Buscar

Modelo de Descrição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Escola Municipal Antonio Francisco de Sousa está situada no município de Lagarto - SE, no povoado da Pururuca. A mesma oferta o Ensino Fundamental organizados em séries, sendo durante o turno matutino e vespertino. A Coordenadora e pedagoga Josefa Lourdes, relatou que o grupo profissional responsável pelo funcionamento da escola conta com presentes 23 profissionais e que o quadro discente é composto por aproximadamente 324 alunos divididos em turmas e turnos, deixando clara também a presença de estudantes matriculados no Programa Mais Educação, os quais tem aula em ambos os períodos. 
A caracterização da estrutura do ambiente escolar se dá por meio da presença de 3 blocos que se dividem em 9 salas de aula, 6 banheiros, (2 destinados aos alunos do infantil I e II, 2 para os demais alunos mais velhos e 2 para os funcionários da escola, todos com diferenciação por gênero) sendo abastecidos por uma caixa de água própria da escola (contendo 1000 litros), 1 sala de informática (contudo, todos as ferramentas tecnológica como computadores se apresentaram com defeito), 1 cozinha contendo depósito de alimentos (com 1 geladeira, 1 freezer, 2 prateleiras 1 armário e 1 caixa d’água 500 litros), horta (que se apresentou muito pequena e próxima ao descarte de lixo da escola), sala de professores, sala de coordenação e 2 pátios (onde se apresentam 2 bebedouros, estando um com defeito). 
Apesar de apresentar uma estrutura teoricamente boa para o funcionamento, os acessórios para o ensino ainda apresentam-se precários. A presença de carteiras, cadeiras e mesas quebradas foi uma das coisas observadas. A falta de ventiladores que deem suporte ao tamanho das salas, a utilização que quadros negros em aula, sendo assim necessária a utilização de giz de cera para a explicação de assuntos e atividades. Falta de local seguro para a recreação infantil, que caiba a quantidade de alunos em seu determinado turno. 
Por ser localizada em uma Zona Rural, o suporte da escola vem realmente para ajudar a população. Por ser localizada em uma região de difícil acesso, sendo necessária o uso de meios de transportes, com presença de estradas de terra bastante esburacadas e uma considerável distancia do centro do município, a estrutura serve a população muito bem, porém apresentando alguns déficits que podem ser melhorados. 
Apesar de contar com calçamento em alguma partes do povoado, a falta de saneamento pode ser observada em algumas casas durante a chegada. As estradas de terra ocasionam diversas dificuldades para os moradores, tanto na locomoção quanto para a saúde. O povoado conta com uma unidade básica de saúde para atendimentos primários.

Outros materiais