Buscar

2° SIMULADO DE HIGIENE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HIGIENE E LEGISLAÇÃO DOS ALIMENTOS
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201408733065)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(CESGRANRIO) Para prevenção da multiplicação de microrganismos em alimentos é fundamental conhecer os fatores que interferem no metabolismo de microrganismos, sendo que alimentos com valores de atividade de água.
		
	
	menor de 0,65 não apresentam água livre que favoreça o crescimento microbiano.
	
	menor de 0,60 não apresentam células microbianas viáveis.
	 
	igual a 0,80 não apresentam crescimento de bactérias patogênicas.
	
	entre 0,85 e 0,92 favorecem o crescimento de Staphylococcus aureus com produção de enterotoxinas.
	
	igual a 1 apresentam maior probabilidade de crescimento microbiano.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408762485)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Estudos apontam que a maior parte das contaminações alimentares ocorre devido a práticas inadequadas utilizadas na cozinha, durante a preparação e manuseio dos alimentos. Para evitar tais contaminações, alguns cuidados devem ser observados como: I - Cozinhar bem os alimentos. II - Não preparar os alimentos muito tempo antes de consumi-los. III - Manter os alimentos fora do alcance de insetos e de outros animais. É correto o que se afirrma em:
		
	
	I e II, apenas.
	
	II e III, apenas
	 
	I, II e III
	
	III, apenas.
	
	I, apenas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408262115)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	FIOCRUZ - 2006. As salmonelas são bactérias do grupo gram-negativas não produtoras de esporos. As fontes mais frequentes de infecção por essas bactérias são os seguintes alimentos:
		
	
	Peixes
	
	Leites
	
	Legumes
	 
	Aves
	
	Frutas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408262101)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	FIOCRUZ - 2006. Os estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos devem desenvolver, implementar e manter, para cada item relacionado abaixo, Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs), EXCETO para:
		
	
	Controle da potabilidade da água.
	
	Higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios.
	
	Controle integrado de vetores e pragas urbanas.
	 
	Cadastramento de fornecedores de matérias-primas.
	
	Higiene e saúde dos manipuladores de alimentos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408752758)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Intoxicação alimentar ocorre mais em casa do que em restaurantes (22 de janeiro de 2010 - Cooperativa dos Médicos do Brasil). Se comer fora de casa pode ser arriscado, preparar o próprio alimento também não garante isenção de contaminações. A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo descobriu que 27% dos casos de intoxicação alimentar, registrados entre 1998 e 2008, foram gerados por ingestão de alimentos preparados em casa. Nesse período, a Secretaria computou 76,8 mil casos de doenças transmitidas por água e alimentos (DTA). A grande maioria deles - 72,5 mil - são casos de diarreia aguda causada por bactéria, principalmente a Salmonella, responsável por 7 mil deles. No entanto, de acordo com o órgão, o dado que mais chamou a atenção foi o alto número de intoxicações ocorridas nas residências, que superou as provocadas por alimentos ingeridos em estabelecimentos comerciais ligados à área de alimentação, como restaurantes, bares e padarias, que respondem por 24% do total. Creches, escolas, asilos e outros locais representaram 39% das intoxicações alimentares e em 10% dos casos não houve registros do local de contaminação. (Diário de Saúde. Disponível em: http://www.coomeb.com.br/?p=504. Acesso em: 08 fev. 2010). A diferença CORRETAMENTE estabelecida entre intoxicação alimentar e infecção alimentar está contida na alternativa:
		
	
	Toxinose ou intoxicação alimentar é causada por colonização e ação de toxinas e infecção alimentar é provocada pela ingestão de toxinas viáveis do microrganismo patogênico.
	
	Toxinose ou intoxicação alimentar é causada por colonização e ação de toxinas e infecção alimentar é provocada pela ingestão de células viáveis do microrganismo patogênico, por colonização e/ou invasão de epitélio gastrointestinal.
	 
	Toxinose ou intoxicação alimentar é causada pela ingestão de toxinas bacterianas pré-formadas nos alimentos, decorrente da multiplicação de bactérias toxinogênicas nos alimentos e a infecção alimentar é causada pela ingestão de microrganismos patogênicos que se multiplicam no trato gastrintestinal, produzindo toxinas ou agressão ao epitélio.
	
	Toxinose ou intoxicação alimentar é provocada por colonização de esporos e infecção alimentar é causada pela ingestão de células viáveis do microrganismo patogênico por invasão do epitélio gástrico.
	
	Toxinose ou intoxicação alimentar é causada pela ingestão de células viáveis do microrganismo patogênico, por invasão do epitélio e a infecção alimentar é provocada pela colonização de toxinas.

Continue navegando