Buscar

Cap 6 (Smith) Fatores que Compõem o Preço das Mercadorias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fatores que Compõem o Preço das Mercadorias
Capítulo 6 – A Riqueza das Nações (Adam Smith)
	PALAVRAS-CHAVE: lucro, produto do trabalho, salários, renda da terra, reanda anual
	Trabalho e troca em organizações sociais primitivas
	Nas organizações sociais primitivas, antes do acúmulo de capitais ou de bens, a única maneira de determinar o valor de bens é pela quantidade de trabalho que demandavam. Se produzir um bem A demandava duas vezes mais tempo que produzir o bem B, então o bem A seria trocado por dois bens B. Trabalhos mais laboriosos ou que exigiam alto nível de destreza elevariam o valor relativo do bem onde, por exemplo, uma hora desse tipo de trabalho equivaleria a duas horas de trabalho mais simples. Em sociedades mais desenvolvidas, o retorno por trabalhos mais laboriosos ou que requerem maior destreza são feitos normalmente por meio do salário. Nessa situação, todo produto do trabalho pertence ao trabalhador e é a quantidade de trabalho que definirá as circunstancias capaz de regular ou determinar a quantidade de trabalho que ela normalmente deve comprar, comandar ou pela qual deve ser trocada.
	O lucro dos particulares
	Quando há acúmulo de capital na mão de particulares, algumas dessas pessoas utilizarão esse dinheiro para comprar trabalho e matérias-primas, a fim de auferir lucro com o valor acrescentado a matéria-prima pelo trabalho. Ao trocar o produto final por dinheiro, trabalho ou qualquer sorte de bem, em quantia suficiente para cobrir os salários e as matérias-primas empregadas, deverá resultar montante para pagar os lucros do empresário, remunerando o risco assumido ao empreender tal negócio.
	Diferença entre lucro e salário da atividade de supervisão e direção da empresa
	O lucro, diverge da remuneração por atividade de supervisão e direção por estar regulado pelo valor do capital ou patrimônio empregado, sendo o lucro maior ou menor em relação a esse patrimônio. Por exemplo; duas manufaturas de igual porte, mesmo número de funcionários e mesmo setor de atividade esperam obter 10% de lucro. O capital empregado na empresa A é de 7300 libras, e na empresa B é de 1000 libras. O lucro esperado, em valores absolutos, é de 730 libras para a empresa A e de 100 libras para a empresa B. Não se pode mais dizer que o trabalho constitui única circunstância que determina a quantidade que pode comprar, comandar ou trocar, uma vez que uma quantidade adicional é devida pelos lucros do capital. Também não se pode dizer que o produto do trabalho pertence todo ao trabalhador.
	Renda da terra
	No momento em que a terra se tornou propriedade privada, usar a terra para trabalhos agrícolas que antes, quando as terras eram de todos, só exigiam o trabalho laboral para gozar dos frutos da terra, agora custam parte do produto do trabalho, que deve ser entregue ao dono da terra como recompensa pelo seu uso. A porção paga pelo uso da terra constitui o terceiro componente do preço.
	 A renda anual
	A renda anual, assim como o valor de troca, pode ser decomposta em lucro, salário e renda da terra.

Outros materiais