Buscar

Resenha do texto Objetivos do Ensino da Matemática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha do texto “Os Objetivos do Ensino da Matemátiva”
Aluna: Flávia Clemente Marques 
O texto “Objetivos do Ensino da Matemática” aborda a dificuldade que os alunos têm em enxergar a importância do ensino de matemática. Os autores ressaltam que não podemos dizer que a matemática só é importante por desenvolver o raciocínio lógico e ser necessária em atividades práticas que envolvem aspectos quantitativos da realidade, que são as razões comumente utilizadas para justificar seu ensino. Essas justificativas são incompletas, uma vez que o pensamento matemático vai além do raciocínio lógico. 
O texto defende que a Matemática está bastante ligada à intuição e à imaginação, ou seja, à faculdade mental que nos permite obter conhecimento sem o uso do raciocínio lógico. Utiliza-se comumente o termo “intuitivo” para se referir a algo com veracidade facilmente reconhecível, mas não necessariamente fácil. Por exemplo, há vários teoremas que, mesmo sem demonstração concreta, já são aceitos na comunidade matemática, e também podem ser chamados conjecturas ou hipóteses. Assim, intuição e imaginação são de extrema importância na invenção matemática.
Voltando à justificativa do ensino de matemática, os autores ressaltam que o papel dessa disciplina na formação do conhecimento humano é indispensável. Com isso, é possível afirmar que o raciocínio lógico e a necessidade em atividades práticas não são justificativas suficientes para o aprendizado matemático nas escolas, uma vez que o ensino da Matemática é indispensável para uma formação humanística completa. Além disso, também é importante que o aluno veja a matemática como um instrumento necessário para o estudo de outras ciências. Sem a compreensão da Matemática, mesmo com amplos conhecimentos em outras áreas, seus horizontes culturais serão limitados. 
Por fim, é ideal que o professor, ao ensinar a disciplina, justifique a relevância do que está ensinando, além de tentar despertar em suas aulas o interesse dos alunos, trazendo questões e histórias intrigantes às aulas. No entanto, o texto reforça que o mais importante para que se obtenha o sucesso como professor é o amor à profissão, junto com as tentativas de sempre aprender mais, objetivando assim motivar seus alunos a gostar da Matemática.

Continue navegando