprego constitui presunção favorável ao empregado.
Princípio da intangibilidade salarial – É proibido ao empregador efetuar descontos no salário do empregado. Este princípio visa proteger o salário do trabalhador, é o princípio da irredutibilidade do salário.
O princípio da primazia da realidade – Vale a realidade dos fatos e não o que tiver sido escrito, ou seja, mais vale o que o empregado conseguir provar na justiça do trabalho, e as testemunhas são uma parte importante desse processo perante a justiça trabalhista, do que os documentos apresentados pelo empregador.
A NOVA REFORMA TRABALHISTA
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQyWvFEFGvF7-mlXKADulqsVKgH1rGM9XtuTEroJRfq9dZ20jwn
O presidente da República Michel Temer sancionou, no dia 13 de Julho, a Reforma Trabalhista. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto e contou com os ministros do governo e demais aliados.
A NOVA REFORMA TRABALHISTA
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQrU0YNT90HWivKglgFCiQyVOAqx8MYjsB1MeDhAwFsg0Are7qfrQ
Michel Temer (PMDB)
Entenda as Principais Mudanças:
Vídeo
Vídeo sobre as mudanças Reforma Trabalhista
10 Pontos Importantes da Nova Lei Trabalhista:
http://www.politize.com.br/wp-content/uploads/2017/04/info-reforma-trabalhista.png
http://www.politize.com.br/wp-content/uploads/2017/04/info-reforma-trabalhista.png
http://www.politize.com.br/wp-content/uploads/2017/04/info-reforma-trabalhista.png
http://www.politize.com.br/wp-content/uploads/2017/04/info-reforma-trabalhista.png
http://www.politize.com.br/wp-content/uploads/2017/04/info-reforma-trabalhista.png
Índice de Rejeição chega a 81% no Brasil
Números levantados pela pesquisa do instituto Vox Popul/ CUT
	Segundo o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), o maior do país, em São Paulo houve uma a drástica queda no ingresso de ações trabalhista após o dia 11 de novembro 2017.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Mediante as constantes alterações que ocorrem nas Leis brasileiras o trabalhador precisa estar atento aos seus direitos. Sendo assim o conhecimento sobre o direito trabalhista é de fundamental importância na vida do trabalhador. Essa pesquisa relata desde o surgimento dos princípios trabalhista até a nova reforma; citando os marcos históricos e detalhando os artigos da nova Lei. Este trabalho teve como principal objetivo nos capacitar no conhecimento de nossos direitos e deveres como trabalhador. Vale ressalta que também contribuiu para o crescimento pessoal e profissional na vida acadêmica de toda equipe.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando