Buscar

Contribuições de Henri Wallon no processo de ensino aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Contribuições de Henri Wallon no processo de ensino aprendizagem
	O processo de ensino e aprendizagem é movido por uma relação interpessoal entre professor aluno, a afetividade esta ligada diretamente ao processo de aprendizagem segundo wallon, tornando-se um recurso fundamental do professor, como por exemplo a confiança na capacidade do aluno, o uso dos saberes(Tardif, 2000,2002) no processo de ensino e aprendizagem(questão discutida dentro da disciplina de Prática de Ensino V). As dimensões afetiva-cognitva-motora funcionam de formas integradas, o professor deve enxergar o aluno em sua totalidade e concretude, a escola é um meio fundamental para o desenvolvimento dos professores e dos alunos, a autora sugere que tal relação de interação se dá da seguinte forma, o trabalhador se envolve com os clientes, gerando uma relação de desgaste, isso ocorre até mesmo nos trabalhos mais motivados. A teoria de desenvolvimento de Wallon é um instrumento que pode ampliar a compreensão do professor sobre o aluno com ralação ao ensino aprendizagem e fornece elementos para uma reflexão de como o ensino pode criar intencionalmente condições para favorecer o processo, proporcionando a aprendizagem de novos comportamentos, ideias e valores. Assim a teoria do desenvolvimento assume três funções paralelas e complementares: da previsibilidade da rotina, oferece subsídios para o questionamento e o enriquecimento da prática e da própria teoria, proporciona alternativas de ação com maior segurança e autonomia.
	Wallon assume que o desenvolvimento da pessoa se faz a partir da interação do potencial genético, típico da espécie, e uma grande variedade de fatores ambientais. O foco da interação organismo meio é a interação da criança com o meio, com a interação complementar entre fatores orgânicos e socioculturais segundo Wallon.
	Do sincretismo para a diferenciação, os conjuntos funcionais se revelam de forma sincrética(confusa), no caso específico da afetividade, tem sua origem nas sensibilidades internas, ligadas ao corpo humano, essas sensibilidades humanas todas vão provocando sentimentos e emoções cada vez mais específicos. O professor deve estar atento em oferecer diversidade de situações, espaço, para que todos os alunos possam participar igualmente e pela sua disposição de responder as constantes indagações na busca de conhecer o mundo exterior, e assim facilitar a aprendizagem.

Outros materiais