Buscar

Apol 5 SAQ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL 5 SAQ
Questão 1/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Atualmente, os perigos na mineração podem ser controlados, mas é um triste fato que a mineração, desde o início da industrialização, é uma das profissões civis mais perigosas. Entretanto, grandes avanços têm sido feitos para melhorar a segurança dos mineradores ao redor do mundo. Por exemplo, de acordo com os dados publicados pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, o número de fatalidades ligadas à mineração na indústria de carvão nos EUA na década de 90, era de 32 a cada 100.000 mineradores. Na primeira década deste milênio as fatalidades caíram para 27 a cada 100.000 mineradores e por sete anos inteiros desta década a média caiu para 17 fatalidades. Mas o que está por trás deste enorme aumento da segurança nas mineradoras? Uma área é o uso de detectores de gás altamente confiáveis que são utilizados pelos mineradores durante todo o tempo em que estão trabalhando no subsolo. Os detectores de gás utilizados em mineração normalmente contêm uma gama de sensores para metano, H2S, CO2, CO e oxigênio. Sistemas eletrônicos sofisticados convertem os impulsos dos sensores das diversas concentrações dos gases em uma leitura e produzem alarmes sonoros e visuais quando níveis altos de gases tóxicos e inflamáveis estejam presentes ou quando há baixos níveis de oxigênio. Para garantir que os detectores de gás estejam funcionando é feito com um teste de funcionalidade usando misturas de gases em cilindro no início do dia, ou em caso de ambientes hostis, no início de cada turno de trabalho. Também é imprescindível testar periodicamente os detectores de gás fixos instalados no subsolo. Neste caso, é levado ao subsolo um cilindro portátil, menor, com talvez 1 ou 2 litros de capacidade da mistura de gases necessária para o “teste de reação”. Os sensores usados nos detectores de gás dependem geralmente de eletroquímica e muitos dos sensores requerem calibração ou substituição em intervalos prescritos para evitar os problemas de desvio no resultado medido. Este evento de calibração difere do teste funcional diário, porque um teste funcional é o suficiente para dizer que o detector funciona, mas não é um evento de calibração precisamente controlado. Embora o teste funcional geralmente ocorra na boca da mina, a calibração geralmente ocorre em um laboratório externo.
A situação descreve com propriedade características da calibração, tais como:
I. A calibração é definida como o conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medir ou sistema de medição, no caso específico acerca dos níveis dos gases que precisam ser monitorados nos testes funcionais.
II. Os valores representados por uma medida materializada ou um material de referência e os correspondentes valores de grandezas estabelecidas por padrões que os detectores devem apresentar, por isso sua calibração.
III. O ajuste, que representa a intervenção ou correção executada no instrumento de medição dos gases tóxicos, para restabelecer a sua capacidade de medir, de acordo com o padrão de referência.
Assinale a opção correta:
A	Somente a afirmação I é correta
B	Somente a afirmação II é correta
C	Somente as afirmações I e II são corretas
D	As afirmações I, II e III são corretas
Questão 2/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Um estudo de medição R&R ajuda a investigar a Repetibilidade, ou seja, quanta variabilidade no sistema de medição é causada pelo dispositivo de medição; e a Reprodutibilidade, que diz respeito a quanta variabilidade no sistema de medição é causada pelas diferenças entre operadores. Também é possível observar se seu sistema de medição da variabilidade é pequeno se comparado com o processo da variabilidade, bem como se o seu sistema de medição é capaz de distinguir entre peças diferentes. Por exemplo, diversos operadores medem o diâmetro de parafusos para assegurar que eles atendem às especificações e se chega a conclusão de que o R & R do sistema de medição está abaixo de 10%. Neste sentido:
I. A repetibilidade está relacionada à consistência dos inspetores em suas medições da mesma peça
II. A reprodutibilidade está relacionada a consistência da variação entre os inspetores
III. O sistema é considerado aceitável.
Assinale a opção correta:
A	Somente a afirmação I é correta
B	Somente a afirmação II é correta
C	Somente as afirmações I e II são corretas
D	As afirmações I, II e III são corretas
Questão 3/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Há muito tempo em pauta, a discussão e a conscientização sobre as atitudes sustentáveis têm aumentado cada vez mais. Além das medidas tomadas no dia a dia dentro de casa, muitas empresas acrescentaram essa postura em suas diretrizes, e consequentemente, reduziram os gastos mensais. Alguns benefícios que poderão ser contabilizados com essa mudança de atitude são valorização da marca, fortalecimento da reputação, melhoria do gerenciamento de risco, melhoria das condições de competitividade e maior valor agregado para a sociedade. 
Tendo em vista todos estes benefícios advindos com a responsabilidade social, as organizações tem buscado se certificar neste sistema de gestão. Assinale qual a norma brasileira que atende especificamente esta questão:
A	ABNT NBR 9001:2015
B	ABNT NBR 14001:2015
C	ABNT NBR 19001:2012
D	ABNT NBR 16001:2012
Questão 4/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Em busca de conservar a carne o homem vem fabricando, desde a antiguidade, diferentes tipos de linguiças. Desde 1500 a.C. já é registrado pela história o consumo de linguiça pelos chineses e babilônios. As linguiças, geralmente, variam em dois aspectos: o processo de preparação e o tipo de carne utilizada. Nos últimos anos observa-se que os consumidores apresentam um perfil bem mais seletivo e exigente quanto a este produto, gerando assim uma maior competitividade entre as empresas alimentícias, levando-as a procurar vantagens competitivas. Uma forma de obtenção dessas vantagens é a melhoria dos processos produtivos. Esse tipo de melhoria pode ser alcançado de forma efetiva mediante a utilização de métodos estatísticos e ferramentas da qualidade. Quando se verifica que o processo se encontra sob controle estatístico, pode-se medir quanto esse processo consegue gerar produtos que atendam as especificações de projeto que refletem os desejos e exigências de seus clientes. Para isso, faz-se uso dos índices de capacidade do processo. Esses índices procuram detectar por exemplo, no caso das linguiças, se o processo atende em média ao valor nominal de especificação do peso para cada unidade.
Observando a questão do índice de peso para as linguiças deve-se trabalhar com um tipo específico de gráfico de controle. Assinale a opção correta quanto a este gráfico:
A	Valor contínuo – gráfico de média e amplitude
B	Valor contínuo – valor individual
C	Valor discreto – número de itens defeituosos
D	Valor discreto – número de defeitos
Questão 5/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Revisada em 2015, a ISO 14001, que estabelece os requisitos para um padrão de Gestão Ambiental, é uma ferramenta de negócios capital para organizações que buscam um melhor desempenho ambiental durante o ciclo de vida de seus produtos. Tendo em vista tal revisão, as organizações que eram certificadas ISO 14001:2008 e pretendem manter sua certificação devem passar por recertificação. Recertificadas, as empresas podem usufruir de alguns benefícios advindos da ISO 14001, tais como:
I. Benefício para o processo
II. Benefício para o produto.
III. Benefícios gerais para a organização
Assinale a opção correta:
A	Somente a afirmação I é correta
B	Somente a afirmação II é correta
C	Somente a afirmação III é correta
D	As afirmações I, II e III são corretas

Continue navegando