Buscar

FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO EXTERIOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Professor:
	JOSE MARCOS MONTEIRO FERREIRA
	Turma: 9007/AC
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 2        Data: 07/06/2014 11:20:42
	
	 1a Questão (Ref.: 201207322248)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dentre os conceitos abaixo assinale o único CORRETO
		
	
	O risco país é um indicador utilizado para medir o grau de risco que representa um país para os investidores externos. Quanto maior a pontuação mais confiável é o país.
	 
	Em uma negociação internacional as partes precisam estabelecer em qual moeda o pagamento será efetuado. Ao se cambiar esta se realizando o que chamamos de conversibilidade da moeda nacional pela estrangeira ou vice versa.
	
	A balança comercial mede todas as transações realizadas pelos países no cenário internacional, inclusive pagamentos e recebimentos de royalties.
	
	Em uma negociação internacional as partes ficam desobrigadas da realização de um contrato de compra e venda internacional.
	
	Custo Brasil ¿ termo genérico, usado para descrever o conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas, ideológicas e econômicas que oneram a produção e o investimento no Brasil, dando assim condições das empresas exportadoras obterem competitividade no cenário internacional.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201207322271)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um dos princípios da OMC ¿ Organização Mundial do Comércio é o da não discriminação. O que norteia esse princípio:
		
	 
	OMC possui regras que permitem aos países optarem por acordos regionais ou gerais.
	
	Em qualquer negociação regional os países se obrigam a oferecer concessões compensatórias
	 
	O objetivo maior da OMC é o fomento à expansão do comércio mundial. Logo, a instituição trabalha objetivando a eliminação das tarifas
	
	Refere-se basicamente a produtos, de acordo com a cláusula da nação mais favorecida, e não a países
	
	Todos os países são soberanos e possuem igual direito de constituir sistemas regionais, competindo a cada país tomar a iniciativa de fazê-lo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201207113446)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Pode ser considerado como exemplo de União Política:
		
	
	PROTOCOLO DE KYOTO
	
	O que ocorre na área de Santana e de Macapá, entre Brasil e Venezuela; área de livre comércio de Tabatinga, entre Brasil, Peru e Colômbia.
	 
	A UNIÃO EUROPEIA
	
	O MERCOSUL
	
	A NAFTA
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201207100286)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Governo brasileiro institui, cobra impostos e regulamenta as operações de comércio exterior com base na sua competência discriminada na Constituição Federal através dos instrumentos abaixo mencionados. Dentro deste contexto sinalize a única opção errada
		
	
	Portarias e Instruções Normativas
	
	Decretos e Decretos-Leis
	
	Leis e Medidas Provisórias
	
	Pareceres e Comunicados
	 
	Soluções e Conselhos
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201207102171)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No regime comum de importação e exportação de mercadorias ocorre, via de regra, o pagamento de tributos. Entretanto, devido à dinâmica do comércio exterior e para atender a algumas peculiaridades, o governo criou mecanismos que permitem a entrada ou a saída de mercadorias do território aduaneiro com suspensão ou isenção de tributos. Estes mecanismos são denominados (marque a única alternativa correta):
		
	
	Regimes Aduaneiros Especiais e Atípicos.
	
	Regimes Especiais, Aduaneiros e Atípicos.
	 
	Regimes Aduaneiros Especiais.
	
	Regimes Comuns, Aduaneiros e Especiais.
	
	Regimes Aduneiros Comuns.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201207100257)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Comércio é o fenômeno que abrange a circulação de bens, especificamente denominados "mercadorias", com uma finalidade - o lucro. Quando é desenvolvido dentro das fronteiras de um determinado país, denomina-se comércio interno. Dentro deste conceito podemos definir comércio internacional quando: (marque a única opção correta)
		
	
	O comércio internacional está sujeito à normatização e regulamentação das organizações internacionais que dele fazem parte.
	
	O comércio internacional tem uma forte presença estatal na sua normatização e na própria administração da atividade devido à interferência que o seu desenvolvimento provoca nas áreas política, econômica e social.
	
	O comércio internacional está condicionado às normas impostas por um ou mais blocos regionais; podemos dizer que são as normatizações com que cada bloco regional administra seu comércio com os demais, regulando as formas, métodos e deliberações para viabilizá-lo.
	 
	O comércio internacional é o intercâmbio de bens e serviços entre dois ou mais países, resultante das especializações na divisão internacional do trabalho e das vantagens comparativas dos mesmos, tendo como objetivo o lucro.
	 
	O comércio internacional fica condicionado às normas impostas por outro país ou bloco regional que o gerencia, fiscaliza e administra.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201207291496)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	COST AND PAY TRANSPORT - CPT é uma sigla dos INCOTERMS 2010 que determina a responsabilidade de contratar e pagar o seguro internacional da carga, do país de origem até o país de destino. Quem deve providenciar a apólice do seguro internacional, o exportador ou importador?
		
	
	Quem deve providenciar o seguro internacional da carga é a transportadora, desde o país de origem até o país de destino, pois é responsável pela carga que está transportando.
	
	O exportador e o importador dividem a responsabilidade da apólice de seguro internacional, assim, o vendedor faz o seguro interno e parte do internacional e o comprador cobre o restante da rota.
	
	Quem compra deve assegurar a carga, portanto, o importador deve providenciar a apólice do seguro, mais somente o trecho interno do pais de destino.
	 
	O importador é o responsável pela contratação e pagamento do seguro internacional, cobrindo a rota do país de origem até o país de destino.
	
	Quem vende deve assegurar a carga, portanto o trecho interno, antes do embarque da carga a bordo do navio, é por conta do exportador.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201207171280)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quais são e o que significam os canais de conferência aduaneira na importação?
		
	
	Verde: liberação da mercadoria; Amarelo: exame físico; Vermelho: exame documental e físico; Cinza: análise do valor aduaneiro.
	
	Verde: liberação da mercadoria; Amarelo: autorização de saída; Vermelho: processo em exigência.
	 
	Verde: liberação da mercadoria; Amarelo: exame documental; Vermelho: exame documental e físico.
	 
	Verde: liberação da mercadoria; Amarelo: exame documental; Vermelho: exame documental e físico; Cinza: análise do valor aduaneiro.
	
	Verde: exame físico da mercadoria; Amarelo: exame documental; Vermelho: processo em exigência; Cinza: análise do valor aduaneiro.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201207147388)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Em uma exportação, cuja modalidade de pagamento é a Cobrança Documentária, o Banco Cobrador entregou os documentos da exportação sem obter o respectivo pagamento. Quais as consequências para os bancos envolvidos e para o exportador.
		
	
Resposta: O banco garante o pagamento e depois cobra as taxas e os residuos da exportações.
	
Gabarito: O banco cobrador, conforme a URC 522, ficará responsável pelo pagamento ao exportador, independentemente do acerto com o importador, Não haverá consequências diretas para o banco remetente.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201207147496)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Descreva os dois principais sistemas informatizados que controlam o comércio exterior brasileiro.
		
	
Resposta: Siscomex e sisbacen
	
Gabarito: Siscomex e Sisbacen. Descrever as funções.

Continue navegando