Buscar

Anotações sobre a aula 1 Introdução à Administração

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundamentos da administração
palavras- chaves
Aula 1
> Nível estratégico ou institucional: Corresponde ao nível de cupula da empresa. Representado pelo peresidente e/ ou pelos seus diretores.
> Nível tático ou intermediário: Corresponde ao nível gerencial de uma organização. Atuando para que as pessoas que se encontram na base possam desenvolver suas atividdades com qualidade. O nívell gerencial deve atuar como um articulador ppra assegurar o alinhamento entre todos os níveis.
> Nível operacional ou técnico: Representa o "chão da fábrica". Responsavel pela execução e realização das tarefase atividades cotidianas. O administrador deve possuir visão operacional, ous eja, conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários que realizam as tarefas.
> toda empresa deve possuir sua missão, visão e valores.
> Missão: Razão de ser do próprio negócio
> Visão: O que a organização (Empresa) deseja vir a ser no futuro
> Valores: Variam de pessoas e empresas, sendo estabelecidos por meio de seus códigos e condutas. Servem de Bússola para o comportamento de seus funcionários.
> Atividades fins: Vinculadas diretamente à missão da empresa.
>Atividades meios: Dão suportee ao desenvolvimento das atividades fins.
> As funções dos processos administrativos são: Planejamento Organização, Direção e controle
> Planejamento: Decisões tomadas hoje para um futuro próximo
>Organização: Em uma visão hierárquica, compreende as decisões acerca da distribuição do poder em autoridade, tarefas, responsabilidades e prestação de contas junto as pessoas que estão na empresa
>Direção:Envolve os estilos de liderança e de direção utilizados pelos gestores para motivar as pessoas ao atingimento dos objetvos propostos e proporcionar o sentido de missão.
> Controle: Compatibilidade entre objetivos esperados e resultados alcançados. O produto principal da função de controle é a informação.
> Habilidade técnica: Qundo o administrador compreende e tem domínio da atividade que realiza.
> Habilidade humana: Capacidade de trabalhar com eficácia como membro de uma equipe, em prol do alcance dos objetivos comuns.
>Habilidade conceitual: Capacidade de visualizar a organização como um conjunto integrado e se posicionar do ponto de vista da organização. Requer maturidade, experiência e capacidade de analisar pessoas e situações.
>Um sistema organizacional pode ser definido como um conjunto de órgãos, setores, departamentos, unidades, pessoas, equipamentos etc., dinamicamente inter-relacionados e que desenvolvem uma atividade ou função para atingir um ou mais objetivos ou propósitos.
> Ambiente organizacional é composto por dois ambientes: Interno ee externo.
> Ambiente interno: Constituído dos processos internos, localizados nas diversas áreas de uma organização.
>Ambiente externo:Composto por variáveis incontroláveis, fora do ambiente interno das empresas, que podem afetá-las de forma positiva, com oportunidades, ou negativa, com ameaças.
>O ambiente externo divide-se em dois níveis: Elementos que atuam de forma indireta na organização, denominados como: Ambiente indireto, ambiente geral, macroambiente ou ambiente maior; Elementos qe atuam de forma direta na organização e é chamado de ambiente direto, operacional, específico ou tarefa.
>O ambiente geral ou macroambiente constituí-se de todo compllexo de condições e fatores externos que envolverm e influenciam difusament todas as empresasa em conjuno. Esses fatores engglobam as seguintes variáveis: 
> Variáveis tecnológicas:a tecnologia é uma variável ambiental que influencia o comportamento das organizações, assim como estas também podem afetar o desenvolvimento tecnológico.
>Variáveis políticas:Incluem o clima político e ideológico geral que o governo pode criar e a estabilidade ou instabilidade política e institucional do país em geral, já que estes fatores irão repercutir, em algum grau, no comportamento das organizações.
>Variáveis econômicas:podem favorecer o crescimento com a manutenção do estado atual da organização.
>Variáveis legais:Todas as organizações são afetadas pelo sistema legal, de forma direta ou indireta, assim como pelo aspecto dinâmico desse sistema.
>Variáveis sociais: Podem ser representadas pela estrutura sócio-econômica da população, as condições de vida de cada segmento populacional, a estrutura de consumo e o estilo de vida de cada segmento (ou tendências) e sistema de valores, entre outros.
>Variáveis demográficas:denominada demografia inclui: densidade populacional, mobilidade interna da população, índices de natalidade e mortalidade, taxa de crescimento demográfico, taxa de crescimento populacional, composição e distribuição da população segundo sexo, idade e estrutura familiar. 
>Variáveis ecológicas: definidas nos diferentes âmbitos do governo podem atuar como oportunidades e/ou ameaças para as organizações.
>Ambiente de tarefa constitui o meio específico e particular de cada empresa tomada individualmente, e que lhe é mais imediato e relevante (englobando consumidores ou usuários, fornecedores de recursos, concorrentes, além dos grupos reguladores). Composto por: Clientes, Concorrentes, fornecedores, grupos reguladores e stakeholders.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais