Buscar

AD Unisul

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Avaliação a Distância 
Unidade de Aprendizagem: Direito Ambiental
Curso: 
Professor: 
Nome do estudante: 
Data: 
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Todos os textos de autoria externa devem estar destacados e com a respectiva Referência identificada.
Não é permitida a utilização de resposta que não seja a do aluno para responder as questões abaixo, sob pena de ser atribuída nota 0 (zero).
Nas casas do Congresso Nacional, Câmara e Senado, tramitam Projetos de Lei que visam alterar o processo de licenciamento ambiental, tais como o Projeto de Lei 3.729/2004. Há no Direito Ambiental um princípio denominado de Proibição ou Vedação do Retrocesso. Analise tal Projeto de Lei 3.729/2004 constante de nossa Midiateca e verifique o princípio da Proibição ou Vedação do Retrocesso, para responder a questão “a)”.
Observe o texto do PL 3.729/2004 e compare com o texto da Resolução CONAMA 237/1997 (constante da Midiateca) sob a ótica do princípio da Proibição ou Vedação do Retrocesso. Fundamente entre 20 e 30 linhas em que pontos o referido princípio não estaria sendo observado no PL 3.729/2004 considerando a Resolução CONAMA 237 vigente. (5 pontos)
Utilizando como base o “Projeto de Lei Modelo - AD” constante da Midiateca proponha uma Lei Municipal à Câmara de Vereadores de seu município para regulamentar o parcelamento de solo urbano. Lembre-se que o referido Projeto de Lei, deve ser para criar LEI NOVA e não para alterar uma lei existente. (5 pontos)
Boa pesquisa!
a) O princípio da proibição ou vedação ao retrocesso é instrumento essencial para a proteção de direitos fundamentais das futuras gerações sendo este princípio que nos da segurança dos nossos direitos comuns a um meio ambiente saudável. Considerando que este já vem sendo explorado, lembrando ainda que as práticas contra o meio ambiente são irreversíveis por isso é preciso proteger o que ainda nos resta pois sabemos que os recursos naturais são finitos.
Assim o PL 3.729/ 2004 possui muitos pontos de ver que divergem deste princípio entre eles o projeto prevê a possibilidade da LO ( Licença de Operação) por prazo indeterminado em contraponto com a legislação atual ( resolução do CONAMA n° 237/97) que o prazo de validade é de no máximo 10 anos, que será de acordo com o plano de Controle Ambiental.
Ainda com a nova lei os estados poderiam legislar livremente a sua forma, o que põe em risco o meio ambiente pois, devido o desenvolvimento econômico os Estados flexibilizaram as leis ambientais em prol da economia.
Essa lei ainda também traz consigo previsão como de grandes obras públicas entre outros não necessitar da licença operacional. 
 Outro ponto faz menção a uma licença automática, feita pelo empreendedor no qual posteriormente os órgãos ambientais fariam a fiscalização, obviamente diante da situação econômica brasileira a uma falta significativa de efetivo nos órgãos públicos aí não fica difícil concluir que talvez essa fiscalização nem sequer ocorresse.
Não há dúvidas que a PL 3.729/2004 traz o retrocesso ao direito ambiental e ao meio ambiente. 
 A nova proposta põe em risco o meio ambiente e vai contra os princípios da proibição do retrocesso trazendo perigo de novos desastres como ocorrido em Mariana entre outros como a perda do patrimônio genético ambiental.
b) 
PROJETO DE LEI n° 001/2017
Institui a lei que regulamenta a área dos lotes urbanos.
A Câmara municipal de Três Cachoeiras no uso de suas atribuições e de seus representantes decreta:
Art. 1º. Todos os loteamentos deverão seguir os requisitos desta lei, salvo quando houver autorização de legislação:
I – Os lotes terão área mínima de 100m² (Cem metros quadrado) e frente mínima de 10mt ( Dez metros).
II – os lotes já existentes não serão atingidos por essa lei.
Art. 2º Esta lei entra em vigor na data da sua publicação.
JUSTIFICAÇÃO
Senhor Presidente:
 
Encaminho para apreciação dessa Casa legislativa, Projeto de Lei que Dispõe sobre o parcelamento do solo no Município de Três Cachoeiras, e dá outras providências.
 
O tema Parcelamento do Solo Urbano é tratado pela Constituição Federal de 1988 e está presente no inciso VIII do art. 30 e pela Lei n.º 6.766 (19 de dezembro de 1979).
 
A ordenação de como fazer uso e ocupação do solo é um instrumento essencial do planejamento urbanístico. Estrutura o desenvolvimento de forma organizada para a cidade, mediante aplicação de instrumentos legais como restrições urbanísticas que concreta do planejamento urbanístico e tem por objetivo regular o uso da propriedade do solo no interesse do bem-estar da população, conformando-os ao princípio da função social.
 
 O Projeto em tela foi elaborado observando, principalmente, os anseios e necessidades dos cidadãos Três Cachoeirense, obedecendo rigorosamente os princípios legais e constitucionais, em especial a legislação federal.
Sala das Sessões, 25 de outubro de 2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais