Buscar

perguntas dissertativas para prova Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Para Max Weber, a racionalização a formação do Estado capitalista moderno alteraram radicalmente os princípios da educação. Neste novo modelo de sociedade a educação se encontra diretamente relacionada à estratificação social e à transmissão de conhecimento especializado. Defina e caracterize o tipo de educação que Weber considera como predominante na sociedade capitalista. 
Resposta: Para Weber o individuo deveria ser preparado para o mercado de trabalho, no entanto em sua visão a educação apropriada seria a Pedagogia de treinamento.
 Gabarito: O tipo de educação que predomina na sociedade capitalista, segundo Max Weber seria a pedagogia do treinamento, que se caracterizaria por um tipo de prática de ensino destinado produzir um de conhecimento especializado, voltado para o mercado de trabalho.
  2a  A cultura escolar como "um conjunto de normas que definem conhecimentos a ensinar e condutas a inculcar, e um conjunto de práticas que permitem a transmissão desses conhecimentos e a incorporação desses comportamentos; normas e práticas" pode se constituir como uma VIOLÊNCIA SIMBÓLICA nos termos de Bourdieu? Justifique sua resposta. 
Gabarito; Sim, tendo em vista que a cultura escola em alguma medida expressa um arbitrário cultural, ou seja, determinadas crenças, valores, conhecimentos que as classes dominantes querem inculcar nas demais classes sociais de modo a perpetuar o status quo. 
 
03 Para Durkheim a educação adequada é aquela própria ao meio moral, compartilhado pelo indivíduo. Aprender a ser médico não significa apenas aprender a fazer diagnósticos, ou cirurgias. Significa também aprender a agir como um médico, ou seja, se comporta na sociedade como membro desta categoria profissional. Comente este ponto de vista do autor.
Resposta: O individuo precisa ser ético e se comportar de acordo com as regras da profissão, ele não pode agir da maneira que bem entende e acha correto, existe todo um padrão imposto pela sociedade e regras impostas pelo conselho da profissão que devem ser seguidas.
Gabarito: Para Durkheim a educação desempenhava um papel de educação moral, isto é, uma educação que também tinha como objetivo incluir o indivíduo na sociedade. Para ele a educação era um instrumento de socialização. 
4- Para Max Weber, na sociedade capitalista, a educação se encontra diretamente relacionada à estratificação social e à transmissão de conhecimento especializado. Caracterize o modo como este autor se referia às práticas de educação, nas sociedades europeias do final do século XIX. 
Resposta: Pedagogia do cultivo, onde o individuo era treinado para ser um profissional e um individuo na sociedade e a pedagogia do treinamento onde o individuo era um simples produtor de mão de obra especializada, treinado para o trabalho.
Gabarito: O tipo de educação que predomina na sociedade capitalista, segundo Max Weber, seria a Pedagogia do Treinamento que se caracterizaria por um tipo de prática de ensino destinado produzir um de conhecimento especializado e voltado para o mercado de trabalho.

Outros materiais