A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
consultoria em rh av2 s

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação: GST0341_AV2_200902062606 » CONSULTORIA INTERNA DE RH
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 
	Professor:
	JOSUE JOSE DA SILVA
	Turma: 9006/AF
	Nota da Prova: 5,5 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 07/06/2013 08:11:14
	
	 1a Questão (Cód.: 154287)
	10a sem.: alianças estratégicas
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Quando ocorrem processos de fusão, aquisição, joint-venture, ou outras formas de alianças estratégicas, podemos observar como consequência:
		
	
	alteração na qualidade dos produtos/serviços. 
	
	manutenção das culturas organizacionais. 
	
	preservação de empregos nos níveis operacionais
	
	aumento de produtividade e da rentabilidade. 
	
	alteração dos processos de trabalho nos níveis gerenciais.. 
	
	
	 2a Questão (Cód.: 96329)
	4a sem.: O PROCESSO DE CONSULTORIA INTERNA: OPORTUNIDADES E RISCOS
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Orlickas, afirma que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve os PROCESSOS a atuação da Consultoria Interna de RH deverão ser:
		
	
	Pró-ativos, buscando melhoria contínua e alinhada à organização
	
	Passivos, que valorizam as políticas organizacionais
	
	Independentes, podendo ser ativos ou passivos conforme a realidade da organização.
	
	Pró-ativos, visando o cumprimento da legislação trabalhista
	
	Passivos, alocando o pessoal conforme as competências
	
	
	 3a Questão (Cód.: 96763)
	2a sem.: tipo de consultoria
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Constitue um tipo de consultoria exercida por profissional que se especializa em aconselhamento gerencial. Estamos diante do conceito de consultoria:
		
	
	Nenhuma das respostas anteriores 
	
	Associada 
	
	Interna 
	
	Autônoma 
	
	Exclusiva
	
	
	 4a Questão (Cód.: 154375)
	15a sem.: cultura organizacional
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	Comente a afirmação: em primeiro lugar, há necessidade de que a área de RH proceda uma cuidadosa análise do nível de maturidade da cultura organizacional para a aceitação da mudança de enfoque.
		
	
Resposta: Se a empresa não tiver um nível de maturidade da cultura organizacional para aceitação de mudança de enfoque, o consultor interno fica imobilizado. O consultor tem que ter cuidado, competência para um novo modelo de trabalho, fazer com seja aceito, para que ocorra processos de fusão para que tenha uma vantagem competitiva bem sucedida e sustentável.
	
Gabarito: Sem dúvida é fundamental que, sabendo que existe uma estreita relação entre as estratégias do negócio e os valores, a cultura da organização, o RH avalie através de uma minuciosa análise se o processo de descentralização da execução das políticas e procedimentos da gestão de pessoas através das áreas funcionais da empresa é viável. Isto significa avaliar e constatar que os dirigentes dessas áreas, as gerências, devem efetivamente administrar os recursos humanos sob sua supervisão e conforme as diretrizes emanadas da área de gestão dos RH. Essa transformação exige a sensibilização e a preparação dos dirigentes para esse novo papel.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 154384)
	16a sem.: recursos organizacionais
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Hoje se sabe que se não houver competência, criatividade e inovação por parte das pessoas na organização, a mais avançada tecnologia pode não ser plenamente utilizada. Comente
		
	
Resposta: Para que uma empresa funcione bem, acompanhe o mercado, se mantém num patamar elevado, por que mais difícil de se chegar lá no alto é se manter lá, seus colaboradores têm que ter competência, criatividade, ser inovador, pró-ativos, aceitar os desafios e saber aproveitar as tecnologias que estão disponíveis para emplementação de programas, de incentivos, de recompensas. Como diz Orlickas: "A empresa que quer conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma de como gerencia seus talentos".
	
Gabarito: Este argumento novamente nos remete à consideração da urgente necessidade de otimizar a capacidade dos Recursos Humanos, em todos os quadrantes da organização, potencializando e alinhando suas contribuições por meio da qualificação e atualização permanente tanto como do envolvimento e do estímulo à participação de cada um e de todos no contexto da empresa.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 96304)
	3a sem.: CONSULTORIA INTERNA DE RH: FINALIDADE E PROCESSO
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Segundo Orlickas, o processo de implantação de uma consultoria interna de RH terá maior probabilidade sucesso se seguir algumas etapas. Aquela que se refere à Aplicação do Job Rotation se caracteriza por:
		
	
	Implantar plano sistemático de rotatividade dos Consultores Internos pelas diversas áreas da empresa, no sentido de evitar que se perca a identidade funcional tendo em vista que o Consultor é funcionário da área de RH e parceiro do cliente.
	
	Gerir as exceções do trabalho do consultor irá proporcionar maior agilidade nas ações ao invés de, a todo o momento, ele precisar consultar a direção de RH haja vista que a implantação de novo modelo de trabalho exige a revisão dos produtos de RH.
	
	Iniciar um processo de simplificação dos trâmites administrativos e operacionais visando à renovação do sistema, composta pela criação de um banco de dados e pelo investimento em software e hardware.
	
	Minimizar os conflitos por meio da conscientização de todos os funcionários da empresa. Em diferentes medidas, todos devem receber as informações referentes à necessidade, ao objetivo e às conseqüências desse processo.
	
	Pesquisar a atuação de organizações de ponta que se destacam pela sua forma de gerir pessoas por meio da participação em grupos informais de RH, associações de classe, palestra e conferências visando aprender com outros modelos e analisando o que deve ser adaptado à empresa.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 96256)
	6a sem.: A VISÃO ESTRATÉGICA DA GESTÃO DE PESSOAS E A CONSULTORIA INTERNA DE RH
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	As estratégias de Recursos Humanos devem estar alinhadas as estratégias do Negócio. Considerando o entendimento de Paschini, quando uma dos elementos da estratégia do Negócio for Tecnologia de Ponta, a estratégia de RH deverá buscar:
		
	
	Garantir a atração e retenção de talentos da área de interesse da organização. 
	
	Assegurar a atração de profissionais inovadores e de clima organizacional propício à atividade.
	
	Elaborar programa de treinamento e desenvolvimento relacionados ao desenvolvimento de líderes.
	
	Maximizar atividades caracterizadas por custos adequados e que impactem na gestão dos custos da organização.
	
	Implantar programas de carreiras e de sucessão visando atender a demanda futuro por profissionais administrativos
	
	
	 8a Questão (Cód.: 96452)
	6a sem.: Vantagem da consultoria
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Uma empresa possui uma vantagem competitiva bem sucedida e sustentável quando consegue:
		
	
	Utilizar adequadamente os recursos disponíveis no mercado 
	
	Que seus objetivos garantam um melhor posicionamento mercadológico 
	
	Implementar uma estratégia que agregue valor, tendo como base seus recursos, capacidades e competências essenciais. 
	
	Mobilizar informações e conhecimentos controlados por empresas concorrentes de forma a conceber e implementar estratégias que aperfeiçoem sua eficiência e eficácia 
	
	Levar em conta complexidade de uma estrutura organizacional