Buscar

Apol 3 Aula 4 tirei 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Gestão de Projetos de Mudança
O Modelo Transteórico de Mudança (MTT) foi desenvolvido por James Prochaska em 1979 e consolidado na década de 1990. Embora seja considerado uma das mais inovadoras propostas para a promoção da saúde e prevenção de doença, tem sido de grande valia aos gestores, pois explica as diferentes etapas que são comuns aos processos de mudança de comportamento (Cabrera; Gustavo, 2000). 
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I - O MTT está alicerçado na premissa de que a modificação do comportamento ocorre ao longo de um processo, no qual o indivíduo tem níveis de motivação que determinam a sua prontidão para empreender a mudança.
II – O MTT considera o estágio de prontidão como variável preditiva, através dessa identificação, é possível desenhar estratégias que promovam a sensibilização, o treinamento, o fortalecimento e o apoio necessários ao indivíduo, grupo ou organização no processo de mudança.
III – O MTT é representado por estágios divididos em: descongelamento, mudança e recongelamento. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	I e II, apenas.
	
	E
	II e III, apenas.
Questão 2/5 - Gestão de Projetos de Mudança
O clima organizacional é o reflexo direto do grau de satisfação ou insatisfação dos colaboradores sob diversos aspectos, como o estilo de liderança, a estrutura física, o ambiente psicológico. Além da pesquisa de clima organizacional, pesquisa realizada para avaliar a percepção dos funcionários a respeito do clima organizacional, há alguns indícios que podem evidenciar que o clima não vai bem.
Considerando esse contexto, avalie os indícios a seguir:
I – As pichações nos banheiros da organização revelam que o clima é saudável.
II – As entrevistas de desligamento ajudam a identificar os motivos da saída dos colaboradores.
III – A ausência da adesão em programas de sugestão pode revelar a descrença por parte dos funcionários de que algo irá mudar.
IV - O excessivo número de faltas não cobertas pela legislação trabalhistas e atrasos sinaliza também um conjunto de insatisfações que abrem espaço para a ausência de comprometimento por parte do funcionário. 
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	I e II, apenas.
	
	C
	II e III, apenas.
	
	D
	II, III e IV, apenas.
	
	E
	III e IV, apenas.
Questão 3/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
As Normas Série ISO 9000 se tornaram as mais conhecidas e utilizadas no mundo, servindo de referencial e padrão de qualidade para as organizações estabelecerem o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). A norma deixa claro que a implementação de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica e, como tal, deve ser adotada pela direção-geral da organização.
Com base nessas informações, assinale a única alternativa correta que apresenta os 7 princípios norteadores da ISO 9001:2015:
	
	A
	Foco na produção, liderança em custos, vendas, logística empresarial, just in time, sistema kanban e qualidade.
	
	B
	Foco no cliente, liderança, engajamento de pessoas, abordagem por processos, melhoria contínua, tomada de decisão baseada em evidência e gestão de relacionamentos.
	
	C
	Foco na inovação, na tecnologia avançada, pessoas, prazos de pagamento, logística empresarial, preços baixos e marketing.
	
	D
	Foco na produção, na qualidade percebida, no marketing, nos recursos humanos, na coordenação, no aprendizado e no preço baixo.
	
	E
	Foco na divisão de tarefas, nos preços altos, na qualidade, na tecnologia de informação, na estratégia, no planejamento e nas decisões.
Questão 4/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Na ISO 9001 a diretoria, deve demonstrar seu comprometimento com o desenvolvimento e a implementação em realizar tudo o que for necessário para que o sistema de gestão da qualidade atue com sucesso dentro da operação. Para tal marque a alternativa falsa em relação as responsabilidades da diretoria segundo a ISO 9001.
Analise as afirmativas abaixo, marque V para as verdadeiras e F para as falsas, e marque a alternativa que apresente a sequência correta.
I. Foco no cliente e política da qualidade.
II. Objetivos da qualidade e planejamento do sistema de gestão da qualidade.
III. Planejamento do sistema de gestão da qualidade e objetivos de vendas.
IV. Definir responsabilidade, autoridade e representante da direção.
V. Comunicação interna e análise crítica pela direção.
	
	A
	V - V - V - F - F
	
	B
	V - V - F - V - V
	
	C
	V - F - V - F - V
	
	D
	V - V - F - F - V
	
	E
	F - V - F - V - F
Questão 5/5 - Gestão de Projetos de Mudança
As organizações podem ser consideradas como um fenômeno cultural, que varia de acordo com o estágio desenvolvimento do ambiente, sendo assim, entende-se a necessidade de se considerar a cultura na implementação das mudanças organizacionais (Souza, 2014).
A partir desse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - Existem organizações que adotam a mudança como cultura e mantêm os olhos voltados para o ambiente externo. E, ao identificarem oportunidades, aceitam as mudanças como algo absolutamente natural.
PORQUE
II -  Atuam no sentido de reforçar o status quo, a ordem estabelecida das coisas, e exercem força no sentido de preservar a organização em seus modelos.
Sobre essas duas asserções, é correto afirmar que
	
	A
	As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
	
	C
	A primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
	
	D
	A primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
	
	E
	As duas afirmativas são falsas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais