Buscar

apol 2 processo decisorio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FABIO APARECIDO FRANCISCO - RU: 807558 Nota: 80 PROTOCOLO: 2017100380755815B3948
Disciplina(s):
Liderança e Coaching
Processo Decisório
Data de início:	03/10/2017 13:21
Prazo máximo entrega:	- 
Data de entrega:	03/10/2017 13:32
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Processo Decisório
O ciclo PDCA é uma ferramenta que possibilita a padronização de melhorias contínuas e uma menor probabilidade de erros que a organização venha a cometer em suas decisões. O PDCA tem por princípio tornar mais fáceis e rápidos os processos organizacionais, sendo o mesmo dividido em quatro passos ou etapas.
Sobre isto, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	A	O 1º passo é o da Execução (ou Desenvolvimento), onde se estabelece missão, visão, objetivos e metas, quando o ciclo se inicia e os métodos são estabelecidos;
	B	O 2º passo é o de Controle (ou Verificação), quando se fiscalizam e se analisam os resultados obtidos e ainda se avaliam os processos;
	C	O 3º passo é o do Planejamento, onde se realizam e se executam as atividades estabelecidas pela organização;
	D	O 4º e último passo do ciclo PDCA é o da Avaliação, onde se determinam novos planos de ação, contribuindo para a melhora da qualidade, da eficiência e da eficácia;
Você acertou!
O 4º e último passo do ciclo PDCA é realmente onde se faz a Avaliação ou Ação Corretiva de todo o processo, onde se age conforme os resultados obtidos. O ciclo se inicia com o Planejamento, quando são estabelecidas a missão, visão, objetivos e metas. Já no 2º passo, chamado de Execução ou Desenvolvimento, é onde são executadas as atividades estabelecidas pelo Planejamento e também onde se dá ênfase para se chegar ao objetivo. E no 3º passo, o do Controle ou Verificação, acontece a fiscalização e são analisados os resultados obtidos, consolidando com as informações já recebidas em relação ao planejado “versus” o realizado.
Aula 4, Tema 2.
	E	Todas as alternativas anteriores são incorretas.
Questão 2/5 - Liderança e Coaching
A leitura da linguagem não verbal requer análise que considere vários elementos ao mesmo tempo, sob pena de incidir em grande equívocos de interpretação. Em uma leitura não verbal, devem ser considerados: o contexto, o conjunto, a congruência, a consistência e a cultura. Nesse sentido, relacione a primeira coluna com a segunda e após assinale a alternativa correta:
1) Contexto
2) Conjunto
3) Congruência
4) Consistência
5) Cultura
( ) É um grupo de movimentos, posturas e ações que reforçam um ponto comum.
( ) É a linha base, o padrão de comportamento de uma pessoa em relaxamento (ou livre de estresse) para que se possa compará-lo a expressões e gestos que surgem quando essa mesma pessoa está estressada ou sob pressão.
( ) São as crenças, os valores e os comportamentos que o indivíduo compartilha e adquire do grupo do qual faz parte.
( ) O significado da linguagem não verbal muda de acordo com o contexto.
( ) É a harmonia de algo com o fim a que se propõe, coerência, conformidade. Quando as palavras, gestos e tom de voz estão em sintonia.
Nota: 20.0
	A	1 - 2 - 3 - 4 - 5
	B	1 - 4 - 3 - 5 - 2
	C	2 - 4 - 5 - 1 - 3
Você acertou!
Sequência correta: 2 - 4 - 5 - 1 -3
Capítulo 3)
	D	2 - 5 - 1 - 4 - 3
	E	3 - 1 - 2 - 4 - 5
Questão 3/5 - Liderança e Coaching
O indivíduo, para captar o mundo a sua volta e registrar as experiências no cérebro, utiliza os sensores neuronais - ou seja, os cinco sentidos: o tato, o olfato, o paladar, a visão e a audição. Os diferentes canais por meio dos quais o indivíduo representa as informações internamente são chamados de sistemas representacionais, os quais podem contribuir para a sintonia entre as pessoas na comunicação.
Tendo em vista o conceito dos sistemas representacionais, observe com atenção o diálogo a seguir:
CHEFE: Espero que todos prestem muita atenção em como os procedimentos devem acontecer daqui pra frente!
COLABORADOR: Sinto que as pessoas não compreenderam muito bem as instruções.
CHEFE: Mas como? As instruções estão detalhadas no manual e muito claras!
COLABORADOR: Mas, chefe nós não nos sentimos seguros ainda e aprece ter muita pressão para que a gente cumpra os prazos!
Assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	A	O diálogo mostra que o chefe e o colaborador estão em sintonia nos sistema representacional visual.
	B	O diálogo mostra que o chefe e o colaborador estão em sintonia no sistema representacional cinestésico
	C	O diálogo mostra que o chefe e o colaborador não precisam estar em sintonia com seus sistemas representacionais para que ocorra entendimento e eficácia na comunicação.
	D	O diálogo mostra que o chefe está se comunicando no sistema representacional visual e o colaborador no sistema representacional cinestésico.
A alternativa correta é a letra D. Esse diálogo mostra que o chefe está se comunicando no sistema representacional visual e o colaborador no sistema representacional cinestésico. A comunicação é eficaz e fluida quando os interlocutores compartilham do mesmo sistema representacional quando em diálogo.
	E	O diálogo mostra que entre o colaborador e o chefe existem barreiras emocionais (raiva, mágoas etc) que comprometem a comunicação eficaz.
Questão 4/5 - Processo Decisório
Vimos que os estilos de negociadores estão ligados ao comportamento predominante em cada profissional. Os estilos mais conhecidos são: catalisador; apoiador, controlador e analítico.
Em relação a isto, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	A	Analítico é o estilo orientado para ideias e conquistas, possui dinamismo, criatividade e persuasão;
	B	Catalisador é o estilo orientado para relacionamentos, busca harmonia e trabalha sempre para o grupo;
	C	Apoiador é o estilo orientado para resultados, valoriza o cumprimento de metas e pode ser visto como exigente;
	D	Controlador é o estilo orientado para informações, segurança, possui controle e disciplina;
	E	Nenhuma das alternativas anteriores é correta.
Você acertou!
Os estilos de negociadores se diferenciam e se complementam. Analítico é orientado para informações, segurança, controle, disciplina, detalhes e perfeição. Já o estilo orientado para ideias, conquistas, dinamismo, criatividade e persuasão é o Catalisador. Por outro lado, Apoiador é o estilo orientado para relacionamentos, harmonia e trabalho em grupo. Por sua vez, orientado para resultados, cumprimento de metas e exigências é o Controlador, como o próprio nome já sugere. 
Aula 4, Tema 3.
Questão 5/5 - Liderança e Coaching
O papel que se espera da comunicação hoje vai mais além. Ela deve, efetivamente, servir de suporte para um modelo de gestão bem estruturado e com capacidade de levar a empresa a enfrentar os desafios cada vez mais competitivos de uma sociedade. Deve também ser o norteador na negociação com os funcionários, as diferentes áreas, o cliente externo, os acionistas, tornando-se mais exigente na qualidade e na observância dos direitos. Da comunicação, espera-se que cumpra o seu verdadeiro papel social: o de envolver emissor e receptor em um diálogo aberto e democrático, em que a estratégia de gestão da empresa seja construída com base em princípios sociais e éticos.
Disponível em: CARDOSO de Oliveira Onésimo. Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos. http://www.scielo.br/pdf/%0D/rap/v40n6/10.pdf. Acesso em: 08 / 03 / 2016 às 16h58. Adaptado.
 
Com base no texto analise as seguintes afirmações.
 
I. A comunicação é necessária apenas para lidar com os clientes do mercado.
II. Uma boa gestão empresarial dispensa os gastos com comunicação.
III. A comunicação é necessária
para gerir bem os negócios da empresa.
IV. O conteúdo da comunicação empresarial deve considerar todos os envolvidos no processo de produção e comercialização.
Assinale a opção correta:
Nota: 20.0
	A	I, apenas.
	B	
III, apenas.
	C	
III e IV apenas.
Você acertou!
A) Errado. A comunicação empresarial não é só para os clientes do mercado.
B) Errado. A afirmação é correta, mas não só essa.
C) Certo. A comunicação é necessária para uma boa gestão dos negócios (III) e deve abranger todos os integrantes internos e externos da empresa.
D) Errado. A comunicação empresarial não é só para lidar com o mercado (I), e, alem disso, não é possível fazer comunicação sem custos (II).
E) Errado. Pelas razões apresentadas: I e II erradas e III e IV certas.
	D	
I e II apenas.
	E	I, II, III e IV
Conheça o novo AVA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais