Buscar

CASO CONCRETO DA SEMANA 9 DE PRATICA PENAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Excelentíssimo Sr. Desembargador Presidente do Egrégio Tribunal de Justiça da Comarca de São Paulo.
ADVOGADO, brasileiro, solteiro, residente e domiciliado nesta cidade, OAB/O, vem impetrar ORDEM DE HABEAS CORPUS, nos termos do Art. 647 do CPP c/c Art. 5°, inc. LXIX c/c Art. 60, §4, inc. IV, todos da Constituição Federal, em nome da paciente SARAJANE, brasileira, solteira, residente também nesta cidade, tendo como Autoridade Coatora o Delegado de Polícia do 3° Distrito Policial de São Paulo, pelos fatos e fundamentos a seguir:
Dos fatos
O Delegado de Polícia do 3° Distrito Policial de São Paulo deu ordem para que seus agentes prendessem todas as meretrizes que circulam na área. A notícia chegou ao conhecimento de SARAJANE que está temerosa especialmente porque várias colegas já foram presas, encarceradas por vários dias e depois dispensadas sem instauração de qualquer procedimento.
Do Direito
O art. 5°, inc. LXVIII da Constituição Federal estabelece que será concedido habeas corpus sempre que alguém se achar ameaçado de sofrer coação ilegal em seu direito de locomoção.
Portanto, pode-se dizer que a ordem de habeas corpus será expedida desde que presentes dois requisitos: uma ameaça de coação ao direito de locomoção e a ilegalidade dessa ameaça.
Assim faz-se necessária uma análise separada de cada um desses requisitos, como forma de demonstrar sua presença no caso do concreto.
Ameaça de coação ao direito de locomoção
A demonstração da ameaça de coação ao direito de locomoção do paciente não encontra maiores dificuldades. Afinal, conforme pode se observar, o Delegado de Polícia ultimamente vem, infundadamente, ordenando prisões ilegais de meretrizes, prendendo-as e depois as dispensando sem a instauração de qualquer procedimento.
Tal fato revela a necessidade de Habeas Corpus Preventivo, pois a atitude do Delegado de Polícia atenta ao direito de locomoção da impetrante.
DO PEDIDO
 	Ante ao exposto espera respeitosamente de Vossa Excelência:
	
O recebimento da presente ordem de Habeas Corpus;
A concessão da ordem em caráter liminar, uma vez que presentes seus requisitos restituindo imediatamente a liberdade de locomoção do paciente com a expedição do alvará de soltura;
No mérito a confirmação da liminar, sendo concedida a ordem mantendo-se em definitivo a liberdade da paciente.
Termos em que,
Pede deferimento.
Data: ____/_____/_____
____________________
Impetrante (ou Advogado / OAB)