Buscar

Didática Aula 1 - Exercícios

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Didática – Exercícios Aula 1
A Didática, na perspectiva crítica, e como campo específico das Licenciaturas e da Pedagogia se apoia em diversos saberes, dentre os quais: sociologia, antropologia, psicologia, história e filosofia, que ampliam os diferentes modos de pensar, refletir e compreender os mecanismos de aprendizagem dos alunos. Identifique a alternativa que mais se adequa aos objetivos da Didática:
Discutir os objetivos do ensino, o currículo e as formas de avaliação utilizadas na escola.
A Didática, na atualidade, deixa de ser compreendida como um conjunto de técnicas, como a teoria do ensino, esperando que o professor contemporâneo:
busque suas próprias respostas sobre como ser professor.
Quando temos a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos, afetivos, além de visão crítica de mundo e autonomia para enfrentar um tipo de situação estamos demonstrando: nossas competências
Uma política ou projeto educacional que tem como objetivo modificar a forma como a sociedade está organizada, irá defender um modelo de ensino que:
instigue o pensamento crítico dos alunos frente aos fatos
Quando o conhecimento se torna ensinável, de modo que o aluno encontre sentido no mesmo, não reproduzindo-o, mas, estabelecendo relação com o seu cotidiano, podemos dizer que o professor trabalhou a ciência de forma: Contextualizada
Sobre a construção da identidade docente que respalda a prática em perspectivas progressistas, considere as assertivas abaixo. I. É um processo concluído após a licenciatura, pois durante a formação inicial recebe-se conhecimentos da teoria da educação e da didática necessários à compreensão do ensino como realidade social. II. Para construí-la é preciso que desenvolva a capacidade de compreensão da própria prática e, a partir dela, construir e transformar seus saberes-fazeres docentes. III. A profissão do professor, como as demais, emerge em dado contexto e momento históricos, como resposta às necessidades que estão postas pelas sociedades, adquirindo estatuto de legalidade que a torna definitiva. IV. O crescimento quantitativo dos sistemas de ensino não tem correspondido a um resultado formativo (qualitativo) adequado às exigências da população envolvida, nem às exigências das demandas sociais, demonstrando assim a necessidade de uma nova identidade profissional do professor. V. Uma identidade profissional se constrói a partir da significação social da profissão e da revisão constante dos significados sociais da profissão.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas CORRETAS. II, IV, V
Segundo CANDAU (1983) "A análise do papel da didática na formação de educadores tem suscitado uma discussão intensa. Exaltada ou negada, a didática, como reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica, está, certamente, no momento atual colocada em questão" (p. 12). Em relação à didática, assinale a alternativa verdadeira:
O ensino da didática deve partir de uma visão de totalidade do processo ensino-aprendizagem.
Sobre Didática é CORRETO afirmar: I- A palavra Didática deriva da expressão grega Didaktiké que se traduz como arte ou técnica de ensinar. II- Durante muito tempo, o conceito de Didática ficou restrito ao ato de ensinar. III- Nos dias de hoje, os estudos dessa área interligam o ato de ensinar e o ato de aprender, ou seja, hoje se crê que não existe ensino sem que ocorra aprendizagem. IV- Os fundamentos da didática orientam as ações dos professores, garantindo ou não o alcance dos objetivos.
Todas estão corretas
De acordo com a tendência tradicional, o centro do ensino está no(a): Professor
A Pedagogia do Esporte que trata do treinamento num pensamento complexo transcende o ato de treinar, ampliando para: (Fonte:Edital Nº. 36/2011 - REITORIA/IFRN)
o que treinar, quando treinar, como treinar, para que treinar e quem treinar
Leia atentamente as afirmativas abaixo e assinale com um "X" e alternativa INCORRETA para o contexto de Didática Os objetivos específicos são aqueles atingíveis em curto prazo e diretamente observável na aprendizagem e no comportamento do aluno. Os Objetivos Gerais denotam uma ação pedagógica em longo prazo e são mais ambiciosos de se alcançar, demanda reflexão sobre o sentido do aprendizado dos conteúdos.
Você já reparou que quando nos perguntamos o que é Educação, a nossa resposta consciente ou inconscientemente reflete a nossa própria posição no tempo e na sociedade? isso significa dizer que a didática. MARQUE A INCORRETA é neutra
A questão da qualidade de ensino nas escolas está ligada à competência dos profissionais que nelas atuam e a resistência à ideologia que atravessa o sistema educacional. Dessa forma, é correto afirmar que é necessário ao professor em sua prática pedagógica cotidiana:
favorecer o desenvolvimento de uma escola democrática que tenha a ver com as experiências, vivências e conhecimentos dos alunos;
A partir dos anos de 1980, a pesquisadora Vera Candau ,juntamente com os outros autores brasileiros, iniciou uma série de questionamentos sobre a Didática para que esse conhecimento assumisse um posicionamento crítico, visando o rompimento com a Didática exclusivamente instrumental. Esse conceito de didática instrumental significa:
uma prática pedagógica desvinculada do contexto sociocultural dos alunos;
Paulo, professor de matemática do 6º ano do ensino fundamental, discutia com Maria, a professora alfabetizadora da escola, sobre a prática e a compreensão crítica do processo ensino-aprendizagem. Enquanto Paulo afirmava que o processo de ensinar era uma prática neutra, e que o conteúdo trabalhado era o preestabelecido pela escola, Maria afirmava que o que ele dizia era puro mito, posto que não há neutralidade na educação da criança, nem na do jovem, nem na do adulto. Em relação às posições defendidas por Paulo e Maria é correto afirmar que: Paulo está enganado, porém Maria está correta.
Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo. Sobre o educador reflexivo:
( ) Conquista seu lugar como membro da comunidade educativa. ( ) Tem uma atuação flexível e descontextualizada. ( ) Mobiliza e reconstrói o saber. ( ) Já percorreu seu processo de aprendizagem. ( ) Reflete na e sobre a ação. V - F - V - F - V
Comenius é reconhecido como o pai da Didática Moderna e um dos maiores educadores do século XVII. Ele escreveu a Didáctica Magna, definida como "tratado da arte universal de ensinar tudo a todos", entretanto, hoje recebe críticas de educadores progressistas por considerar que o seu método trabalha o conhecimento de forma: abstrata
A Didática, como disciplina e campo de conhecimento, é marcada pelas mudanças gestadas pelo próprio campo em interface com as áreas afins. Como disciplina e campo de conhecimento, a Didática tem como objeto de estudo: o processo de ensino e aprendizagem.
A escola fundamentada na Pedagogia Renovada tem como função:
O centro da atividade escolar deixa de ser o professor e os conteúdos disciplinares, passando a ser o aluno um ser ativo e curioso.
Em relação aos saberes necessários à prática educativa, Paulo Freire diz que: ( ) Ensinar exige domínio dos conteúdos e estudo permanente. ( ) Ensinar exige coerência entre discurso e prática. ( ) Ensinar exige querer bem aos seus alunos. ( ) Ensinar exige disponibilidade para o diálogo. ( ) Ensinar exige rigidez, controle e autoritarismo. V - V - V - V - F
A transversalidade refere-se a um recurso pedagógico cujo intuito é ajudar o aluno a adquirir uma visão mais compreensiva e crítica da realidade, assim como sua inserção e participação nessa realidade. A metodologia de ensino pautada na elaboração e organização coletiva de projetos como prática curricular interdisciplinar e transversal possibilita uma melhor compreensão e vivência desta abordagem. Nesta perspectiva, espera-se que a avaliação dos trabalhos seja construída coletivamente pelos participantes dos projetos temáticos. De acordo com
esta abordagem, os currículos da educação básica pressupõem uma formação pautada na valorização das relações sociais e na organização dos conhecimentos escolares de forma contextualizada e crítica.
Quando a Didática é concebida como construir e desconstruir conceitos, podemos afirmar que o professor: cria situações para que alunos desenvolvam atitudes intelectuais e autônomas.
Na tentativa de superação da encruzilhada, na qual competência técnica e compromisso político se contrapunham, CANDAU (1996) apresentou uma proposta de ultrapassar uma visão meramente instrumental da Didática através da construção de uma perspectiva que ela denominou de:
Didática Fundamental.
De acordo com Saviani (2009) "a educação é inerente ao homem, e sua origem acontece no mesmo processo de constituição do homem, como ser social". E esse processo se chama educação, que ao longo da história sofreu diversas modificações, surgindo as tendências educacionais, cada qual sinalizando para determinados objetivos educacionais. Marque a alternativa correta: 
A tendência tecnicista volta a atenção para a formação do aluno para o mercado de trabalho.
Sobre a postura do professor representada na imagem acima, assinale a ÚNICA alternativa correta.
Sua atuação reprime a liberdade dos alunos
Dewey foi um grande defensor da educação pela ação, pois para ele o homem é um ser eminentemente social. Partindo dessa concepção, o conceito central de seus pressupostos se fundamenta na:
experiência, experimentos e aulas práticas, aprender fazendo que, para Dewey, é o que impulsiona e dirige o conhecimento.
Pelo Planejamento o homem organiza sua ação para obter o resultado desejado. É, portanto, a base para a ação sistemática educativa. No entanto, o preparo da aula pelo professor comprometido com a efetiva aprendizagem do aluno, envolve um conjunto de procedimentos ligados diretamente à competência técnica e ao compromisso do professor. Que procedimentos caracterizam o saber do professor, o saber fazer e sua atitude frente ao seu trabalho como educador? I. Conhecimento vago do aluno, porém conhecimento profundo do conteúdo a ser ensinado; II. Conhecimento superficial do conteúdo a ser ensinado, mas conhecimento da realidade e necessidades dos alunos; III. Conhecimento de um conjunto de técnicas e metodologias básicas para o ensino do conteúdo; IV. Conhecimento do valor da interação professor aluno como elemento facilitador da aprendizagem; V. Conhecimento da dimensão social do trabalho do professor na sala de aula. Marque a opção que responde à pergunta: Apenas IV e V.
Com relação à Didática como prática educativa transformadora, assinale a alternativa INCORRETA:
a ação-reflexão-ação é um processo descartável na prática educativa.
Considere a seguinte situação: o professor Antônio realiza, em aula, as atividades propostas no livro didático e só aceita como verdadeiras as respostas contidas no Livro do Professor. A professora Fátima realiza os mesmos exercícios, analisa os procedimentos utilizados pelos alunos para resolver as questões e avalia as possibilidades de aplicação dos resultados em situações práticas. Do ponto de vista das tendências pedagógicas, a postura do professor Antônio e da professora Fátima podem ser caracterizadas, respectivamente, como: Tradicional e Crítico Social dos Conteúdos
São tendências da Pedagogia progressista: Libertadora, Libertária, Crítico-social dos conteúdos.
Assim como não podemos falar em uma escola genérica, no singular, pois todas são diferentes, por mais que se assemelhem, também não podemos falar numa família no singular, principalmente nos dias atuais, em que a própria configuração familiar tem mudado profundamente. Mas, ainda assim, o ambiente familiar é o ponto primário das relações socioafetivas para a grande maioria das pessoas. No que se refere à escola, os PCNs assinalam algumas considerações sobre a relação entre família e a escola. Assinale a alternativa correta: é função da educação estimular a capacidade crítica e reflexiva nos alunos para aprender a transformar informação em conhecimento, pois tanto a escola como a família são mediadoras na formação das crianças e jovens;
Assinale a alternativa CORRETA, considerando a frase que segue: Pensar a escola a serviço de uma educação crítica e formadora da cidadania é:
considerar a escola como espaço de interação entre diversas culturas, com linguagens e identidades próprias, compartilhando e respeitando diversas formas de ser e estar no mundo.
Leia e reflita sobre a seguinte frase: "No Brasil priorizamos o ensino à distância, especialmente a distância entre os ricos e os pobres". Numere as frases sobre as três dimensões presentes no processo de ensino-aprendizagem que se realizam na educação escolar, colocando 1 para humana, 2 para sócio política e 3 para técnica. ( ) se refere às questões sociais, econômicas, políticas e culturais mais amplas, que influenciam no processo de ensino-aprendizagem. ( ) diz respeito às relações interpessoais estabelecidas entre professor-aluno, aluno-aluno, professor- direção, aluno- direção como aspecto que estabelece ou limita um clima afetivo, o processo que favorece de ensino-aprendizagem. ( ) define-se objetivos, seleciona-se conteúdos, técnicas e recursos pedagógicos, estabelece-se processos de avaliação como fim último de concretizar o processo de aprendizagem e a formação do aluno. 2 – 1 – 3
A didática se traduz em um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino, na pedagogia tradicional. É característica dessa Pedagogia:
os alunos gravam a matéria ouvindo e fazendo exercícios repetitivos.
(TJPE, 2009). No que diz respeito aos Saberes Docentes e Formação Profissional, TARDIF (2002) afirma que: "O saber dos professores é profundamente social e é, ao mesmo tempo, o saber dos autores individuais que o possuem e o incorporam à sua prática profissional, para a ela, adaptá-lo e para transformá-lo" (p.15). Marque a alternativa que NÃO corresponde ao Saber Docente:
O saber dos professores é atemporal, significa que ensinar não supõe aprender a ensinar, uma vez que os professores dominam os saberes necessários à realização do trabalho docente, através das experiências familiares e escolares anteriores.
Em relação à Didática crítica, é INCORRETO afirmar que:
contribui para transformar a prática pedagógica da escola, ao desenvolver a compreensão articulada entre os conteúdos a serem ensinados e as práticas sociais.
Criou princípios e regras do ensino e foi o primeiro educador a formular a ideia da difusão dos conhecimentos a todos. Talvez resulte daí o famoso subtítulo de sua "Didática Magna: tratado da arte universal de ensinar tudo a todos". Estamos falando de: Comenius

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais