Buscar

APOL 1 LOGISTICA REVERSA GESTAO DE CADEIA DE SUPRIMENTOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Logística Reversa
A área que estamos conversando é uma nova área da logística empresarial que tem como objetivo gerenciar e operacionalizar o retorno de bens e materiais após sua venda e consumo, às suas origens, agregando valor aos mesmos. Dentro do contexto econômico, ambiental e social, essa nova ferramenta vem contribuir de forma significativa para o reaproveitamento de produtos e materiais após seu uso, amenizando os prejuízos causados ao meio-ambiente pelo grande volume de bens fabricados pelos complexos produtivos.
Com base neste contexto, assinale a área correta da Logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações correspondentes ao retorno dos bens de pós-vendas e pós consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo por meio de canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas
A - Logística Reversa
Você acertou!
GABARITO: Aula 1- Tema 1
Este é um dos importantes conceitos associados à logística
Questão 2/5 - Gestão da Cadeia de Suprimentos
Cada tipo de processo em manufatura faz com que a empresa siga uma linha de ação diferente para organizar as atividades das operações. 
Existem cinco tipos de processos de manufatura, busque diferencia-los numerando a segunda coluna de acordo com primeira.
( 1) Processos de projetos ( ) Alfaiate
( 2) Processos de jobbing ( ) Refinaria de petróleo
( 3) Processos em lotes ou bateladas ( ) Indústria de automóvel
( 4) Processos de produção em massa ( ) Construção de um edifício
( 5) Processos contínuos ( ) Olaria
Marque a alternativa que representa a sequência correta da correlação acima: 
A - 2-5-4-1-3
Você acertou!
Resposta comentada: A alternativa correta é a A.
AULA 1 - TEMA 3
- Processos de projeto:é característico dos processos de projetos o baixo volume e um grau elevado de customização. Feitos especificamente para atender aos pedidos dos clientes, tornando cada projeto único, embora alguns possam parecer similares. 
Processos de jobbing: da mesma forma dos processos por projetos, apresentam variedade alta e volume baixo, porém no primeiro os recursos transformadores são dedicados exclusivamente para um determinado produto, enquanto que no segundo os recursos são compartilhados entre todas as unidades.
- Processos em lotes ou bateladas: Produção em lotes, é necessário o uso de equipamentos diferenciados, e a sua própria adaptabilidade exige uma mão de obra especializada, devido às constantes mudanças de calibragens, ferramentas e acessórios. 
- Processos de produção em massa: são aqueles que fabricam um alto volume de produtos, porém com pequena variedade.
- Processos contínuos: são muitas vezes associados a tecnologias relativamente inflexíveis, de capital intensivo com fluxo altamente previsível.
Questão 3/5 - Gestão da Cadeia de Suprimentos
A classificação de materiais surge por necessidade, uma vez que com o aumento da industrialização e da introdução da produção em série, foi necessário, para que não ocorressem falhas de produção devido à inexistência ou insuficiência de peças em estoque (Fernandes, 1981, p.141).
Quanto a importância dos materiais estes podem ser classificados em:
Materiais X
Materiais Y
Materiais Z
Quando ocorre a falta no estoque de materiais classificados como ______, eles provocam a paralisação de atividades essenciais e podem colocar em risco o ambiente, pessoas e patrimônio da empresa. São do tipo que não possuem substitutos em curto prazo.
Marque a alternativa correta:
B - Material z
Você acertou!
GABARITO: Aula 2 - Tema 1
A alternativa correta é a b. Os materiais classificados como z são essências as atividades.
Questão 4/5 - Gestão da Cadeia de Suprimentos
A seleção de fornecedores envolve a recepção de coletas de preços ou propostas e a aplicação dos critérios de avaliação para selecionar um fornecedor. Vários fatores podem ser necessários para ser avaliados no processo de decisão da seleção do fornecedor.
Marque dos fatores abaixo quais deles influenciam na seleção de um fornecedor
( 1) Habilidade técnica 
( 2) Capacidade produtiva 
( 3) Confiabilidade 
( 4) Pós venda 
( 5) Localização do fornecedor
( 6) Preço 
Qual das sequências abaixo representa a sequência correta das alternativas acima.
B - Todas as alternativas acima influenciam a escolha do fornecedor.
Você acertou!
GABARITO: A alternativa correta é a b.
AULA 1 - TEMA 2
Há vários fatores que influenciam na seleção de um fornecedor, tais como:
Habilidade técnica: O fornecedor possui habilidade técnica para produzir ou fornecer o produto desejado?
Capacidade produtiva: A produção deve ser capaz de satisfazer às especificações do produto de forma consciente, ao mesmo tempo produzindo o menor número possível de defeitos.
Confiabilidade: Ao selecionar um fornecedor, é desejável que se escolha um fornecedor confiável, reputado e financeiramente sólido.
Pós-venda: Se o produto tem natureza técnica ou provavelmente necessitará de peças de reposição ou apoio técnico, o fornecedor deve ter um bom serviço de atendimento pós venda.
Localização do fornecedor: Algumas vezes é necessário/recomendável que o fornecedor esteja próximo do comprador, ou pelo menos mantenha um estoque local. 
Preço: O fornecedor deve ser capaz de oferecer preços competitivos, não significando necessariamente o menor preço.
Questão 5/5 - Logística Reversa
O mundo globalizado preocupa-se com as consequências dos sistemas produtivos sobre a vida. Face aos impactos causados ao meio ambiente, passou a apresentar uma dinâmica diferente em relação aos canais de distribuição, desenvolvendo os canais de distribuição reversos. Basicamente, os tipos de fluxos logísticos são os dois conhecidos e de maneira lógica são tratados como o de fluxos diretos e o de fluxos reversos, ambos tratam com as partes interessadas (clientes, fornecedores) de maneira direta, o que muda é apenas o fluxo do material e/ou da informação. 
Em se tratando de fluxos reversos, pode-se dizer que eles são assim identificados:
A - O retorno ao ciclo produtivo ou de negócios de parte dos componentes ou de seus materiais constitutivos para reaproveitamento no mesmo mercado original ou em secundários;
Você acertou!
GABARITO: Aula 2 - Tema 2
Basicamente, o conceito de LR determinado de maneira completa no requisito A. Conforme o autor da citação do nosso texto anterior detalha o retorno de todo os tipos de bens industriais pode se caracterizar como fluxo reverso.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais