A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Avs Fundamentos do comércio exterior

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação: GST0304_AVS_201201453471 » FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO EXTERIOR
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: 201201453471 - ERICA CECILIA DIAS FERREIRA
	Professor:
	ROSANA PACHECO DE QUEIROZ
	Turma: 9012/AB
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 2        Data: 30/06/2014 13:56:45
	
	 1a Questão (Ref.: 201201526297)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O "contingenciamento" com relação à importação visa:
		
	
	Evitar o desabastecimento do mercado externo.
	
	Proteger o mercado externo contra a concorrência externa excessiva ou predatória.
	 
	Proteger o mercado interno contra a concorrência externa excessiva ou predatória.
	
	Evitar o desabastecimento do mercado interno.
	
	Proteger o mercado interno e externo contra a concorrência externa excessiva ou predatória.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201552119)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assinale a opção INCORRETA. A Autoridade Aduaneira é exercida sobre:
		
	 
	A zona primária, somente.
	
	O território aduaneiro.
	
	A zona primária e a zona secundária.
	 
	Todo o território nacional.
	
	A zona secundária e os pontos de entrada e saída de mercadorias estrangeiras.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201513152)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A sistemática de Comércio Exterior do Brasil tem sua base operacional descrita nos Acordos Internacionais assinados pelo Brasil, bem como nas políticas econômicas por ele estabelecidas. O Governo institui, cobra impostos e regulamenta as operações de comércio internacional com base na sua competência, discriminada na Constituição Federal. Exportadores e, principalmente os importadores, enfrentam grandes desafios administrando esta sistemática. Neste contexto, assinale a única afirmativa correta:
		
	
	As políticas adotadas pelo Brasil no comércio internacional são transparentes, protecionistas e não interferem na performance das empresas brasileiras.
	
	A estabilidade econômica e política do país continuam sendo um entrave ao planejamento empresarial.
	
	As políticas liberais adotadas pelo comércio exterior brasileiro prejudicam o desempenho dos importadores e exportadores.
	 
	Os impostos incidentes nas exportações mas, principalmente, nas importações são uma das principais dificuldades no desempenho dos importadores.
	
	A transparência e a constância das políticas brasileiras para o comércio internacional, diminui as possibilidades dos empresários do ramo terem um planejamento empresarial real e eficiente.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201513141)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na estrutura do comércio exterior brasileiro existem determinados órgãos que, em razão da especificidade do produto que controlam emitem parecer técnico sobre o mesmo, na importação e na exportação. Cada um destes órgãos se responsabiliza, dentro da sua área de atuação, por atestar o cumprimento das exigibilidades nacionais em relação ao produto de sua área de competência. De que órgãos estamos falando?
		
	
	Os Departamentos que constituem a SECEX: Decex, Decom, Deint, Depla, Denoc
	
	Os Órgãos gestores do Siscomex: RFB, SECEX, BACEN
	
	Os sistemas que integram o comércio exterior brasileiro: Siscomex, Sisbacen
	
	Os Ministérios envolvidos no comércio exterior brasileiro: MDIC, Ministério da Fazenda
	 
	Os Órgãos Anuentes como: Anvisa, ANP, Anatel, Aneel
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201513133)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Objetivando a reconstrução da ordem econômico-financeira mundial, abalada com a 2ª Guerra Mundial, teve lugar a Conferência de Bretton Woods, em 1944, da qual resultou a criação do FMI e do BIRD, mais conhecido como Banco Mundial. Mais tarde, o GATT, sucessor da OIC, trouxe uma nova ordem para o comércio internacional. Esta ordem estabelece que toda Parte-Contratante deve dispensar às demais Partes-Contratantes tratamento não menos favorável àquele dispensado aos produtos de qualquer outro país. De que "ordem" estamos falando?
		
	
	A desigualdade no tratamento e o princípio da discriminação.
	
	Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio.
	
	Acordo Geral sobre Comércio de Serviços.
	 
	A cláusula de nação mais favorecida.
	
	Acordo sobre Regras de Origem.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201526299)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É correto afirmar em relação à "Cláusula da Nação mais favorecida":
		
	 
	A Nação A firma um acordo com a nação B, com a cláusula de Nação mais favorecida. Assim, se B assinar acordo com C, todos os benefícios concedidos serão extensivos à A.
	
	A Nação A firma um acordo com a nação B, com a cláusula de Nação mais favorecida. Assim, se D assinar acordo com C, todos os benefícios concedidos serão extensivos à B.
	
	A Nação A firma um acordo com a nação B, com a cláusula de Nação mais favorecida. Assim, se A assinar acordo com B, todos os benefícios concedidos serão extensivos à C.
	
	A Nação A firma um acordo com a nação B, com a cláusula de Nação mais favorecida. Assim, se A assinar acordo com C, nem todos os benefícios concedidos serão extensivos à B.
	
	A Nação B firma um acordo com a nação A, com a cláusula de Nação mais favorecida. Assim, se B assinar acordo com A, todos os benefícios concedidos serão extensivos à A.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201584143)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quais são e o que significam os canais de conferência aduaneira na importação?
		
	
	Verde: liberação da mercadoria; Amarelo: exame físico; Vermelho: exame documental e físico; Cinza: análise do valor aduaneiro.
	 
	Verde: liberação da mercadoria; Amarelo: exame documental; Vermelho: exame documental e físico; Cinza: análise do valor aduaneiro.
	
	Verde: liberação da mercadoria; Amarelo: exame documental; Vermelho: exame documental e físico.
	
	Verde: exame físico da mercadoria; Amarelo: exame documental; Vermelho: processo em exigência; Cinza: análise do valor aduaneiro.
	
	Verde: liberação da mercadoria; Amarelo: autorização de saída; Vermelho: processo em exigência.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201515027)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O importador escolhe um banco e negocia com ele a Carta de Crédito. Este banco assume todas as responsabilidades e riscos inerentes a esta modalidade de pagamento, inclusive o pagamento ao exportador caso o importador não o faça na data do vencimento. De que banco estamos falando?
		
	
	Banco Avisador.
	 
	Banco Reembolsador.
	
	Banco Designado.
	
	Banco Confirmador.
	 
	Banco Emitente.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201703888)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	O Sistema Global de Preferencias Comerciais - SGPC é um acordo multilateral do qual o Brasil faz parte. Qual é o alcance e a finalidade deste acordo?
		
	
Resposta: O SISTEMA GLOBAL DE PREFERÊNCIAS COMERCIAIS É UM ACORDO QUE FACILITA A EXPORTAÇÃO DOS PRODUTOS NACIONAIS DANDO AOS EXPORTADORES O INCENTIVO DE EXPORTAR SUAS MERCADORIAS.
	
Gabarito: O SGPC foi criado em 1989 pelo denominado grupo dos 77 que engloba países em desenvolvimento e a finalidade principal é desenvolver o comércio multilateral entre os países membros, facilitando o fluxo aduaneiro, tributário e logístico do bloco.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201560252)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Explique as funções e responsabilidades dos bancos numa operação de cobrança documentária.
		
	
Resposta: OS BANCOS EM UMA OPERAÇÃO DE COBRANÇA DOCUMENTÁRIA VERIFICAR TODOS OS PROCEDIMENTOS DA EXPORTAÇÃO E GARANTINDO O PAGAMENTO AO IMPORTADOR E O RECEBIMENTO DE QUEM ESTÁ EXPORTANDO.
	
Gabarito: Banco remetente: recebe as instruções e os documentos da operação do exportador, prepara as instruções da cobrança, informa ser de acordo com a URC522, envia ao banco cobrador e aguarda o pagamento. Banco cobrador: recebe a cobrança, confere os documentos,