Buscar

CCJ0039-WL-A-PA-11-Direito Processual do Trabalho-128447

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto


	 
			
			 Plano de Aula: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 
			 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO - CCJ0039
			
		
		
			Título
			DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 
			 
			Número de Aulas por Semana
			
				
			
			Número de Semana de Aula
			
				11
			
 
 Tema
		 Recursos no Processo do Trabalho: pressupostos de admissibilidade e recursos em espécie
		
		 Objetivos
		 O aluno precisa conhecer os pressupostos de admissibilidade dos recursos e as peculiaridades existentes na Justiça do Trabalho no que tange ao depósito recursal. Deve conhecer os entendimentos do TST sobre os temas, eis que são muito explorados no exame de ordem, da 1ª e 2ª fases. O aluno precisa conhecer as regras gerais e especiais dos embargos de declaração, recurso ordinário, adesivo e agravo de instrumento, bem como os entendimentos do TST sobre os temas.
		
		 Estrutura do Conteúdo
	 Recursos no Processo do Trabalho: princípios e normas aplicáveis aos recursos trabalhistas; pressupostos de admissibilidade: objetivos ou extrínsecos; subjetivos ou intrínsecos. Efeitos dos recursos. Recursos em espécie: embargos de declaração; recurso ordinário; recurso adesivo; agravo de instrumento.
	
	 Aplicação Prática Teórica
 CASO CONCRETO:
  (OAB/FGV) Numa reclamação trabalhista movida em litisconsórcio passivo, o autor e a empresa reclamada “Xâ€� (sociedade de economia mista) foram vencidos reciprocamente em alguns pedidos, tendo ambos se quedado inertes no prazo recursal. Porém, a empresa reclamada “Yâ€� (pessoa jurídica de direito privado), vencida também em relação a alguns pedidos na referida ação trabalhista, interpôs recurso ordinário, com observância dos pressupostos legais de admissibilidade, tendo inclusive efetuado o preparo. Em seguida, o Juiz do Trabalho notificou as partes para que oferecessem suas razões de contrariedade, em igual prazo ao que teve o recorrente.
  
 Considerando os fatos narrados acima, responda, de forma fundamentada, aos itens a seguir.
 A) Analise a possibilidade de o autor recorrer, ou não, dos pedidos em que foi vencido, e de que maneira isso se daria, se possível for. 
  
 B) Caso ambas as empresas tivessem recorrido ordinariamente, e tendo a empresa “Y� requerido sua exclusão da lide, analise e justifique quanto à necessidade, ou não, de a reclamada “X� efetuar preparo. 
  
 1ª QUESTÃO OBJETIVA:
  
 (OAB/FGV 2012.3) - Uma empresa é condenada em reclamação trabalhista à entrega do perfil profissiográfico previdenciário (PPP), único pedido formulado pelo ex-empregado, que está com dificuldade de obtenção da aposentadoria especial junto ao INSS pela ausência deste documento.
 Com relação à obrigação de fazer, caso a empresa queira recorrer, assinale a afirmativa correta.
 A) Deve pagar as custas e efetuar o depósito recursal na conta vinculada do empregado.
 B) Deve efetuar o depósito recursal no valor do salário mínimo e não pagará as custas.
 C) Deve pagar as custas e ficará dispensada de efetuar o depósito recursal.
 D) Não deve pagar as custas nem efetuar o depósito recursal, haja vista inexistir condenação em pecúnia.
  
 2ª QUESTÃO OBJETIVA:
  
 (OAB/FGV – 2011.2) No dia 22/7/2009 (quarta-feira), foi publicada a sentença de improcedência do pedido. O advogado do autor tomou ciência da decisão, mas, como estava viajando, localizando-se em outro Estado da federação, interpôs recurso ordinário via fac-símile no dia 27/7/2009 (segunda-feira). Ao retornar de viagem, o advogado do autor requereu a juntada do recurso original no dia 04/8/2009 (terça-feira). Entretanto, após este último ato do advogado do autor, o juiz considerou intempestiva a interposição do recurso ordinário, negando-lhe seguimento.
 Diante dessa situação concreta, é correto afirmar que o advogado do autor deve
 (A) interpor agravo de instrumento, uma vez que atendeu o prazo de oito dias para a interposição do recurso ordinário e o prazo de cinco dias para a juntada do original.
 (B) impetrar mandado de segurança, uma vez que o juiz violou o seu direito líquido e certo de interpor recurso ordinário no prazo de oito dias a contar da publicação.
 (C) ingressar com uma reclamação correicional, uma vez que o juiz praticou um ato desprovido de amparo legal.
 (D) ajuizar uma ação rescisória, uma vez que a sentença judicial se tornou irrecorrível diante da decisão judicial que negou seguimento ao recurso ordinário.

Outros materiais