Buscar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM AULA 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM: PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS - PARTE I
AULA 3
Em relação à Aprendizagem Significativa, NÃO se pode afirmar que:
R= A disposição para a aprendizagem depende unicamente do aluno.
O processo cognitivo denominado memória abrange três momentos distintos:
R= Codificação, armazenamento e evocação	
De acordo com o modelo pedagógico construtivista, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientar os educandos, envolvendo-os com o objeto de estudos, de modo que o aluno se sinta motivado no caminho da aprendizagem:
R= significativa	
Para introduzir o conteúdo da subtração, a professora inicia sua aula com uma questão relacionada à adição. Durante sua explicação, ela problematiza e pergunta às crianças: "E se ao invés de juntarmos as 5 tampinhas com as outras 3, eu tivesse cinco tapinhas e quisesse dar três para minha irmã? Como faríamos? No caso apresentado, tomando a teoria da Aprendizagem Significativa proposta por Ausubel, podemos pensar que a ação da professora sobre o pensamento do aluno ilustra qual dos conceitos abaixo?
R= Mediação
Para a realização de uma aprendizagem significativa, Ausubel mostrou que é fundamental o exercício de uma estratégia pedagógica que aproxime o novo conteúdo estudado do universo cultural do aluno. Marque a resposta que denomina esta estratégia:
 R= Concepções Prévias ou Subsunçores
No que se refere à teoria da aprendizagem significativa de Ausubel:
I- O subsunçor é um conceito, uma ideia, uma proposição já existente na estrutura cognitiva, capaz de servir de ancoradouro a um novo conceito, ideia ou proposição de modo que o indivíduo possa atribuir significados a essa nova informação.
II- aprendizagem significativa, um processo através do qual uma nova informação se relaciona de maneira não arbitrária e não literal a um aspecto relevante da estrutura cognitiva do aprendiz.
III- novas ideias e informações podem ser aprendidas e retidas na medida em que conceitos relevantes e inclusivos estejam adequadamente claros e disponíveis na estrutura cognitiva do indivíduo e sirvam, dessa forma, de ancoradouro a novas ideias e conceitos.
É correto afirmar:
R= As alternativas I, II e III estão corretas
 
Ana Cristina é professora de uma turma do quarto ano do ensino fundamental da rede pública de Nova Iguaçu. Desde o início do ano letivo ela vem percebendo que seus alunos apresentam dificuldade na retenção de informações que são importantes para a aprendizagem dos conteúdos de ciências biológicas. A única avaliação em que eles apresentaram bom resultado foi sobre o tema da epidemia dos caramujos africanos, por estes fazerem parte do seu contexto. Considerando a história descrita marque (V) para verdadeiro e (F) para falso no que se refere ao desenvolvimento e processamento da memória e sua influência na aprendizagem.
( ) A aprendizagem é a primeira fase do processo mnêmico.
( ) Aprendizagem e memória são processos indivisíveis.
( ) A motivação é um importante fator modulador da memória.
( ) Uma criança desatenta terá prejuízo na memória.
( ) A motivação não interfere na retenção da informação.
A ordem correta de respostas é:
R= V V V V F	
É na memória _____________ que estão "guardados" os episódios de nossa infância, as imagens de uma viagem que fizemos há muito tempo e os conhecimentos adquiridos na escola. Pode ser dividida em memória episódica, que diz respeito a experiências passadas, a episódios de nossas vidas (uma viagem, um momento triste, o primeiro beijo etc) e em memória semântica, que diz respeito aos conhecimentos não relacionados a tempo e espaço específicos. Trata-se de uma memória que não guarda momentos e sim fatos (o significado das palavras, os conhecimentos de biologia, as regras gramaticais de um idioma, símbolos etc)
R= declarativa

Outros materiais