Buscar

Uma empresa do ramo calçadista possui Unidade de Alimentação e Nutrição

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Uma empresa do ramo calçadista possui Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), na modalidade de autogestão, e oferece aproximadamente 1 200 refeições/dia, incluindo desjejum, almoço, jantar e ceia, sistema de distribuição do tipo self-service (autosserviço) para todos os itens do cardápio.
A empresa participa do Programa de Alimentação aoTrabalhador (PAT), cujo objetivo principal é melhorar as condições nutricionais dos trabalhadores, com repercussões positivas na qualidade de vida, na redução de acidentes de trabalho e no aumento da
produtividade.
Nesse contexto, considerando-se a Portaria Interministerial nº 66, de 25 de agosto de 2006, conclui-se que
		
	
	a empresa optou pela modalidade de autogestão da UAN, devendo assegurar a qualidade e a quantidade da alimentação fornecida aos trabalhadores e fiscalizar o que a normatização do programa exige; caso a empresa tivesse optado pela prestação de serviços terceirizada, ela se isentaria dessas responsabilidades.
	
	o percentual proteico-calórico (NdPCal) das refeições deve ser de, no mínimo, 6%.
	 
	o cálculo do VET deve ser alterado, em cumprimento às exigências laborais, em benefício da saúde do trabalhador, desde que baseado em estudos de diagnóstico nutricional.
	
	a oferta mínima de duas porções de frutas e três porções de legumes ou verduras nas refeições principais (almoço, jantar e ceia), e, pelo menos, uma porção de frutas nas refeições menores (desjejum e lanche) é recomendada.
	
	o responsável técnico do PAT, que pode ser o proprietário do estabelecimento ou o nutricionista, deve ter o compromisso da correta execução das atividades nutricionais do programa.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408985393)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A supervisão é considerada uma atividade de coordenação que, realizada pelo nutricionista como responsável técnico, visa harmonizar todas as tarefas para que os objetivos da Unidade de Alimentação e Nutrição sejam atingidos. Sendo uma Unidade de Alimentação e Nutrição organizada de forma que a autoridade emane de um único chefe, favorecendo, portanto, a disciplina, essa estrutura organizacional pode ser enquadrada como:
		
	
	comissional.
	 
	linear.
	
	linha Staff.
	
	funcional.
	
	mista.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201408351776)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma empresa localizada no município de Simões Filho-BA possuía no seu planejamento inicial como um dos setores a ser administrado, uma unidade de alimentação e nutrição. Após um ano de inaugurada a diretoria da empresa foi substituída e definiram que este setor manteria o mesmo serviço, mas não seria administrado diretamente pela empresa. Muitas Chefias se opuseram, pois preferiam que a modalidade adotada permitisse ao funcionário escolher onde gostaria de realizar suas refeições visto que estavam localizados a dois quilômetros do centro da cidade. O representante sindical sugeriu que o funcionário recebesse o benefício para realizar a sua refeição em casa. Baseando-se no caso descrito marque a opção correta quanto a modalidades de serviços:
		
	
	Inicialmente era mandato, depois passou para concessão com produção no local embora a preferência de todos fosse por cartão alimentação.
	
	Inicialmente o serviço era terceirizado, depois mudou para autogestão.
	
	Inicialmente era serviço terceirizado, com utilização do cartão alimentação pelos funcionários, passando para cartão refeição.
	
	Inicialmente o serviço era terceirizado.
	 
	Inicialmente era autogestão, depois passou para concessão (terceirizada) com produção no local embora a preferência fosse por refeição convênio.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408495457)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma nutricionista especialista em alimentação coletiva recebeu uma proposta de trabalho para coordenar o serviço de alimentação de um hospital de referência em assistência à saúde materno-infantil. Durante a contratação foi explicado que as instalações físicas e estruturais e os equipamentos do serviço de alimentação são do próprio hospital, enquanto os manipuladores de alimentos e a matéria-prima são de responsabilidade de uma empresa chamada GRNUTS. Com base nas informações qual a classificação desse serviço de alimentação quanto aos objetivos e a forma de gestão, respectivamente?
		
	
	Institucional e autogestão
	
	Social e refeição convênio
	 
	Hospitalar e concessão
	
	Industrial e concessão
	
	Autogestão e industrial
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408499734)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as afirmativas abaixo e indique quais estão corretas em relação ao conceito: O que é administração?
I.    É a arte de administrar empresas de forma a torná-las lucrativas;
II. É o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos;
III. É a ciência de gerenciar alguma organização de modo a obter o máximo de desempenho possível;
IV. É a ciência de gerir pessoas para que elas façam o possível para que sua organização se desenvolva.
		
	 
	Todas estão corretas
	
	Somente I e III estão corretas
	
	Somente III e IV estão corretas
	
	Somente I e II estão corretas
	
	Somente II e IV estão corretas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais