Buscar

TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DA INTELIGÊNCIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE PSICOLOGIA
LILYANE PIRES DE MORAIS
GOIÂNIA/GO
2016
TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DA INTELIGÊNCIA – NP2
Módulo 7 - Escala de Inteligência Wechsler para Crianças - 3ed. (WISC-III): Fundamentos Teóricos e Análise Quantitativa
Em crianças e adolescentes, no Brasil e talvez no mundo científico em geral, a Escala de Inteligência Wechsler para Crianças - 3ed. (WISC-III) é o instrumento mais usado que permite a aferição da inteligência. Se propõe a verificar a capacidade global do sujeito produto da constituição genética individual, por um lado, e das experiências socioeducacionais, da motivação e de preferências da personalidade, por outro.
O WISC-III é utilizado para as idades entre 6 (seis) a 16 (dezesseis) anos, em aplicações individuais com duração aproximada de noventa minutos. Na forma original, o instrumento é composto por dez subtestes padrões e três suplementares, que medem diferentes habilidades da inteligência . Esses treze subtestes são agrupados em um conjunto verbal e em um conjunto execução (não verbal).
A soma dos escores ponderados dos subtestes verbais e dos subtestes de execução, excluindo os suplementares indica, respectivamente, os Quocientes de Inteligência Verbal (QIV) e os de Execução (QIE). Os escores de cinco sub-testes verbais e 5 de execução combinam-se para resultar no QI Total (QIT). Os subtestes suplementares não são usados para estabelecer os três QIs tradicionais (QIV, QIE e QIT), podendo ser aplicados toda vez que houver tempo disponível ou interesse do examinador por obter informações adicionais sobre os fatores Resistência à Distração e Velocidade de Processamento.
Os suplementares contam na pontuação do QI somente no caso de substituírem algum subteste padrão: Dígitos pode substituir qualquer subteste verbal e Procurar Símbolos pode substituir somente Código. No original norte-americano, Labirintos pode substituir qualquer subteste de execução.
Utilizado para o diagnóstico de Deficiência Mental e Superdotação, essa escala também permite o diagnóstico de deficiências neuropsicológicas, embora Wechsler não tivesse, inicialmente, esse objetivo.
De acordo com o manual da edição brasileira, "é um instrumento clínico, de avaliação individual, para avaliar a capacidade intelectual de crianças entre 6 e 16 anos" que parte da compreensão que inteligência é "a capacidade do indivíduo de agir com propósito, pensar racionalmente e lidar com o seu ambiente".
Mas, quais os principais índices fornecidos por essa escala?
O primeiro, o Quociente de Inteligência Geral (QIG), medida derivada da razão entre idade mental e cronológica foi substituído pelo QIG em função da raridade. Assim, um indivíduo com percentil igual a 50 tem um QIG igual a 100, pois tem 50% de pessoas com desempenho melhor que o dele e 50% pior do que o dele. A escala de Inteligência Wechsler para crianças usa escores padronizados com média 100 e desvio-padrão 15. Contudo, nem sempre o indicador mais favorável para a análise clínica é o QIG. Em alguns momentos a comparação entre os quocientes de inteligência verbal (QIV) e de execução (QIE) são os mais elucidativos.
Outro aspecto importante a ser analisado em um protocolo de WISC são os Índices Fatoriais. Baseados em diferentes agrupamentos de subtestes, a partir de técnicas de análise fatorial, eles possibilitam o estudo mais acurado da compreensão verbal, organização perceptual, resistência à distração e velocidade de processamento, do sujeito avaliado. Para a análise destes índices é fundamental o uso de todos os subtestes que os compõem. Ressalta-se ainda que, os índices fatoriais não devem ser usados isoladamente para formular inferências clínicas de natureza diagnóstica.
Para o índice fatorial denominado Compreensão Verbal utiliza-se os resultados ponderados dos subtestes, Informação, Compreensão, Semelhanças e Vocabulário. Para o índice Organização Perceptual, os subtestes Completar Figuras, Arranjo de Figuras, Cubos e Armar Objetos. As provas Aritmética e Dígitos e  as provas Procurar Símbolos e Código são respectivamente as que constituem os índices, Resistência à Distração e Velocidade de Processamento.
	Compreensão Verbal
	Organização Perceptual
	Resistência à Distração
	Velocid. de Processa.
	Informação
	Completar Figuras
	Aritmética
	Código
	Semelhanças
	Arranjo de Figuras
	Dígitos
	Procurar Símbolos
	Vocabulário
	Cubos
	
	
	Compreensão
	Armar Objetos
	
	
VERBAIS => engloba dois fatores:
- Compreensão Verbal => exigem compreensão como processos mentais, avalia o conhecimento verbal, e o entendimento obtido tanto da educação formal como informal e reflete a capacidade de se aplicar a habilidade verbal a novas situações. 
- Resistência à Distração => reflete habilidades para manter a atenção concentrada em um processo de informação rápida.
EXECUÇÃO => abarca dois fatores:
- Organização Percentual => processos mentais de organização; é uma medida não verbal que reflete a habilidade para interpretar e organizar material perceptovisual dentro de um tempo limite. 
- Velocidade de Processamento => habilidade para itens de percepção de conteúdo abstrato e exige velocidade no processo mental; avalia a habilidade para processar rapidamente informação perceptiva não verbal. São componentes importantes para este fator a concentração e a rápida coordenação visomotora.
APÊNDICE - HABILIDADES QUE OS SUBTESTES AVALIAM
	SUBTESTE
	O QUE AVALIA
	Vocabulário
	Desenvolvimento da linguagem e conhecimento de palavras 
	Semelhanças
	Formação de conceito verbal e de pensamento lógico abstrato (categórico)
	Aritmética
	Capacidade de resolver as quatro operações matemáticas básicas e habilidade de resolução de problemas complexos
	Dígitos
	Recordação e repetição imediata
	Informação
	Quantidade de informação geral que a pessoa assimila do seu ambiente circundante
	Compreensão
	Manifestação de informação prática, avaliação e uso de experiências passadas e conhecimento dos padrões convencionais de comportamento. 
	Completar Figuras
	Diferenciar o essencial dos detalhes não essenciais; requer o conhecimento do objeto, algum raciocínio e memória de longo prazo. Reconhecimento visual sem atividade motora essencial
	Código
	Aprender tarefas não familiares, envolvendo velocidade e acurácia na coordenação olho/mão e memória visual de curo prazo.
	Cubos
	Organização perceptual e visual, conceitualização abstrata (análise do todo em suas partes componentes), formação de conceito não verbal e visualização espacial.
	Arranjo de Figuras
	Reconhecer a essência da história e antecipar e compreender a sequência de eventos, particularmente, de eventos sociais, estando então envolvidas a capacidade de antecipação das consequências, a habilidade de planejamento e sequência temporal e os conceitos temporais. 
	Procurar Símbolos
	Atenção e rapidez de processamento.
	Armar Objetos
	Coordenação visomotora e habilidade de organização perceptual, bem como a capacidade de percepção das partes e do todo.
	Labirintos
	Capacidade de planejamento e coordenação visomotora.
ORIENTAÇÕES PRÁTICAS SOBRE APLICAÇÃO E PONTUAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DO TESTE
• Errar um item fácil e acertar um difícil sugere que a criança provavelmente sabe responder ao teste. Reaplicar o item ao final do subteste (exceto nas provas cronometradas ou em Dígitos), concedendo a pontuação em caso acerto.
• Repetir as questões do teste, principalmente as verbais, é permitido.
• Repetir itens é permitido nos subtestes verbais (exceto Dígitos), quando solicitado pela criança. Em Aritmética, o tempo continua sendo cronometrado durante a repetição do item.
TEMPO DE APLICAÇÃO
• Aplicar o teste, de preferência, em uma única sessão (em cerca de noventa minutos). Em caso de cansaço ou de desmotivação da criança, marcar outra sessão em um intervalo máximo de uma semana.
• Retestar a criança quando necessário, no mínimo após seis meses.
• Aguardar o final da aplicação
de um subteste, se a criança pedir uma interrupção.
ITENS INICIAIS DA APLICAÇÃO
• Aplicar os subtestes seguindo, a princípio, a sequência apresentada no Manual e na Folha de Resposta. Mudar a ordem dos subtestes somente em casos especiais: por exemplo, se a criança se negar a responder algum subteste. Nesse caso, retornar ao subteste no final da sessão.
• Iniciar a aplicação pelo item 1 de cada subteste e continuar até o critério de suspensão. Nos subtestes Informação, Aritmética, Completar Figuras e Cubos, os itens iniciais dependem da idade mental do examinando.
CRONOMETRAGEM
• Utilizar o cronômetro de forma discreta, para não distrair ou pressionar a criança.
• Cronometrar o tempo utilizado para a realização de todos os subtestes do conjunto de execução, assim como Aritmética, do conjunto verbal.
ANOTAÇÕES NO PROTOCOLO DE REGISTRO
• Anotar literalmente as respostas dos examinandos;
• Não deixar sem anotações nenhum dos itens aplicados;
OBTENÇÃO DOS PONTOS PONDERADOS EM SUBTESTES. QIs E ÍNDICES FATORIAIS
Transformar os pontos brutos em ponderados, após a pontuação das respostas (acertos), seguindo as etapas apresentadas na Tabela 2.3.
Tabela 2.3 Passos gerais para correção do WISC-III
	CORREÇÃO
	Apurar os acertos e os erros em cada subteste.
	Somar os acertos de cada subteste, o que corresponderá aos pontos brutos
	CONVERSÃO DOS RESULTADOS BRUTOS EM PONDERADOS
	Transferir os pontos brutos para o Quadro da Folha de Registro
	Transformar os pontos brutos em pontos Ponderados, consultando a tabela de correspondência de idade 
	CONVERSÃO DOS RESULTADOS PONDERADOS EM QIs E ÍNDICES FATORIAIS
	Somar os pontos ponderados dos cinco subtestes padrões da Escala Verbal
	Somar os pontos ponderados dos cinco subtestes padrões da Escala de Execução
	Somar o total de pontos ponderados das duas escalas (Verbal e Execução) para obter o resultado da Escala Total
	Somar os pontos ponderados dos subtestes que compõem cada um dos índices Fatoriais
	CONVERSÃO DOS RESULTADOS EM QIs E ÍNDICES FATORIAIS
	Converter as somas dos pontos ponderados das escalas em QIs (QIV, QIE, QIT) e em Índices Fatoriais (ICV, IRD, IOP, IVP), consultando as tabelas (Wechsler, p. 237-243)
	Obter o percentil correspondente a cada resultado em QIs e índices Fatoriais, consultando as mesmas tabelas
	Obter o intervalo de confiança para cada QI e Índice Fatorial (recomenda-se 95%)
	Fazer a descrição qualitativa dos QIs, conforme tabela de classificação (Wechsler, p. 31)
	Transferir todos os pontos ponderados dos subtestes e dos resultados de QIs e de Índices Fatoriais para os gráficos da Folha de Registro
	Proceder à análise qualitativa dos resultados
RAPPORT
É essencial explicar para a criança que:
• serão apresentadas perguntas e jogos;
• haverá perguntas fáceis e difíceis;
* se não souber responder às perguntas, é porque ainda não as aprendeu;
• será feito uso de cronômetro;
• as respostas serão anotadas.
Teste 1: Completar Figuras
- o que está faltando na figura? (Tem alguma coisa mais importante na figura? Perguntar isso só uma vez, se for necessário)
	- acertou = 1 ponto; errou = zero pontos
	- tempo limite para cada imagem: 20 seg. (passou o tempo e não respondeu = 0)
- interromper após 9 erros consecutivos (errou 8 mas acertou o nono: começa a contar nove erros novamente, do zero)
Obs1: se qualquer pessoa acertar tudo => será um péssimo teste (só deve acertar tudo quem tiver inteligência acima da média; por isso, tem que ter perguntas difíceis).
Obs2: Não é um teste de memória, embora a envolva de alguma maneira (exemplo: piano => tem que já ter visto um piano antes, para poder perceber o que falta). É um teste de Nomeação.
Teste 2: Informação
	- Interromper após 8 erros consecutivos
- Errou o primeiro (8 a 16 anos) => volta para a anterior, até ter 2 acertos. Se acertou logo as 2 primeiras: considerar certas todas as anteriores.
- Idades do paciente: 6-7 anos + 8-13 anos + 14-16 anos.
TIPOS DE MEMÓRIA: (i) Explícita (ou Declarativa) e (ii) Implícita (ou Não Declarativa ou de Procedimento). 
- Memória Explícita/Declarativa: 
(1) Episódica => a mais estudada; envolve a memória consciente num contexto.
(2) Semântica => não tem necessariamente a ver com o contexto (ex.: o aprendizado da palavra “água”).
(3) Autobiográfica => relativa a situações da própria vida.
(4) Prospectiva => “marcar” o futuro (ex.: às 16 h tenho que tomar o remédio).
(5) Da Fonte => lembrar da fonte em que extraí a informação (de onde saiu).
- Memória Implícita/Não Declarativa/De Procedimento: 
(1) Procedimento => ex.: aprender a tocar um instrumento (automatiza); dirigir um carro; etc.
(2) Condicionamento => ex.: Pavlov (experimento de).
Obs1: EMOÇÃO => afeta as memórias Explícitas e Implícitas.
Obs2: A memória Explícita é processada no HIPOCAMPO (não a Implícita).
Obs3: criança deprimida: não tem interesse no conhecimento => pode impactar no resultado do teste.
Teste 3: Código
	- Verificar se o paciente entendeu o teste (se não entendeu, o teste não vale).
	- Tem que responder na ordem que aparecem os números.
	- Ele tem que saber que deve responder o mais rápido possível e sem errar.
- Dar 2 exemplos e mandar o paciente fazer os outros 5 do exemplo (para ver se ele entendeu). Informar tempo do teste: 2 minutos. Após, falar: “valendo”.
- Contar quantos ele acertou (envolve velocidade + atenção + memória operacional (de trabalho) + habilidade motora fina).
Teste 4: Semelhanças
Caderno de Instrução:
- Anotar tudo que ele falar no caderno de respostas (além de dar a pontuação)
- Não dar feed-back ao paciente (indicação de que ele está errando ou acertando; em vez disso, fazer cara de paisagem).
- Se respondeu 2 coisas: uma que vale 1 e outra que vale 2 => pegar a melhor: 2.
- Se fizer o indicado no item anterior e, posteriormente, disser: não, não, não: e disser só a que vale 1 ponto => prevalece 1 ponto.
Obs1: Q = Questionar => pedir para explicar melhor
Obs2: Se eu quiser saber só: (i) Velocidade => “Código”; (ii) Capacidade de Abstração => “Semelhança”.
Teste 5: Arranjo de Figuras (formar uma estória com começo, meio e fim)
Avalio: raciocínio lógico + organização temporal e espacial (verifica também a atenção aos detalhes, embora não seja um teste de atenção).
- Interromper após 6 erros consecutivos.
LAÇO => limite de tempo = 45 segundos (paciente levou 46 segundos = zero pontos).
- Se ultrapassou o tempo, escrever na outra coluna + Ordem da resposta: LAÇO => acertou; outra resposta => errou (servem para uma avaliação Qualitativa).
- Fez dentro do tempo e acertou => verificar a pontuação nos intervalos da tabela (quanto mais rápido acertou, mais pontos).
CHUVA => Bom para testar AUTISMO (o autista não percebe a sutileza do pai fazendo cara de “não avisei?”).
CHAMA => Também tem a sutileza social (o autista não percebe a sutileza do que os pais estão sentindo, no último cartão).
Teste 6: Aritmética
- Interromper após 3 erros consecutivos 
- Pode usar os dedos para contar, mas não o lápis.
- acertou = 1 ponto; errou = zero pontos
- O paciente pode ir mal se tiver, por exemplo, problema de “memória de trabalho” (não consegue armazenar a informação, o enunciado).
Teste 7: CUBOS 
O mais importante teste de inteligência (vale para crianças e adultos).
Avalia => Viso-construção (ex.: engenheiro, ao ler uma planta (desenho técnico); arquiteto, etc).
- se tiver que aplicar somente 2 testes, um deles será o de Cubos.
- Interromper após 2 erros consecutivos 
- Só mostra as 3 primeiras: se acertou a 1ª, dentro do tempo => passar para a 4ª e dar 2 pontos para o 1 e o 2 (não fazer o 3). Da 4ª até a 12ª, ele é quem faz.
- Impactam no teste => Funções Executivas (planejamento, estratégia, controle inibitório (ser menos impulsivo)).
- Anotar o jeito que o paciente faz a tarefa (tentativa e erro ou planejamento?).
Teste 8: VOCABULÁRIO 
O segundo mais importante teste de inteligência.
Avalia => Compreensão de palavras + expressão verbal + conhecimento
geral (memória semântica) + inteligência cristalizada.
- Interromper após 6 erros consecutivos. 
- Se a criança tem AFASIA => não consegue falar (se expressar) => não aplicar este teste (nem metade dos testes do WISC III). 
Teste 9: ARMAR OBJETOS 
Avalia => Viso-construção (ou habilidades viso-espaciais). 
Prova que conta “tempo” para montar. Para evitar a influência do aplicador (tempo) na preparação do teste, usar o anteparo na frente do paciente, tampando sua visão (enquanto prepara o teste). Só chamar o paciente a participar após as peças corretamente dispostas (retirar o anteparo).
Caderno de aplicação: Todo lugar que tem um “X” (junção) correto => vai contar 1 ponto (ex.: ROSTO: máximo de 13 pontos).
Caderno Azul: - Colunas: nº de junções corretas. Multiplica por (2), (4) e (½). Por exemplo, se acertou 9 => multiplicar por ½ = 4,5: vale 5 pontos. Linha Azul (bônus): exemplo: item 2 => (i) acertou 8: 8 x ½ = 4 (para aí); se acertou 9: 9 x ½ = 4,5: vale 5 pontos: aí vou consultar a linha azul: se levou 10 segundos (10”) => leva 8, em vez de 5
Exemplo: item 4: ROSTO => só há bônus se acertar tudo (os 13). 
SÍNTESE => Montar um todo, a partir das partes. É comum (pode ocorrer) o AUTISTA ter dificuldade.
ANÁLISE => Decompor o todo em partes (dou inicialmente o TODO) (ex.: CUBOS). 
Teste 10: COMPREENSÃO 
- Interromper após 6 erros consecutivos. 
Avalia => Conhecimento de regras e normas sociais (que regem as relações humanas).
Teste 11: PROCURAR SÍMBOLOS 
Avalia => Velocidade de processamento + Atenção (“3” e “11” avaliam a mesma coisa) 
- Se tiver um dos dois símbolos que repetem em algum dos 5 outros: SIM; caso contrário: NÃO.
- Deve fazer do jeito mais rápido e possível em “120” (2 minutos).
- Se terminar => vai para B7. 120” é para fazer o B6, B7 e B8 (normalmente não dá para fazer tudo: parar com 120” e contar acertos). 
Obs.: Paciente não pode ser “rápido” e “lento” => se ocorrer discrepância em provas que avaliam a mesma coisa: ver se não é, por exemplo, um teste mediado pela motricidade (às vezes, depende de uma motricidade fina).
- Anotar: tempo e execução (se menor ou igual a 120”) + nº correto + Omissões (pular linha).
Obs.: No Brasil => só considero os acertos; Americana (professor a acha mais correta) => considera acertos/erros/omissões. 
OMISSÃO => só as linhas que ele pulou (NÃO considera o que ele não conseguiu responder, por causa do tempo limitado).
Teste 12: DÍGITOS (chamados “Teste Padrão Ouro”).
(A) Ordem Direta => Não pode agrupar os números (na hora de falar) para o paciente. Falar de modo bem “neutro”. Memória de curto prazo verbal (ou amplitude atencional).
Se errar as 2 na mesma linha => Parar o teste (se, na mesma linha, errar uma e acertar a outra: continuar).
(B) Ordem Inversa => Repetir, de traz para frente (bem mais difícil). Não pode agrupar os números (na hora de falar) para o paciente. Falar de modo bem “neutro”. Memória de trabalho (subgrupo da de curto prazo): manter a informação na cabeça e trabalhar com essa informação.
- Comparar com o teste 6 (Aritmético: pode repetir). No teste 12 (Dígitos: não pode repetir).
Obs.: Se for de 10 dígitos e errar só um => dar zero.
Teste 13: LABIRINTOS 
Avalia => Planejamento + Controle inibitório (se consegue refletir antes de agir; mede sua impulsividade).
- Achar a saída, do meio mais rápido, usando o caminho certo. Começa pela Entrada.
- Se ultrapassou a “linha imaginária” (extensão das duas linhas) de um canto sem saída => perde 1 ponto.
- Quantos menos erros, melhor.
- Avalia se o paciente “olha” antes de entrar no caminho errado: planejamento.
Módulo 8 - Escala Wechsler de Inteligência para Crianças - 3 ed (WISC-III): Análise Qualitativa
Neste módulo, o foco do estudo será a análise Qualitativa. Tão importante quanto à análise quantitativa, esta necessita ser realizada da melhor maneira possível, ou seja, cuidadosamente. Inicialmente você, estudante de psicologia, deverá classificar os resultados quantitativos conforme manual.
Após esta classificação os resultados dos subtestes - verbais e de execução - deverão ser analisados e interpretados de acordo com o objetivo de cada um deles, bem como, com os resultados ponderados obtidos. Diferentemente da análise item por item (qualitativa), o estudo do perfil constituído pelos resultados ponderados de cada subteste comporta uma explicação de natureza qualitativa, ou seja, permite comparar o resultado do sujeito em um subteste, relacionando-o às pontuações dos outros subtestes realizados por ele mesmo, bem como, aos escores obtidos nestes por pessoas de mesma faixa etária. A partir dessas análises comparativas é possível colocar em evidência as prováveis forças e fraquezas do indivíduo.
Dada a importância da análise de cada subteste é fundamental conhecer o que cada um deles investiga.
Entre os subtestes verbais temos: informação, semelhanças, compreensão, aritmética, vocabulário e dígitos. Os de execução são: completar figuras, arranjo de figuras, armar objetos, cubos, código, procurar símbolos e labirinto.
A relevância dos resultados gerados com o WISC-III, sejam eles quantitativos ou qualitativos, consiste na identificação das habilidades cognitivas que estão menos desenvolvidas no sujeito. Na maioria das vezes, são capacidades que foram pouco estimuladas ou que foram adquiridas parcialmente, independentemente de a causa disso estar associada à imaturidade da própria criança, a falhas de estimulação em contexto familiar ou a problemas pedagógicos.
Todas as funções cognitivas implicadas nos subtestes do WISC-III estão diretamente relacionadas ao desempenho na leitura, na escrita e na matemática. Por essa razão, a maior demanda de aplicação do teste ocorre diante de queixas relacionadas às dificuldades de aprendizagem da criança. Definir os défícits cognitivos permite uma intervenção que, quanto mais precocemente for realizada, minimizará os prejuízos ao desempenho acadêmico do aluno.
TESTES VERBAIS:
- Informação => mede o nível dos conhecimentos adquiridos a partir da educação escolar e familiar (amplitude de informação geral que o sujeito abstraiu de seu ambiente). É basicamente orientado para identificar a amplitude de informação.
- Compreensão => além de examinar a capacidade do sujeito exprimir as suas experiências, também visualiza o conhecimento de regras de relacionamento social. Manipular conceitos numéricos mentalmente também é um critério de inteligência. 
- Aritmética => habilidade para realizar cálculos mentais e transformar problemas orais em operações numéricos.
- Semelhanças => examina a capacidade para estabelecer relações lógicas, conceitos verbais e por categorias, capacidade de síntese e de integração de conhecimentos. Avalia pensamento lógico abstrato, raciocínio indutivo, além de desenvolvimento da linguagem e fluência verbal. Mede fator "g" (fator geral, de Spearman).
- Vocabulário => avalia a fluência verbal, a competência linguística e conhecimentos lexicais.
- Dígitos => a memória imediata é uma habilidade necessária a todos os sujeitos; este subteste parte do pressuposto que a repetição de números pode ter significância diagnóstica. Avalia memória auditiva imediata e capacidade atencional.
TESTES EXECUÇÃO:
- Completar Figuras => avalia a habilidade para identificar visualmente objetos familiares, formas e capacidades.
- Código => mede a destreza viso-motora, rapidez e precisão em fazer associações. Avalia velocidade de processamento, capacidade de seguir instruções sob pressão de tempo, persistência motora numa tarefa sequencial. Mede fator "e" (fator específico, de Spearman).
- Arranjo de Figuras => investiga a percepção e a compreensão visual. Envolve planejamento de eventos sequenciais e causais dentro de um todo inteligível.
- Cubos => examina a organização e processamentos viso-espaciais não verbais. Avalia, percepção, abstração, análise, síntese e reprodução de desenhos abstratos. Mede fator "g" (fator geral, de Spearman).
- Armar Objetos => analisa a habilidade do indivíduo para ver
relações espaciais a partir do modelo internalizado.
- Procurar Símbolos => requer discriminação perceptiva e rastreamento visual.
- Labirinto => investiga a capacidade de antecipação e de planejamento da ação grafo-motora.
Pontos Brutos => Não é usado para nenhuma interpretação (ele sozinho). O que traz significado é o quando eu trabalho (corrijo) esse número (pontos ponderados). 
Exemplo:
	TESTE
	PONTOS BRUTOS
	PONDERADOS
	1- Completar Figuras
	21
	13-13
	2- Informação
	18
	11-11
	3- Código
	33
	5-5
	4- Semelhanças
	15
	10-10
	5- Arranjo de Figuras
	23
	8-8
	6- Aritmética
	20
	14-14
	7- CUBOS
	30
	8-8
	8- Vocabulário
	31
	12-12
	9- Armar Objetos
	19
	7-7
	10- Compreensão
	24
	15-15
	11- Procurar Símbolos
	33
	15-15
	12- Dígitos
	12
	9-9
	13- Labirrintos
	21
	* 9
* Só apurável no modelo Americano
Ponderados => repetem porque significa um “percentil”: não faz sentido ir bem num teste e mal em outro; a lógica indica que ele manterá o mesmo percentil (ex: Aritmética => mesmo percentil em relação ao Verbal ou Organização Percentual).
Pg. 227: Tabela de Normas e Conversão
Paciente: 13 anos e 1 mês => (12 e 13 anos) (Pg. 233). BR = Amostra Brasileira.
Pg. 233: Bruto para Ponderado
Completar Figuras: 21 => 13 (Pts. Ponderados). Ir na Tabela: “Pontos Ponderados” e anotar: 13-13 (“Exec.” e “O.P.” Org. Percep.).
Labirintos => Pg. 285 (Amostra Americana) => 9
Soma dos Pontos Ponderados:
	- Verbal => Soma todos os números, menos os que estão entre parênteses.
	- Exec. => Soma todos os números, menos os que estão entre parênteses.
		- Verbal => 62
		- Exec. => 41 			- Total = 62 + 41 = 103
		- C.V. => 48 (Compreensão Verbal)
		- O.P. => 36 (Organização Perceptual)
		- R.D. => 23 (Resistência à Distração)
		- V.P. => 20 (Velocidade de Processamento) 
Obs.: Embora o “Dígitos” (teste 12) não seja obrigatório para VERBAL, é obrigatório para o R.D. (se eu não apliquei o “Dígitos” => não medi o R.D.).
Pg. 237: Soma dos pontos ponderados (QIs equivalentes).
- Verbal = 62: QI = 115; Percentil = 84; Intervalo de Confiança: Escolher sempre 95% (padrão hoje na Psicologia) => 107 a 122.
Quando você diz que ele tem um QI de 115, quer dizer que, com 95% de confiança, ele tem QI entre 107 a 122 (ainda tem 5% de chance de estar fora desses limites).
Qualquer medida da realidade tem erros (não é só na Psicologia).
Parte AZUL da Tabela ao lado: Pg. 238
	- em AZUL => 62 + 41 = 103
		- Verbal: 62 => 115 => 84 => 95% => 107 a 122
		- Exec.: 41 => 87 => 19 => 95% => 76 a 97
		- Total: 103 => 102 => 55 => 95% => 95 a 109
Obs.: O QI que eu uso é o obtido acima: 102 (e não 103).
Pg. 31=> - 130 para cima => Muito Superior (Excelentes Recursos)	
	- 120 a 129 => Superior (Ótimo)
	- 110 a 119 => Média Superior (Bons Recursos de Inteligência)
- 90 a 109 => Média (=)
- 80 a 89 => Média Inferior (Pequenas Dificuldades)
- 70 a 79 => Inferior (Limítrofe) (Tem Dificuldades)
- 69 e abaixo => Muito Inferior (Deficiente) (Muitas Dificuldades)
Professor => tem que dar um número (não basta dizer que, p.e., está na Média).
- Para cada subteste, posso saber como o paciente foi em relação àquela habilidade nele medida. Ex.: Ponderado: 9, 10, 11 = Média 
	- Acima de 11: está subindo na classificação (Máximo 19: Muito Superior).
OBS. 1: uma diferença de 15 pontos ou mais entre o quociente de inteligência verbal e o quociente de inteligência de execução é considerado discrepante.
OBS. 2: Testes Suplementares => Procurar Símbolos + Dígitos + Labirintos.
OBS. 3: Pessoa psicótica => tem alteração severa na capacidade de conceituação, em generalizar de forma abstrata, e demonstram prejuízo em seu esquema corporal => Subtestes que podem ficar comprometidos => Semelhanças e Armar Objetos.
RESUMO: (1) Aplicar os subtestes segundo o manual, e apurar a pontuação bruta; (2) Ir na tabela e, de acordo com a idade, apurar os pontos ponderados; (3) Somar a pontuação segundo os subgrupos: CV; RD; OP e VP (não considerar a pontuação dos subtestes complementares que se encontram entre parênteses) e dos subgrupos Verbal e Execução, mais o Total (Verbal + Execução); (4) com estes somatórios, ir na tabela e apurar: QI + Percentil + Intervalo de Confiança (95%); (5) Apurar a Interpretação (qualitativa) em outra tabela, a partir dos QI apurados no item anterior. 
EXERCICIOS RESOLVIDOS
(1) As afirmativas abaixo se referem ao quociente de inteligência e à Escala Wechsler. Assinale a alternativa correta.
I - No momento em que se salienta que o QI é uma medida do nível atual, fica claro que se trata de um dado fixo e imutável, que afetam as funções cognitivas:
II - Na administração do WISC, os primeiros itens são cruciais para os indivíduos com limitações mais severas, tanto que em caso de fracasso completo, é importante considerar a conveniência de interromper a prova, substituindo por uma mais discriminativa nos níveis mais baixos.
III - No subteste cubos, se a criança de 10 anos errar o item 3 na primeira vez que tentar realizá-lo, o examinador deverá encerrar a aplicação no subteste.
IV - O arranjo de figuras é um subteste em que o sujeito, distribuindo figuras em sequência, constrói historietas e, ao fazê-lo, demonstra compreensão de situação que envolve inter-relações sociais, comuns na cultura atual.
V - O WISC III é composto de vários subtestes, cada um medindo um aspecto diferente da inteligência. Nenhum subteste reflete todo o comportamento inteligente.
a) As alternativas I, II e III estão corretas.
b) As alternativas II, III e IV estão corretas.
c) As alternativas I, IV e V estão corretas.
d) As alternativas II, IV e V estão corretas.
e) As alternativas III, IV e V estão corretas.
Resposta => A alternativa (d) é a correta, pois as afirmativas (I) e (III) estão incorretas. A afirmativa (I) não está certa, dado que o resultado da testagem revela apenas o desempenho do sujeito no momento em que ele realiza a prova. Assim, ao contrário do que foi afirmado o resultado é flexível e mutável. No caso da afirmativa (III) o subteste cubos deve ser interrompido após dois erros consecutivos e não um. O que determina a interrupção é o  número de erros consecutivos e não a idade nem o item. Desta forma, a frase (III) está incorreta. 
(2) Marília é uma psicóloga recém-formada. Em um de seus pacientes aplicou o WISC III, realizado em uma sessão de 45 minutos. Em função do tempo ser curto, não aplicará os 13 subtestes, por isto optou não aplicar os subtestes Procurar Símbolos e Labirinto. Quais serão as implicações decorrentes desta decisão?
a) Marília não obterá o QI de execução, tendo em vista que para tal é necessário utilizar todos os subtestes.
b) Marília não obterá o resultado do fator velocidade de processamento.
c) A psicóloga terá que marcar outro horário para completar a prova.
d) Ela não obterá o resultado do fator organização perceptual.
e) Ela não poderá avaliar a capacidade do sujeito para manter a concentração ignorando os estímulos interferentes.
Resposta => A alternativa correta é a (b), tendo em vista que os subtestes que não foram aplicados compõem a análise da velocidade de processamento. A afirmativa (a) está incorreta, pois é possível obter o quociente de execução utilizando apenas quatro subtestes. Neste caso será necessário fazer cálculo. A alternativa (c) está incorreta, pois a aplicação de todos os subtestes não é obrigatória. Como dito, é possível utilizar cálculo ou subteste suplementar para substituir o que está faltando. A afirmativa (d) está errada, tendo em vista que os subtestes não compõem o índice fatorial organização perceptual. Por último, também incorreta, está a frase (e). Os subtestes que avaliam a resistência à distração são aritmética e dígitos.
(3) Os dados apresentados abaixo indicam quais foram os desempenhos intelectuais de uma criança que foi submetida a um processo de avaliação psicológica. A análise os resultados e assinale a alternativa INCORRETA:
WISC-III: QI Verbal = 72;   QI Execução = 103; QI
Total = 89
a) O sujeito apresentou inteligência verbal na faixa limítrofe
b) O desempenho de execução apresentado por ele foi médio.
c) A discrepância entre o desempenho verbal e de execução sugere dificuldades de linguagem e ou emocionais.
d) Os resultados sugerem que ela pode apresentar dificuldade na aprendizagem escolar.
e) O Quociente de inteligência geral indica que sua produção foi semelhante à faixa superior da população.
Resposta => A resposta incorreta é a afirmativa (e), pois a classificação não é superior, mas sim média. Considerando que a faixa de classficação de QI limítrofe corresponde ao intervalo entre 70 e 79 e a faixa média, o intervalo entre 80 e 119, conclui-se que as alternativas (a) e (b) estão corretas. No WISC-III, uma diferença de 15 pontos ou mais entre o quociente de inteligência verbal e o quociente de inteligência de execução é considerado discrepante. Desta forma, os dados apresentados indicam discrepância, tendo em vista a diferença existente entre eles de 31 pontos a favor das provas de execução. Isto sugere que as funções que se referem à linguagem e ao campo das emoções podem estar comprometidas. Em consequência, é possível que a criança tenha dificuldades de aprendizagem, pois alguns dos subteste verbais investigam aspectos da aprendizagem escolar.  Assim, tanto a alternativa (c) quanto a (d) estão corretas.
(4) João tem 12 anos e não está conseguindo acompanhar o aprendizado escolar. Deixa de realizar as tarefas, pois é muito desatento e nem sempre consegue copiar em seu caderno as lições que deverá executar em casa. Caso João passe por uma avaliação psicológica e se submeta ao teste WISC-III, provavelmente o resultado revelará baixo desempenho nos subtestes:
a) Arranjo de Figuras e Dígitos.
b) Armar Objetos e Labirinto.
c) Aritmética e Cubos.
d) Aritmética e Dígitos.
e) Procurar Símbolos e Código.
Resposta => A alternativa correta neste caso, seria a (d), pois os subtestes aritmética e dígitos constituem o índice fatorial Resistência à Distração. Embora não seja possível utilizar este índice como critério diagnóstico é importante salientar que se a criança for muito distraída terá dificuldade para realizar estas provas no tempo determinado. Os outros subtestes, ainda que possam também resultar em desempenho baixo, não são os mais prováveis, pois investigam outros campos da cognição. Em consequência a esta argumentação salienta-se que as alternativas (a), (b), (c) e (e) não respondem a questão formulada.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
MÓDULO 7
(1) Analise as frases abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Antes da aplicação do teste WISC-III, é necessário estabelecer uma relação amistosa com o examinando, a fim de que as angústias mobilizadas pela situação de exame sejam contidas e não comprometam a realização do teste.
II. O examinador, ao longo da aplicação do WISC-III, deve ir anotando literalmente as verbalizações e comportamentos do sujeito, a fim de que possa ter, em momento posterior, a análise quantitativa e qualitativa facilitadas.
III. Nas provas do WISC-III com limite de tempo, é conveniente interromper a tarefa ao final do tempo determinado pela prova, mesmo que a criança esteja perto do final.
(A) Somente a alternativa I está correta.
(B) Somente a alternativa II está correta.
(C) Somente a alternativa III está correta.
(D) Somente as alternativas I e II estão corretas.
(E) Somente as alternativas II e III estão corretas.
(2) Analise as afirmativas e assinale a correta.
I - Os subtestes Arranjo de Figuras e Aritmética correspondem, respectivamente, ao subgrupo verbal e de execução;
II - A aplicação da escala WISC-III sempre é iniciada pelo subteste informação, pertencente ao subgrupo verbal;
III - O WISC III é adequado para avaliação psicoeducacional e neuropsicológica;
IV - Os subtestes Procurar Símbolos e Código permitem verificar como está a organização perceptual do probando.
(A) As alternativas I e II estão corretas.
(B) As alternativas II e III estão corretas.
(C) As alternativas III e IV estão corretas.
(D) As alternativas I e II estão incorretas.
(E) As alternativas II e III estão incorretas.
(3) As escalas Wechsler têm como principal objetivo a avaliação do desempenho intelectual. Leia as frases e assinale a alternativa correta
(A) Wechsler criou a Escala Wechsler de Inteligência para Crianças, para Adultos e para pré-escolares.
(B) A terceira edição da Escala Wechsler de Inteligência Infantil é constituída por dez subtestes, dos quais cinco são verbais e cinco de execução.
(C) Os subtestes Aritmética e Cubos são subtestes suplementares no WISC III.
(D) O subgrupo verbal do WISC III compreende os subtestes Informação, Aritmética, Vocabulário, Compreensão e Dígitos
(E) O subgrupo de execução do WISC III compreende os subtestes, Completar Figuras, Arranjo de Figuras, Armar Objetos, Cubos, Código e Procurar Símbolos.
(4) Após estabelecer a correspondência entre a coluna dos subtestes do WISC-III (letras minúsculas) e a coluna de seus significados (números romanos), selecione a alternativa correta:
(a) Cubos.
(b) Informação.
(c) Dígitos.
(d) Arranjo de Figuras.
 (I) Avalia, entre outros aspectos, percepção, análise, síntese e reprodução de desenhos abstratos.
(II) Envolve fatores como, percepção, compreensão visual, planejamento de eventos sequenciais e causais dentro de um todo inteligível.
(III) É basicamente orientado para identificar a amplitude de informação.
(IV) Avalia memória auditiva imediata e capacidade atencional.
(A) A correspondência correta é: (a) (I); (b) (III); (c) (IV); (d) (II).
(B) A correspondência correta é: (a) (III); (b) (I); (c) (IV); (d) (II).
(C) A correspondência correta é: (a) (I); (b) (III); (c) (II); (d) (IV).
(D) A correspondência correta é: (a) (I); (b) (IV); (c) (III); (d) (II).
(E) A correspondência correta é: (a) (II); (b) (III); (c) (IV); (d) (I).
(5) Assinale apenas a alternativa que contém os subtestes de EXECUÇÂO do WISC III.
(A) Arranjo de Figuras, Código, Armar Objetos, Cubos e Completar Figuras.
(B) Informação, Código, Dígitos, Arranjo de Figuras e Cubos.
(C) Completar Figuras, Semelhanças, Arranjo de Figuras, Armar Objetos e Vocabulário.
(D) Cubos, Aritmética, Semelhanças, Procurar Símbolos e Código.
(E) Labirinto, Cubos, Completar Figuras, Código e Semelhanças.
(6) As afirmativas abaixo se referem à construção e possíveis resultados do WISC III. Analise-as e assinale a alternativa correta.
(A) São exemplos de subtestes da Escala Verbal: Completar Figuras, Informação, Vocabulário e Dígitos.
(B) Resultados altos nos subtestes verbais apontam para dificuldades em atividades mediadas pela linguagem.
(C) Os subtestes Dígitos, Procurar Símbolos e Labirintos são suplementares.
(D) São exemplos de subtestes da Escala de Execução: Cubos, Arranjo de Figuras, Completar Figuras, Aritmética, Labirinto.
(E) Resultados baixos nos subtestes de execução podem representar habilidades em organização viso-espacial.
(7) De acordo com David Wechsler, “a inteligência seria uma capacidade global do indivíduo para agir intencionalmente, pensar racionalmente e relacionar-se adequadamente com o ambiente”. Analise as afirmações e assinale a alternativa correta.
I - De acordo com esta definição o termo "global" indica que a inteligência faz parte de um todo maior que compõe a personalidade;
II - A inteligência, de acordo com Wechsler, estaria relacionada a habilidades específicas, envolvendo apenas os aspectos cognitivos;
III - A inteligência não seria apenas uma habilidade de pensar racionalmente, mas também uma capacidade de adaptação;
IV - Esta definição está fundamentada na noção de que a inteligência estaria dissociada dos aspectos da personalidade;
V - A inteligência poderia ser compreendida como uma forma de adaptação do indivíduo ao meio, assim como a sua facilidade para captar as informações do ambiente;
(A) Apenas as afirmações I, II e III estão corretas.
(B) Apenas as afirmações I, III e V estão corretas.
(C) Apenas as afirmações I e II estão corretas.
(D) Apenas as afirmações II e IV estão corretas.
(E) Apenas as afirmações I, II, III e IV estão corretas.
(8) As técnicas gerais de avaliação e procedimentos básicos de aplicação e correção do WISC III são de extrema importância, uma vez que explicam os princípios de administração que se referem a todos ou a alguns subtestes específicos, desta forma é correto afirmar que:
I - Os princípios básicos para o uso do WISC III são: limites apropriados de idade, procedimentos padronizados, tempo de aplicação, condições ambientais e rapport.
II - Os princípios referentes à administração do instrumento são: sequência dos subtestes, início e interrupção dos subtestes, cronômetro do tempo, verificação da respostas.
III - As considerações para a pontuação das respostas aos subtestes no WISC III são subjetivas.
IV - As instruções para a aplicação e avaliação do teste estão minuciosamente informadas no manual do instrumento, assim como, os procedimentos que deverão ser seguidos para todos os subtestes.
V - O instrumento pode ser útil para a elaboração de uma programação educacional específica para a criança testada.
Assinale a alternativa correta:
(A) Apenas as afirmações I e IV estão corretas.
(B) Apenas as afirmações II, III e V estão corretas.
(C) Apenas as afirmações II e III estão corretas.
(D) Apenas as afirmações I, II, IV e V estão corretas.
(E) Apenas as afirmações I e II estão corretas.
(9) Relacione os subtestes do WISC III com as suas respectivas definições:
A - Cubos             B - Informação             C - Dígitos                D - Arranjo de Figuras
I - Avalia, entre outros aspectos, percepção, análise, síntese e reprodução de desenhos abstratos;
II - Envolve fatores como, percepção, compreensão visual, planejamento de eventos sequenciais e causais dentro de um todo inteligível;
III - É basicamente orientado para identificar a amplitude de informação;
IV - Avalia memória auditiva imediata e capacidade atencional.
A alternativa correta é:
(A) A - I; B -II; C -IV; D -III
(B) A - III; B - I;  C - II; D - IV
(C) A - I;  B - II; C - III;  D - IV
(D) A - II;  B - IV;  C - I;  D - III
(E) A - I;  B - III;  C - IV;  D - II
MÓDULO 8
(10) A Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC-III) foi desenvolvida levando em consideração a concepção da inteligência como uma entidade agregada e global, ou seja, capacidade do indivíduo em raciocinar, lidar e operar com propósito, racionalmente e efetivamente com o seu meio ambiente. Por esta razão, os subtestes foram selecionados com o objetivo de investigar muitas capacidades mentais diferentes, mas que juntas oferecem uma estimativa da capacidade intelectual geral da criança.
Considerando o texto e fundamentação teórica de TAI podemos afirmar que o WISC-III é um teste de inteligência baseado na teoria bifatorial de Charles Spearman e alguns subtestes são saturados de fator geral (g) e outros de fator específico (e) de inteligência. Desta forma, analise as afirmações:
I - Completar Figuras é um subtestes que avalia: reconhecimento e memória visual, organização e raciocínio, além de interesse e atenção ao ambiente, concentração e percepção das relações todo-parte para discriminação de aspectos essenciais dos não-essenciais, mede fator "g".
II - Cubos é um subteste que avalia: abstração, capacidade de análise e síntese, de conceituação abstrata viso-espacial e estratégia de solução de problemas, mede fator "g".
III - Procurar Símbolos é um subteste que avalia: discriminação perceptual, habilidade para explorar estímulos visuais, velocidade e precisão e memória a curto prazo, mede fator "g"
IV - Semelhanças é um subtestes que avalia: pensamento lógico abstrato, raciocínio indutivo, além de desenvolvimento da linguagem e fluência verbal, mede fator "g".
V - Código é um subteste que avalia: velocidade de processamento, capacidade de seguir instruções sob pressão de tempo, persistência motora numa tarefa sequencial e mede fator "e"
 Assinale a alternativa correta:
(A) Apenas as afirmações I, III e V estão corretas.
(B) Apenas as afirmações II, IV e V estão corretas.
 (C) Apenas as afirmações III e V estão corretas.
(D) Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.
(E) Apenas as afirmações IV e V estão corretas.
(11) Marília, dez anos de idade, cursa a segunda série do ensino fundamental e não tem histórico de repetência, pois ingressou mais tarde na escola. Foi efetuada uma avaliação de inteligência através do WISC-III e os resultados apontaram para rendimento muito inferior à média (faixa de deficiência mental) em todos os subtestes do Índice de Organização Perceptual e desempenho muito acima da média em todos os subtestes de Velocidade de Processamento.
A partir dos dados e informações apresentadas no texto, assinale a alternativa correta:
(A) Sabe-se que Marília saiu-se bem em sete subtestes do WISC-III.
(B) Marília teve desempenho ótimo em Código e em Arranjo de Figuras, mas rendeu abaixo do esperado em Armar Objetos.
(C) Seu desempenho em Cubos foi melhor do que o obtido em Procurar Símbolos.
(D) Seu desempenho em Labirintos foi melhor do que em Aritmética.
(E) Sua performance foi muito boa em Procurar Símbolos e Código, mas teve muita dificuldade em Completar Figuras.
(12) Durante um processo de avaliação psicológica, Pedro, dez anos de idade, submeteu-se ao teste de inteligência WISC-III e apresentou desempenho muito superior nos seguintes subtestes: Informação; Compreensão; Vocabulário e Semelhanças. Nos outros subtestes o resultado foi médio. Ao analisar tais dados o psicólogo verificou que:
(A) Pedro tem excelente capacidade de memorização.
(B) As habilidades de compreensão verbal de Pedro são muito superiores.
(C) A habilidade atencional de Pedro é muito superior.
(D) Pedro apresenta organização perceptual superior.
(E) A velocidade de processamento e a resistência à distração de Pedro são excelentes.
(13) As pessoas que possuem uma estrutura psicótica têm alteração severa na capacidade de conceituação, em generalizar de forma abstrata, e demonstram prejuízo em seu esquema corporal. Aponte quais subtestes da Escala Wechsler podem ficar comprometidos diante destas dificuldades:
(A) Semelhanças e Armar Objetos
(B) Labirinto e Dígitos
(C) Vocabulário e Informação
(D) Compreensão e Aritmética
(E) Semelhanças e Dígitos
(14) Ana é uma psicóloga recém-formada. Em um de seus pacientes aplicou o WISC-III, realizado em uma sessão de 45 minutos. Em função do tempo curto, não foi possível completar a aplicação dos 13 subtestes e ela resolveu não realizar os subtestes: Procurar Símbolos e Labirinto. Quais serão as implicações decorrentes desta decisão?
(A) Ana não obterá o QI de Execução.
(B) Ana não obterá o resultado do fator de Velocidade de Processamento.
(C) Ela terá que marcar um outro horário para completar a prova.
(D) Ela não obterá o resultado do fator Organização Perceptual.
(E) A aplicação parcial dos subtestes do WISC-III não trarão qualquer implicação.
(15) Os resultados abaixo indicam quais foram os desempenhos intelectuais de uma criança que foi submetida a um processo de avaliação psicológica. Analise os resultados e assinale a alternativa correta
QI Verbal = 72;      QI Execução = 103;    QI total = 89
(A) O sujeito apresentou inteligência verbal na faixa média.
(B) O desempenho de execução apresentado por ele foi médio superior.
(C) Quanto ao quociente de inteligência geral sua produção foi semelhante à faixa média inferior da população.
(D) A discrepância entre o desempenho verbal e de execução sugere déficits neurológicos.
(E) Os resultados indicam que ela pode estar apresentando dificuldades na realização de atividades motoras.
(16) O resultado de alguns subtestes em uma avaliação de inteligência por meio do WISC-III foram:  Semelhanças = 9;    Informação = 8;   Completar Figuras = 6.
Com base nestes dados pode-se afirmar que:
(A) O sujeito apresentou bom uso de conceitos verbais indicando boa habilidade para definir palavras e para estabelecer relações essenciais
entre os conceitos, porém mostrou leve dificuldade para evocar lembranças recentemente memorizadas.
(B) O sujeito demonstrou boa amplitude atencional e habilidade visomotora para fazer associações com certa rapidez.
(C) O sujeito apresentou muita dificuldade para organizar um todo que foi apresentado em partes, a partir da análise dos aspectos espaço-temporais.
(D) O sujeito indicou boa abstração verbal, mas apresentou dificuldade para realizar a prova que avaliou abstração espacial.
(E) O sujeito mostrou bom desempenho nas provas que avaliaram o fator velocidade de processamento.
(17) Maria tem 8 anos e está com dificuldade de aprendizagem. Realiza as tarefas lentamente, pois acaba perdendo muitas informações novas por falta de atenção. Se ela submeter-se ao testes WISC-III, o resultado provavelmente revelará que tem dificuldade nos subtestes:
(A) Código e Completar Figuras.
(B) Dígitos e Aritmética.
(C) Compreensão e Armar Objetos.
(D) Completar Figuras e Informação.
(E) Procurar Símbolos e Labirinto.
(18) Durante um processo de avaliação psicológica, Mario submeteu-se ao teste de inteligência WISC-III e apresentou desempenho excelente no subtestes, completar figuras, arranjo de figuras, cubos e armar objetos. Nas outras provas os resultados foram bons. Ao analisar tais dados o psicólogo verificou que:
(A) Ele tem excelente capacidade de memorização.
(B) A habilidade atencional de Mário é excelente.
(C) Mário apresenta excelente organização perceptual.
(D) A velocidade de processamento e a resistência à distração de Mário são excelentes.
(E) São excelentes as habilidades para organizar um todo e para lidar com julgamentos sociais.
(19) Marilda, filha única de mãe solteira, 9 anos e 3 meses, 5º ano, submeteu-se ao teste de inteligência WISC III. Os resultados apontaram para rendimento muito inferior à média (faixa de deficiência mental) em todos os subtestes do índice Organização Perceptual e, desempenho muito acima da média em todos os subtestes do índice Velocidade de Processamento.
Considerando estes dados, assinale a alternativa correta:
(A) Sabe-se que a criança saiu-se bem em sete subtestes do WISC-III.
(B) Marilda teve desempenho ótimo em Código e em Arranjo de Figuras, mas rendeu abaixo do esperado em Armar Objetos.
(C) Seu desempenho em Cubos foi melhor do que o obtido em Procurar Símbolos.
(D) Seu desempenho em Labirintos foi melhor do que em Aritmética.
(E) Sua performance foi boa em Procurar Símbolos e Código, mas teve muita dificuldade em Completar Figuras.
GABARITO
	1
	D
	5
	A
	9
	E
	13
	A
	17
	B
	2
	D
	6
	C
	10
	B
	14
	B
	18
	C
	3
	A
	7
	B
	11
	D
	15
	C
	19
	E
	4
	A
	8
	D
	12
	B
	16
	A

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais