Buscar

fichamento 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Paulista – UNIP 
Instituto de Ciências Humanas – ICH 
Aluna: Caroline Oliveira Araújo RA: B957AH-8
Turma: PS8B -30
Professora: Áurea 
 Palavras chave: Oficina de Criatividade, Psicologia Comunitária; Formação em serviço.
CUPERTINO,C. Oficinas de Criatividade na formação de jovens para ação comunitária. Universidade Paulista (Brasil)
“A experiência aqui relatada descreve e analisa um exemplo de utilização de Oficinas de Criatividade: como atividade de formação e suporte psicológico para adolescentes de um programa de atendimento a crianças da periferia de São Paulo. Pretende complementar o estudo sobre as variadas formas de emprego dos recursos expressivos artísticos, característicos das oficinas de criatividade (Cupertino, 2000; 2001), estendendo-o a um segmento de jovens em processo de formação para a ação comunitária, uma área que se consolida a cada dia.”(p.2)
Pesquisa realizada com meninos e meninas brasileiros entre 15 e 18 anos mostrou que a construção da identidade cultural ainda se constitui nos espaços da família, da escola, da rua, e da comunidade onde vivem, entre outros lugares constantemente atravessados por questões ligadas à pobreza, à violência e ao trabalho (Guareschi e Bruschi, 2003).
Fala também da Oficina gol de letra que atingiu o objetivo já discutido de permitir que os participantes estreitassem as relações entre eles, facilitando o contato no cotidiano. Esse foi um aspecto reconhecido por todos: que é importante terem um momento para entrar em contato e conhecer melhor os colegas, coisa que no dia a dia não é possível, pois estão ocupados com seus afazeres. Nesse sentido, o uso de recursos artísticos para expressão desempenhou uma função vital. Nos trabalhos produzidos pudemos ver, condensadas, características e processos que só através dos trabalhos mesmos se tornam evidentes, uma vez que transcendem a possibilidade de expressá-los pela fala racional, logicamente organizada.
A Oficina de Criatividade oferecida na Fundação Gol de Letra mostrou outras possibilidades de relação entre e com os “clientes”, e também de exercício da profissão de psicólogo, no sentido de que nela foi possível promover a inserção dos adolescentes em uma rede de apoio e de troca, onde a figura do psicólogo pode ser também incluído, e na qual os significados das experiências puderam ser compartilhados, os problemas e as soluções divididos, e cada participante não precisava buscar as saídas sozinho.

Continue navegando