Buscar

APOL 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão de Projetos de Mudança
Analise a situação a seguir:
Uma organização verificou que um dos problemas que lá existem é o elevado custo de produção. Somente um diagnóstico no sistema de produção pode nos dizer qual a causa do elevado custo. Após o diagnóstico, identificou-se que as constantes quebras de máquinas obrigam os funcionários a pararem por horas a produção.
A partir da situação apresentada, avalie as afirmativas a seguir:
I – O efeito do problema é o elevado custo de produção.
II – A causa do problema é a quebra de máquinas.
É correto o que se afirma em: D - I e II, apenas.
Questão 2/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Estruturada de forma diferente das normas ISO, a ABNT NBR 16001:2012, a ISO sobre a responsabilidade social (RS), tem como objetivo "prover às organizações os elementos de um sistema de gestão da responsabilidade social eficaz, passível de integração com outros requisitos de gestão", de forma a atingir os objetivos. Os requisitos constituem a essência da norma e foram estruturados para permitir a melhoria contínua nas organizações.
Com base nessas informações, assinale a única alternativa correta de acordo com a concepção de desenvolvimento sustentável, traduzida por três preceitos para se configurar a responsabilidade social:
D - Sustentabilidade econômica, sustentabilidade ambiental e social.
Questão 3/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
A estratégia de implementação de Sistemas integrados não consiste em juntar sistemas separados, mas integrados, com ligações para que processos semelhantes sejam perfeitamente geridos e executados sem duplicação. Muitas vezes, é mais eficiente combinar os três sistemas partilhando as cláusulas e os procedimentos comuns. Com base nisso, os componentes do SGI (Sistema de Gestão Integrada) incluem dentre outras coisas:
A - Interliga sistemas de gestão da qualidade (SGQ) - ISO 9001, sistemas de gestão ambiental (SGA) - ISO 14001, e sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho (SGSST) - OHSAS 18001.
Questão 4/5 - Gestão de Projetos de Mudança
Analise a situação a seguir:
A empresa Alfa, após pesquisa de clima e avaliação de desempenho, constatou significativa queda na produtividade e elevação da insatisfação dos colaboradores em relação à organização. O resultado da pesquisa de clima, bastante preocupante, apontou para desaprovação do estilo de gestão, que, segundo os colaboradores, era amadora e desqualificada. Foi então que a diretoria da Alfa solicitou ao departamento de gestão de pessoas que fosse providenciado um ciclo de coaching aos gerentes. Por um período de seis meses, os gerentes todos da organização tiveram a oportunidade de desenvolver as competências comportamentais. O departamento de gestão de pessoas monitorava, junto à equipe de coaching, presença e participação dos gerentes. No ano seguinte, a empresa rodou novamente a avaliação de desempenho e da pesquisa de clima. O resultado foi bastante diferente. Tanto a avaliação e desempenho quanto o a pesquisa de clima em relação à satisfação dos colaboradores foi sensivelmente elevada. Ao final do processo, o departamento de gestão de pessoas solicitou a cada gerente que realizasse uma avaliação das sessões de coaching, no sentido de relatar os avanços e competências que julgavam ter desenvolvido.
Considerando a situação apresentada e os conteúdos da disciplina, avalie as afirmações:
I –  O caso apresentado ilustra o papel das avaliações e do monitoramento realizado pelo constante contato do departamento de gestão de pessoas tanto com a equipe de coaches quanto com a equipe de gerentes.
II – Ao monitorar a frequência e o desenvolvimento de cada gerente, a equipe de gestão de pessoas poderia ter identificado a necessidade de conectar o gerente ao comprometimento com o processo de desenvolvimento de competências.
É correto o que se afirma em: D - I e II, apenas.
Questão 5/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Os componentes do SGI comuns a todos os sistemas incluem os recursos (pessoas, instalações, equipamento etc.) e certos processos documentados e aplicados em toda a organização. O SGI interliga sistemas de gestão da qualidade (SGQ) — ISO 9001, sistemas de gestão ambiental (SGA) — ISO 14001, e sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho (SGSST) — OHSAS 18001.
Com base nesse texto, avalie as afirmações abaixo:
I. A integração desses sistemas visa simplificar a implementação dessas normas nas organizações.
III. Não é tão simples assim, mas, atualmente, fortalece-se cada vez mais a proposta de um modelo de gestão integrada ou sistema integrado de gestão (SIG).
 É correto o que se afirma em: B - I e III apenas.
Questão 3/5 Sistemas de Avaliação da Qualidade 
Uma das exigências da ISO 9001 é que as empresas avaliem seus fornecedores e prestadores de serviços. As empresas certificadas pela ISO 9001 passaram a fazer exigências a seus fornecedores, geralmente empresas de pequeno e médio porte. Atualmente, as empresas buscam cada vez mais formar parcerias e selecionar fornecedores, o que pode ter como base os seguintes aspectos:
B – Inspeção de recebimento, auditoria e certificação por terceira parte.
Questão 5/5 Sistemas de Avaliação da Qualidade
A ISO desenvolveu uma norma internacional que fornece orientações sobre a responsabilidade social (RS). A orientação padrão, designada como ISO 26000, atualmente na sua versão 2010, será voluntária, uma vez que os conceitos que envolvem a responsabilidade social não são uniformes no mundo e dependem das condições dos países. Assim, a norma não inclui exigências e não vai ser destinada à certificação. Com base nesse texto, avalie as afirmações a seguir:
III – Tem como objetivo prover às organizações os elementos de um sistema de gestão da responsabilidade social eficaz, passível de integração com outros requisitos de gestão. 
IV – Os requisitos constituem a essência da norma e foram estruturados para permitir a melhoria contínua nas organizações. É correto o que se afirma em:
C – III e IV apenas.

Outros materiais