Buscar

CCJ0036-WL-C-AMMA-05-AV1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO PROCESSUAL CIVIL II.
Aula 5 – REVELIA.
Tema da Apresentação
AULA 5 – REVELIA
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II
A revelia, no direito processual civil, é uma conseqüência que advêm ao demandado caso o mesmo não apresente a sua contestação tempestivamente, gerando efeitos materiais e processuais, que estão previstos, respectivamente, no art. 319 e no art. 322.
 
Muito embora existam diversas modalidades de resposta do demandado (v.g. contestação, exceção e reconvenção, além de outras), apenas a ausência de contestação é que, em regra, gera a revelia. 
Tema da Apresentação
AULA 5 – REVELIA
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II
Com efeito, de todas as teses defensivas que podem ser apresentadas (sejam elas de cunho material ou processual), apenas na contestação é que o fato afirmado pelo demandante pode ser impugnado de modo que, ausente esta modalidade de defesa, incidirão os efeitos materiais que abaixo serão abordados. No entanto, muito embora este raciocínio seja realmente o mais frequente, por vezes também se admite que, na reconvenção, seja instaurada controvérsia fática sobre aquilo que narra o autor, de modo a afastar a revelia.
Tema da Apresentação
AULA 5 – REVELIA
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II
Assim, concluído que a revelia decorre, em regra, da ausência de contestação, agora devem ser analisados os efeitos materiais e processuais que a mesma gera ao processo. No primeiro deles, ou seja, quanto aos efeitos “materiais”, serão presumidos como verdadeiros os fatos afirmados pelo autor na petição inicial, o que até pode culminar com uma abreviação do processo, em razão da realização do julgamento antecipado da lide, nos termos do art. 330, inciso II. O segundo efeito da revelia, que é chamado de “processual”, se encontrando previsto no caput do art. 322 do CPC, onde consta que, uma vez estando ela caracterizada, os prazos correrão independentemente de nova intimação do demandado, muito embora este possa posteriormente vir ao processo e continuar a acompanhá-lo no estágio em que se encontrar (art. 322, parágrafo único).
Tema da Apresentação
AULA 5 – REVELIA
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II
	O instituto processual da revelia pode eventualmente gerar alguns questionamentos e divergências jurisprudenciais, o que justifica um tratamento mais específico abaixo, principalmente quanto a: 
revelia no processo penal; 
revelia em desfavor da Fazenda Pública; 
revelia nos embargos a execução; 
revelia em procedimentos especiais.
Tema da Apresentação
AULA 5 – REVELIA
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II
EXERCÍCIOS
Tema da Apresentação
AULA 5 – REVELIA
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II
1ª Questão. 
Foi proposta ação declaratória de paternidade. O réu, regularmente citado, não respondeu. Diante da revelia, foi proferida, logo em seguida, sentença, julgando-se procedente o pedido, apesar de nunca ter sido realizado exame de DNA, que comprovasse a paternidade em questão. O réu recorreu, suscitando a nulidade da sentença, por não ter havido a prova necessária à comprovação da paternidade, frisando (o mesmo réu) que, mesmo tendo sido revel, deveria o juízo zelar para que tal prova fosse produzida e nada disso ocorreu, pois imediatamente após a revelia, a sentença foi proferida. A primeira petição apresentada pelo réu, no processo, foi o recurso de apelação (contra a sentença) em questão. O órgão responsável por julgar o recurso entendeu estar correto o juiz, por ter aplicado o art. 330, CPC, segundo o qual, havendo revelia, deve-se julgar antecipadamente a lide. A) Considerando-se a ordem jurídica processual aplicável ao caso, quem está correto: o réu ou os órgãos jurisdicionais mencionados (de 1ª e 2ª instância)? Explique. B) O prazo para o réu recorrer iniciou-se a partir de qual ato processual? Explique. 
Tema da Apresentação
AULA 5 – REVELIA
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II
2ª Questão. 
Foi proposta, por determinada vítima de “bala perdida”, ação de indenização em face do Estado do Rio de Janeiro, cuja contestação foi apresentada 17 dias após a juntada do respectivo mandado de citação. A respeito destes fatos, opte pela alternativa adequada: 
a) Não houve revelia, por se tratar de direito indisponível, por envolver a “fazenda pública”; 
b) Houve revelia, porém sem produzir seus efeitos, por se tratar de direito indisponível; 
c); Não houve revelia, por ter sido a contestação apresentada no prazo; 
d) Não houve revelia, por ter sido a contestação apresentada no prazo, qual seja, 30 dias após a juntada do mandado. 
Tema da Apresentação
AULA 5 – REVELIA
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II
E chegamos ao fim da aula... 
Bibliografia: HARTMANN, Rodolfo Kronemberg. Curso de Direito Processual Civil. Vol. II – Processo de Conhecimento.Ed. Impetus. 
www.rodolfohartmann.com.br
Tema da Apresentação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais