Buscar

av3 constitucional para prova

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA 1 -Caso Concreto: O Decreto Legislativo n 136/2011 dispõe sobre a realização de plebiscito para a criação do Estado de Carajás, nos termos do inciso XV do art.49 da Constituição Federal.Informe quais seriam os possíveis resultados do plebiscito?
R:Se os dois plebiscitos fossem positivos haveria a criação de dois novos estados por meio de lei complementar do Congresso Nacional.Se pelo menos um deles fosse negativo não haveria criação de nenhum novo estado. (18§ 3º,§ 4º)
AULA 2 -Caso Concreto: Considerando a previsão da referida Lei, qual a entidade federativa que terá competência para dispor da exploração dos serviços locais de gás canalizado?
R: O ente federativo é o Estado membro, em regra o mesmo tem competência residual, mas a competência para a exploração dos serviços locais é uma exceção em razão de constar expressamente do texto constitucional (art 25 parágrafo 2º da CF)
AULA 3- Caso Concreto: - A intervenção, como medida excepcional, ocorre apenas nas hipóteses e formas estabelecidas na Constituição Federal. Em se tratando de intervenção fundada em recusa a execução de lei federal, esta depende de provimento do STJ ou de representação do procurador-geral da República. Analise justificadamente a assertiva.
R: A assertiva está errada, pois o provimento da intervenção deve ser do STF, e não do STJ e referido o provimento somente poderá ocorrer se apresentada a representação pelo PGR.
AULA 4- Caso Concreto : As imunidades de Deputados ou Senadores só podem subsistir durante o estado de sítio mediante o voto de dois terços dos membros da Casa respectiva, nos casos de atos praticados fora do recinto do Congresso Nacional, que sejam compatíveis com a execução da medida.
R: A assertiva está errada, uma vez que as imunidades subsistirão em caso de sítio e só podem ser suspensas mediante o voto de dois terços da casa respectiva, e não ser mantida com os votos. Como prevê o art. 53, §8º: CF/88.
AULA 5- Caso Concreto
a) Pode o policial militar ser candidato a vereador sem se afastar definitivamente da corporação? R: Sim, pois o militar possui mais de dez anos de corporação. Art. 14, §8º da CF.
b) Está correto o entendimento segundo o qual a vedação de filiação partidária, enquanto em serviço ativo, não se estende aos militares dos estados? R: Está errado, pois a própria Constituição expressamente para essa situação, equipara os militares dos Estados, aos militares das Forças Armadas. Art.42 § 1º
c) Está correta a orientação no sentido de que o registro da candidatura suprirá a falta de filiação partidária? R: Correto, o TSE decidiu por resolução que o militar, na falta de filiação partidária poderá participar do pleito por meio de registro direto de sua candidatura.
d) Poderá o militar, se não for eleito, retornar aos quadros da polícia militar? R: Pode, se o militar tiver mais de dez anos, ficará agregado durante o período de campanha eleitoral, podendo pedir o retorno a ativa. Se for eleito, passa para a reserva. ( art 14 , §8º, ll, CRF/88)
Aula 6-Caso concreto: Poderia o requerimento de CPI determinar o comparecimento obrigatório do diretor de empresa vencedora da licitação pública do Programa de Aceleração do Crescimento para prestar esclarecimento?
R: sim , 58 par 3 , pois a cpi possui poderes de investigações próprios das autoridades judiciais
Aula7 -Caso concreto: Após ampla investigação, os Ministérios Públicos Federal e Estadual concluíram que determinados Deputados Federais e Estaduais, todos pertencentes à mesma legenda partidária, haviam recebido vantagem pecuniária para que votassem favoravelmente a determinados projetos legislativos de interesse de grandes empreiteiras do País.Considerando que a conduta dos parlamentares, a teor do art. 37, § 4º, da CR/88 e da Lei nº 8.429/92, configuraria ato de improbidade, os membros do Ministério Público, com atribuição, ajuizaram ações em face daqueles, em primeira instância, pleiteando a aplicação das penalidades cabíveis.
R: não estão corretas pois as imunidades dos parlamentares previstas na constituição , não alcançam atos de improbidade
Aula 8-Caso concreto: Em decorrência da aplicação do princípio da simetria, o chefe do Poder Executivo estadual pode dispor, via decreto, sobre a organização e funcionamento da administração estadual, desde que os preceitos não importem aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos. Analise justificadamente a assertiva.
R: a assertiva é verdadeira pois existe na constituição Federal a previsão desta atribuição para o chefe do poder executivo Federal e aplicando-se o princípio da cimetria em razão da forma de estado federação a msm regra torna-se de repetição obrigatória para o chefe do executivo estadual . 84 inciso 6 alinea a .
Aula 9- caso concreto: Um grupo de alunas de Direito se reuniu para estudar Direito Constitucional para a sua prova.Decidiram aprofundar seus estudos acerca do Poder Executivo.Durante o encontro, Maria disse aos demais colegas que o Chefe de Estado quando condenado em Processo de Impeachment, ele perderia a sua função pública e seria apenado também com a restrição da liberdade por 8 anos, uma vezque este processo seria julgado pelo Supremo Tribunal Federal.
a) No caso de Impeachment o Chefe de Estado sofre pena de restrição de liberdade? R:correto art 85 inciso 3 a constituição prevê este tipo responsabilidade
b) O Supremo Tribunal Federal tem competência para julgar o Presidente da República nos crimes que levam ao seu impedimento? R: 84 inciso 4 . 49 inciso 5 . Existe uma possibilidade na constituição do poder legislativo Federal sustar atos de regulamentação do poder executivo Federal que ocorram em excesso e em razão do principio da cimetria a msm regra é repetida para o âmbito dos estados .
Aula10- caso concreto:Um fazendeiro descobriu que sua mulher o havia traído com um cidadão de etnia indígena que morava numa reserva próxima à sua fazenda. No mesmo instante em que tomou ciência do fato, o fazendeiro dirigiu-se à reserva indígena e disparou três tiros contra o índio, que, no entanto, sobreviveu ao atentado.
a) A quem compete julgar esse caso? R: Por se tratar de crime doloso contra a vida, o caso deverá ser julgado pelo Tribunal do Júri, da justiça estadual comum. Embora a vítima seja um índio, o caso não está relacionado a disputa de direitos indígenas, razão pela qual não seria competência da Justiça Federal (art. 109, XI).
b) Qual é o fundamento do art. 109, IX, da Constituição da República?? R: A atribuição à Justiça Federal da competência para julgar disputas sobre direitos indígenas decorre da competência atribuída à União Federal para proteção da cultura indígena, seus bens e valores (art. 231, CRFB). É por esta razão que a competência, nestas hipóteses, será da Justiça Federal, independentemente do Estado onde o caso tenha ocorrido.
c) Caso o juiz federal entendesse ser incompetente para julgar esse caso e encaminhasse os autos ao juiz de direito e estetambém entendesse ser incompetente, a quem caberia decidir qual o juízo competente? Por quê? R: A competência, neste caso, será do STJ, pois se trata de conflito negativo de competência entre órgãos vinculados a tribunais diversos (art. 105, I, d, CRFB).
Aula 11- cas concreto: Mévio, advogado com longos anos de carreira, resolve concorrer a vaga de magistrado surgida no Tribunal de Justiça K, tendo apresentado o seu currículo para a Ordem dos Advogados do Brasil, que o incluiu na lista de advogados. Mesma situação ocorreu com a lista escolhida pelo Tribunal de Justiça.Àluzdas normas constitucionais, responda aos itens a seguir:
A)Qual é o percentual de vagas destinada aos advogados nos Tribunais de Justiça? R:Com base no art. 94 da CRFB (Quinto Constitucional) (0,15), o percentual é de 10% para advogados
B)Quais são os ritos de escolha realizados pelaOABe pelo Tribunal de Justiça?R:Escolha de lista sêxtupla pela OAB local, dentre advogados com mais de dez anos. Escolha de lista tríplice pelo TJ
C) De quem é a competência para nomeação? R: Governador do Estado
Aula 12- caso
concreto: O STF decide, em reclamação, por sua competência, em parte, processar determinado evento, conferindo, si et in quantum, competência da jurisdição de 1° grau a outro fato, por ainda não vislumbrar fenômeno conectivo. Julgando Habeas Corpus, colegiado de 2° grau diz da incompetência de 1° grau. Pergunta-se: cabe nova Reclamação, a assegurar a decisão na reclamação precedente?
R:Sim, os foros recusos a decisão proferida em reclamação pode ser impugnada por outros meios tais como ação recisória, medida provisória ou por outra reclamação.
Aula 13- Caso concreto: Pode o Governador de Estado negar aplicação a Lei votada pela Assembleia Legislativa,sob o fundamento de inconstitucionalidade?
R: sim , pois o governador tbm tem obrigação de preteger a supremacia da constituição
Aula 14- caso concreto: É constitucional medida provisória que discipline o trâmite da ação rescisória no âmbito da justiça do trabalho, desde que se atente para os limites materiais da CF, tais como a ampla defesa e o contraditório?
R: não , pois msm que a medida provisória disponha sobre ação rescisória na justiça do trabalho sua natureza é originária do processo civil e a constituição proibi expressamente esta possibilidades 62 para1 1 b

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais