A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Revisão Geral de Tec. De Selção

Pré-visualização | Página 1 de 3

Revisão Geral de Tec. De Seleção
	A primeira fonte de referências de um candidato experiente deve ser escolhida com cuidado. Em geral é:
R: seu chefe na empresa anterior
Com foco voltado para a abordagem da autora Maria Odete Rabaglio, assinale a questão correta:
R: O jogo utilizado em seleção é popularmente conhecido como ¿Dinâmica de Grupo¿.
O mercado de trabalho é constituído por organizações e as suas demandas por mão de obra, e pelos recursos humanos disponíveis para o preenchimento das vagas existentes nas empresas. Essa relação entre empresas e pessoas estabelece o conceito de mercado de trabalho que é pautado pela relação de oferta e procura. Temos observado que as organizações estão com dificuldades de encontrar profissionais em determinadas áreas para suprir as suas demandas. Das ações abaixo, qual tem sido a solução encontrada pelas empresas para obter o profissional com as competências e habilidades necessárias e alinhados com a cultura da organização?
R: Investir em qualificação e programas de estágio e trainees.
Das afirmativas a seguir disponibilizadas, assinale aquela que explica com clareza, o significado da expressão ¿Facilitador¿ para o papel do Selecionador
R: O conjunto das alternativas propostas, atendem ao enunciado da questão
Assinale a alternativa que corresponde a uma pergunta que possui todas as características de uma pergunta comportamental com foco em competências.
R: Fale-me sobre uma situação em que você teve de assumir a liderança de um grupo
O Sr. Walter, Gerente Financeiro da empresa Beta Ltda., depois de 15 anos de atuação no cargo, solicitou desligamento da organização. Walter iniciou no cargo juntamente com a inauguração da empresa. O RH precisa recrutar e selecionar um novo colaborador para a função. Para encontrar o profissional adequado e minimizar as chances de erro na contratação, o RH deve:
R: Selecionar o candidato, através de técnicas de seleção que busquem o alinhamento das competências organizacionais e das competências do cargo em questão.
A seleção de pessoas defronta os profissionais de Recursos Humanos com o problema de tomar decisões a respeito de um ou mais candidatos. Cada decisão sobre o candidato envolve um determinado tratamento. E de acordo com o tratamento, podemos distinguir três modelos de decisão. Acerca dos três modelos de decisão, é correto afirmar, exceto:
R: No modelo de seleção existem vários candidatos para cada vaga e várias vagas para cada candidato. Cada candidato é comparado com os requisitos exigidos pelo cargo e existem duas alternativas: aprovação ou reprovação
Para diversos referenciais teóricos, dentre os quais destaco Gramigna, Maria Rita (2007), as técnicas vivenciais exigem respostas a situações de modo que os candidatos interajam e participem ativamente delas e podem ser classificadas em provas situacionais que são relacionadas às tarefas do cargo e as dinâmicas de grupo que envolvem jogos de grupo com situações estruturadas, relacionadas ou não ao cargo, onde os integrantes interagem. Com base nessas informações, assinale as etapas principais da dinâmica de grupo:
R: Elaboração, preparação, aplicação (abertura, desenvolvimento, encerramento) e análise de dados.
Pasquali (2001) destaca que os testes servem para formar informações sobre os indivíduos, a partir das quais alguém deve tomar alguma decisão com respeito a estes. Eles visam fornecer dados confiáveis para alguma intervenção. Como o comportamento humano ocorre nas mais variadas situações de vida, e por razões e objetivos também os mais diferentes, é possível prever que os testes, que procuram avaliar estes comportamentos, deverão ter objetivos diferenciados, tanto assim que um mesmo teste pode ser útil e adequado em uma situação e menos apropriado em outra. Considerando o contexto acima, faça o que se pede a seguir. Descreva os passos para elaboração de um teste situacional.
R: Clareza quanto ao objetivo da contratação, ao perfil do cargo, aos resultados esperados. Identificação das situações mais comuns do trabalho a serem realizadas, sua repercussão para os resultados da empresa ou da área, o contexto empresarial e local, a tecnologia envolvida, a essencialidade e a abrangência das tarefas a serem enfocadas na simulação. Definição com o requisitante da tarefa a ser desenvolvida e a forma de avaliação e orientação sobre a forma de elaboração do teste e definição de quem fará a aplicação e avaliação que, em geral, é mais qualitativa.
O profissional com talento consegue transformar seu conhecimento em resultado. Ao comentar sobre seus projetos mostra que "põe a mão na massa", não fica esperando a coisa acontecer. Talento é o profissional que faz um bom trabalho, independentemente do tempo de experiência, apresenta resultados em curto espaço de tempo e é procurado pelo emprego e não o contrário, além depossuir análise crítica das situações e buscar desafios. O talento é o profissional que tem uma inquietação interna. 
Explique o conceito de competências a partir do conceito de talentos:
R: Em relação à resposta do aluno, ela deve indicar que talentos diz respeito aos repertórios de comportamentos que algumas pessoas dominam melhor que outras. Pessoas talentosas equilibram os conhecimentos, as habilidades e as atitudes. Conhecimento: saber o que tem que fazer; habilidade: saber como fazer o que tem que fazer; atitude: querer ou gostar de fazer o que tem de fazer. Importante equilíbrio entre as competências, porém hoje tem-se um grande foco nas competências comportamentais.
Considerando o desenvolvimento do processo de recrutamento e seleção por diversos atores ¿ a área requisitante, a equipe de recursos humanos e consultorias especializadas. A responsabilidade pela decisão final de uma contratação é da área requisitante. PORQUE A chefia imediata conhece a função e pode adequar os requisitos do cargo à cultura organizacional. A respeito dessa afirmação, assinale a opção correta:
R: As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Os itens Entrevista de Seleção, Provas de conhecimentos, Testes psicométricos, Testes de personalidade e Técnicas de simulação dizem respeito à(ao):
R: Seleção
Com orientação voltada para a abordagem da autora Maria Odete Rabaglio, assinale a questão correta, conforme a ordenação de palavras: "_______________ é um termo muito utilizado pelo(a) _________________ e as empresas só estão admitindo pessoas que tenham o _________________________ para o(a) __________ que vai ocupar".
R: Competência, mercado de trabalho, perfil de competências, cargo
Complete as lacunas do texto da escritora Maria Odete Rabaglio, descrito abaixo: "Investir em _________ significa investir em ___________, já que os resultados são feitos pelas pessoas. As ____________ têm responsabilidade por grande quantidade de pessoas, por isso precisam de investimentos contínuos, para influenciarem e inspirarem suas equipes a produzirem excelência em resultados. As ferramentas da _____________________ têm o compromisso de facilitar e trazer objetividade a este modelo de _________."
R: Pessoas, resultados, lideranças, gestão por competências, gestão
NÃO é etapa do processo de seleção, segundo Ricardo Luz:
R: divulgação da vaga
De acordo com a concepção da autora Maria Odete Rabaglio, assinale a questão correta, com a seguinte ordenação de palavras: O modelo de ___________________ visa alcançar os objetivos da ___________ através do alinhamento da _________, ________ e _______; as estratégias do negócio com as estratégias do ______________.
R: Gestão por competência, Organização, Missão, visão e valores, Capital Humano
Complete as lacunas do texto da escritora Maria Odete Rabaglio, descrito abaixo: "Para desenvolver um trabalho bem alinhado, caberá às Empresas definir suas ____________________________, através de indicadores como missão, visão, valores, estratégias etc. Com o fortalecimento da parceria entre _____ e gestores, a preparação da empresa para implementação