Buscar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM AULA 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO 
AULA 10
Durante esse período de busca e indecisão, o indivíduo se caracteriza pela introversão, pois está continuamente voltado para os seus próprios sentimentos. Eles se entregam sistematicamente ao devaneio e demonstram grande interesse por narrativas, com cujos heróis se identificam facilmente (BARROS, 2008). Esse período se refere a:
 R= Adolescência.
	
Na adolescência, há uma sofisticação de várias habilidades cognitivas que ajudarão o jovem a se inserir no mundo dos adultos. São conquistas COGNITIVAS da adolescência
R= Aumento do vocabulário bem como da capacidade de memória e raciocínio.
	
Ao entrar na educação infantil com 4 anos de idade e fazer um pequeno teste para avaliar seus conhecimentos e habilidades construídas, Pedro não apresentou um bom desempenho num jogo de blocos lógicos que tinha como objetivo testar a capacidade de identificação das formas, nomear as cores, diferenciar tamanhos e encaixar nos devidos lugares correspondes. Quando ingressou no terceiro ano do Ensino Fundamental, Pedro com 8 anos de idade não conseguia nomear o valor do dinheiro, dizer a hora e realizar operações matemáticas como soma e subtração. Foi encaminhado para uma psicopedagoga para avaliação de um quadro de transtorno de aprendizagem. Qual área de conhecimento Pedro apresenta como deficitária e de qual transtorno estamos falando?
R= Habilidade Matemática/Discalculia
	
De acordo com a teoria do desenvolvimento dos Estágios de Jean Piaget, no estágio lógico-formal, os jovens conseguem desenvolver habilidade cognitivas e relacionais muito sofisticadas que inauguram uma nova relação com a realidade. São características COGNITIVAS do estágio lógico-formal:
R= Capacidade de abstrair e raciocinar sobre temas nunca antes conhecidos.
		
A pessoa que não está satisfeita com sua aparência física, com suas habilidades e realizações sente-se enfraquecida, incapaz de lutar pelas coisas que deseja e sente menosprezo por si mesmo. Tende a estar sempre na defensiva. Mostra irritabilidade constante, depressão e sentimentos de amargura. Reclama muito da vida e se dedica mais a atividades solitárias. Neste caso, a solidão não é uma opção, mas uma espécie de fuga desenvolvida a partir do medo de não ser aceito pelos outros. A segurança adquirida nesta etapa é muito importante para a expansão dos objetivos de vida e das interações sociais e para a manutenção da autoestima. Essas são características do desenvolvimento emocional:
R= Adolescente
A identidade de gênero é parte do autoconceito, de acordo com os argumentos de Bee (2011). A esse respeito é incorreto afirmar:
 R= É importante deixar a criança livre para escolher seu próprio gênero, independente da influência cultural.
Cória-Sabini (2010) ressalta que nesta fase do desenvolvimento, há maior refleção sobre seu mundo social e construção de teorias a respeito dele. O fato de essas teorias serem limitadas, inadequadas e pouco originais não tem importância. Do ponto de vista prático, tais sistemas têm um significado essencial, ao permitir que haja integração no mundo profissional, político e social do adulto. Essas são características do desenvolvimento social:
 R= Adolescente
Das transformações que ocorrem na adolescência, qual delas é mais perigosa para a integridade do jovem quando ele se percebe sem expectativas de futuro.
R= Comportamento de risco

Outros materiais