AS FUNÇÕES ORGÂNICAS NO COTIDIANO
8 pág.

AS FUNÇÕES ORGÂNICAS NO COTIDIANO


DisciplinaQuímica Orgânica I13.076 materiais247.428 seguidores
Pré-visualização1 página
AS FUNÇÕES ORGÂNICAS NO COTIDIANO
Álcoois
São derivados dos hidrocarbonetos , pela substituição de um ou mais dos hidrogênios pelo grupo \u2013OH. Esse grupo é o que caracteriza a função, e por isso, é chamado grupo funcional. Os álcoois podem ser primários , secundários e terciários dependendo do carbono ao qual o grupo \u2013OH está ligado.
Nomenclatura
Os nomes dos álcoois são obtidos de forma semelhante aos dos hidrocarbonetos, trocando-se o sufixo o por ol . Caso haja mais de um grupo \u2013OH, usa-se diol, triol etc;
Fórmula Geral
Cotidiano
Etanol : O etanol (CH3 CH2OH), também chamado álcool etílico e, na linguagem corrente, simplesmente álcool, é uma substância orgânica obtida da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução a acetaldeído, encontrado em bebidas como cerveja, vinho e aguardente, bem como na indústria de perfumaria. No Brasil, tal substância é também muito utilizada como combustível de motores de explosão, constituindo assim um mercado em ascensão para um combustível obtido de maneira renovável e o estabelecimento de uma indústria de química de base, sustentada na utilização de biomassa de origem agrícola e renovável.
Fórmula estrutural : 
Fórmula molecular : C2H4O
 Glicerina - A glicerina está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal em sua forma combinada, ou seja, ligado a ácidos graxos tais como o ácido esteárico, oleico, palmítico e láurico para formar a molécula de triacilglicerol.
A glicerina combinada está presente também em todas as células animais e vegetais, fazendo parte de sua membrana celular, na forma de fosfolipídios. A glicerina também está presente em medicamentos , tais como, pomadas , anestésicos , xaropes , cremes dentais e também em alguns cosméticos. 
Fórmula estrutural : 
Fórmula molecular : C3H8O3
Fenóis
São derivados dos hidrocarbonetos aromáticos. Um ou mais hidrogênios ao serem substituídos por grupos \u2013OH originam fenóis. 
Nomenclatura
Os nomes são obtidos acrescentando-se o prefixo hidróxi ao nome do hidrocarboneto.
Fórmula Geral
Cotidiano
Hidroxibenzeno ou Fenol comum : É utilizado para fazer peeling para evitar o enrugamento da pele. Foi utilizado em 1834, a partir da destilação do carvão mineral. 
Foi muito utilizado como desinfetante de instrumentos cirúrgicos, mas por ser muito tóxico, foi substituído aos poucos por outros desinfetantes.
Um desinfetante muito utilizado hoje, em agropecuárias, é a creolina, que é uma solução aquosa alcalina da mistura dos cresóis, atua no mecanismo de coagulação das proteínas de microorganismos.
Fórmula Estrutural : 
Fórmula Molecular : C6H6OH
Naftol : O naftol , também conhecido por naftalina, é um hidrocarboneto aromático cuja molécula é constituída por dois anéis benzênicos condensados. A naftalina é usada como agente anti-traça e é um composto de partida para a produção de muitos produtos químicos, como o ácido ftálico, ftalatos, corantes, plásticos, solventes e derivados halogenados da naftalina (inseticidas, fungicidas e impregnantes para madeira).
Fórmula Estrutural : 
Fórmula Molecular : C10H8
Aminas
São derivados da amônia , NH3 por substituição de um ( amina primária) , dois (secundária), ou três (terciária) hidrogênios.
Nomenclatura
É dado pelos grupos substituintes dos hidrogênios , seguido d o sufixo amina.
Fórmula Geral
Cotidiano
Anilina ou Fenilamina : É um composto orgânico, líquido, incolor e ligeiramente amarelo de odor característico, que como muitas aminas aromáticas, lembra o cheiro de peixe podre, e um sabor aromático cáustico, de veneno amargo. A anilina é usada para fabricar uma ampla variedade de produtos como por exemplo a espuma de poliuretano, produtos químicos agrícolas,pinturas sintéticas, antioxidantes, estabilizadores para a indústria do látex, herbicidas e vernizes e explosivos. 
Fórmula Estrutural : 
Fórmula Molecular : C6H8N
Anfetamina : As anfetaminas são aminas estimulantes, presentes na cafeína, nos refrigerantes , pó de guaraná e em drogas como a cocaína.
Fórmula Estrutural : 
Fórmula Molecular : C9H13N
Ésteres 
As essências de frutas são ésteres. O hidrogênio ligado ao oxigênio do ácido carboxílico é substituído por grupos orgânicos. 
Nomenclatura
O nome do Éster é formado pelo nome do ácido carboxílico de origem substituindo-se o ico por ato, mas o nome do grupo substituinte. 
Fórmula Geral
Cotidiano
Acetato de Etila : É um éster simples, que possui alta aplicação industrial. É um ótimo solvente, relativamente pouco volátil. É facilmente produzido industrialmente ou em laboratórios acadêmicos, a partir da reação de ácido acético com etanol, em presença de ácido sulfúrico.É utilizado como um componente de formulações de essências artificiais de maçã, pêra, framboesa, pêssego, e groselha, entre outras. No passado, já foi usado em medicina como um anti-espasmódico (contra convulsões). Atualmente mulheres utilizam em substituição à acetona para remoção de esmaltes em suas unhas. Elas acreditam que seja menos prejudicial e nocivos às unhas e à pele
 Fórmula Estrutural : 
Fórmula Molecular : C4H8O2 
Metanoato de etila - É um éster, usado como flavorizante com sabor de framboesa e cheiro de rum.
Fórmula Estrutural : 
Fórmula Molecular : C3H6O2
Referências :
Mini-manual compacto de Química
WWW.infoescola.com.br
WWW.brasilescola.com.br
WWW.mundoeducacao.com.br