Buscar

Ensaio acerca da influência do baixo preço do cereal sobre os lucros do capital

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ensaio acerca da influência do baixo preço do cereal sobre os lucros do capital
David Ricardo
	PALAVRAS-CHAVE:
Introdução
O texto de David Ricardo tem como objetivo discutir a influência dos preços do cereal nos lucros do capital.
Acerca da influência, etc.
Malthus define a renda da terra como “a parte do valor do produto total que resta ao proprietário após o pagamento de todas as despesas de qualquer espécie correspondentes ao cultivo, incluindo-se nestas despesas o lucro de capital empregado, calculados segundo a taxa usual e comum dos lucros do capital agrícola no período de tempo considerado.
Condição para não haver renda da terra e lucro
Quando o produto total da produção é igual as despesas pagas na produção mais o lucro do capital, então não há renda da terra. Da mesma forma, quando o produto total da produção é igual as despesas da terra, não há nem renda da terra nem lucro do capital.
Colonização de terras férteis
Quando um país com vastas terras férteis é colonizado, não haverá espaço para renda do capital. Todo o produto resultante após subtraído as despesas será lucro do capital.
Os lucros agrícolas podem se manter por certo período
Havendo abundancia de terras de mesma fertilidade e mesma distância, o lucro do capital na produção agrícola pode se manter por determinado tempo.
Aumento e diminuição dos lucros
Os lucros podem aumentar, caso a população aumente. Nesse caso seria possível diminuir os salários, i.e., as despesas. O lucro sobre o capital aumentaria nesse caso. O contrário também é verdadeiro.
Procura por terras menos férteis
Se o capital e a população aumentassem, seria necessária maior produção agrícola para alimentar essas pessoas. Esses alimentos só poderiam ser obtidos na produção em terras menos vantajosas: menos férteis e mais longínquas. 
Terra igualmente fértil, mas longínqua
Uma terra mais longínqua (faixa 2), mesmo que igualmente fértil, exigiria maior aplicação de capital uma vez que haveria necessidade de transportar as mercadorias por espaços maiores. Como a produção da terra seria igual àquelas mais próximas, a maior aplicação de capital fixo e circulante implicaria em lucros menores.
Renda da terra em decorrência da diminuição do lucro do capital
Os lucros do capital da faixa 1 estão condicionados pelos da faixa 2, ou seja, eles diminuem em decorrência da produção na faixa 2 – que exige mais capital circulante e fixo. Para a faixa 1, todo o produto restante, antes pertencente ao lucro, será a renda da terra. Esse processo continuaria para faixa N até que fossem supridas as necessidades de alimentação da população.
Produção em terras de pior qualidade e sua relação com a renda da terra
A produção em terras menos favoráveis elevariam a renda da terra previamente cultivada e abaixariam os lucros na mesma quantidade de todas as terras cultivadas.
Sobre lucro do capital e da renda da terra
A renda da terra é uma porção dos lucros anteriormente obtidos com a terra, sempre de parcela de renda já criada. Já os lucros do capital diminuem simplesmente porque não é possível obter terras com mesma capacidade produtiva. A diminuição dos lucros e aumento da renda fiduciária está ligada ao aumento nas despesas de produção.
Sobre o preço dos cereais
O valor de troca do cereal naturalmente aumentará conforme mais difícil for produzi-lo, i.e., maior quantidade de trabalho for necessária. Aperfeiçoamentos na agricultura exigem menor quantidade de trabalho, de forma a diminuir o valor relativo desses bens.
	Desenvolvimento da riqueza
	O único efeito da riqueza sobre os preços é a elevação dos preços das matérias-primas e do trabalho, deixando todas as demais mercadorias com seus preços originais, e a redução dos lucros gerais em razão da alta geral dos salários.
	Lucros gerais do capital
	Os lucros gerais do capital somente podem aumentar através da redução no valor de troca dos alimentos, redução essa que somente pode ocorrer de três causas.
A queda dos salários reais do trabalho; que permitirá ao agricultor levar ao mercado um excedente maior de produção;
As melhorias na agricultura ou nos implementos agrícolas, que também aumentarão o excedente de produção
A descoberta de novos mercados dos quais pode-se importar cereais a preços inferiores ao custo da produção interna.

Continue navegando