Buscar

RELATÓRIO BIOQUÍMICA II aninaocidos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original


-PRATICA 5-CARACTERIZAÇÕES DE AMINOÁCIDOS
Caroline Cristina 
Djeane Silva 
Naiara Ferreira
Sara Barbosa 
Calebe 
PORTO VELHO
2017
PRATICA 5-CARACTERIZAÇÕES DE AMINOÁCIDOS
Relatório de aula prática ministrada pela Professora Carolina Bione Teles, no dia 18 de Setembro de 2017, no laboratório de Bioquímica da São Lucas.
PORTO VELHO
2017
1.INTRODUÇÃO
Aminoácidos são moléculas orgânicas é são essências para que ocorra a formação de proteínas em um organismo vivo, sua estrutura e constituída por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Os aminoácidos são moléculas fundamentais para o bom funcionamento do organismo, ajuda na formação de tecidos corporais. Existem 20 tipos de aminoácidos, os aminoácidos que o organismo consegue sintetizar são denominados de não essenciais. Já os aminoácidos adquiridos pela ingestão de determinados alimentos são chamados de essenciais. E os aminoácidos exercem funções biológicas; estrutura de células, receptores de proteínas, imunidade. As propriedades química apresentam em suas moléculas o grupo carboxila que lhes dá característica ácida, e o grupo amina quando apresenta característica básica. Desse modo. Quando em solução ocorre interação intramolecular. Ligações peptídicas ocorrem com a liberação de um hidrogênio de um grupo amino de um aminoácido e da hidroxila do grupo carboxila dos outros envolvidos na reação. Os aminoácidos reagem com a ninidrina para fazer análise de aminoácidos, os aminoácidos regem para forma um complexo de cor azul violeta. Esta reação é a base para a identificação por cromatografia e determinação quantitativa por espectrofotometria. Cromatografia trata-se de um processo físico-químico de separação de misturas, esse processo fundamenta-se no fato das substâncias presentes nas misturas terem diferentes propriedade e composição, assim a interação delas com duas fases imiscíveis.
2. OBJETIVO	
Caracterizar a presença de aminoácidos utilizados reações de coloração para essas moléculas.
3. MATERIAIS UTILIZADOS
Foram utilizados para realizar os procedimentos:
	Tubos de ensaio
	Bico de bunsem 
	Conta dotas 
	Pinça de madeira 
	Becker
	Lisina 
	Ninidrina 
	Pipeta conta-gotas
	Água destilada
	Pisseta
	Suporte para tubo de ensaios.
4. METODOLOGIA
4.1 PRATICA 5-CARACTERIZAÇÕES DE AMINOÁCIDOS
Iniciou-se a prática com explicação breve da orientadora, sobre o procedimento que deve ser utilizado para realizar da caracterização de aminoácidos, foram dados um becker com amostra de lisina e uma pisseta contendo água destilada, com o pipetador conta-gotas as amostras formam colocados em dois tubos de ensaio sendo 5 ml contendo lisina no tubo A e 5 ml contendo água destilada no tubo B, em cada tubo foi adicionado as substâncias 5 gotas contendo ninidrina com o conta gota, posteriormente a solução A foi leva com a pinça de madeira para ser aquecido no bico de bunsem por dois minutos ,a solução B permaneceu descansando no suporte de tubos de ensaio. Apos esse processo apenas restou observar os resultados.
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Tubo A: lisina adquiriu coloração azul-escuro pois a reação de ninidrina é feita através dos aminoácidos aquecidos todos aqueles que contem grupamento de amino live produzem um composto chamado de púrpura e a coloração azul-escuro, concluindo possui aminoácido em sua estrutura.
Tubo B: água destilada não apresentou alteração, concluindo não possui aminoácido. 
Exercícios da Prática 5:
	Em quais amostras deu positivo o teste da ninidrina? Por quê?
R: amostra A, lisina porque ela apresenta em sua estrutura grupos de aminos lives reagindo com a ninidrina.
	Escreva forma estrutural geral dos aminoácidos.
R: R-CH(NH2)-COOH
6.CONCLUSÃO
Foi utilizado o método de reação com a ninidrina para que fosse identificada aminas primarias em cromatografia de camada delgada como cor purpura azul, caracterizando os aminoácidos. Portanto podemos observar na pratica o reação da ninidrina na lisina e água destilada e assim comparar seus os resultados de acordo com sua avaliação qualitativa.
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PERUZZO, Francisco Miragaia (Tito); CANTO, Eduardo Leite; Química na Abordagem do Cotidiano, Ed. Moderna, vol.1, São Paulo/SP- 1998.
http://pt.wikipedia.org/wiki/ninidrina

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais