Buscar

Simulados Ludicidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Simulados Ludicidade
Questão 1/2
Leia o seguinte extrato de texto:
“Acredito que uma educação voltada para a integração dos vários aspectos do ser humano — corporal, emocional, mental, e espiritual, traga possibilidades a cada educando (e a cada educador) de se conhecer um pouco mais, de se relacionar melhor consigo mesmo e com o outro, possibilidades de se expressar de forma mais espontânea e criativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Lucia Helena Pena. Ludicidade e Arte-Educação: tecendo fios e cores. In: PORTES, Écio Antônio (Org.). Diálogos sobre ensino, educação e cultura. Rio de Janeiro: E-papers, 2006. p. 129.
Apreender os sentidos do Lúdico na escola é tarefa dos professores e pedagogos. De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, é correto afirmar que:
	
	A
	O lúdico encontra-se em brincadeiras entre crianças que estão entrando na fase de “pré-adolescência”.
	
	B
	Ludicidade e infância são conceitos divergentes e devem ser tratados de forma separada.
	
	C
	A ludicidade na infância, quando estimulada, promove o disciplinamento e a individuação.
	
	D
	A formação lúdica se assenta em pressupostos que valorizam a criatividade, o cultivo da sensibilidade e a busca da afetividade.
	
	E
	A ludicidade está presente na infância nos momentos com seus familiares. A escola deve se resguardar ao papel de ensinar conteúdos.
Questão 2/2
Considere a seguinte afirmação:
“No espaço da sala de aula, a criança procura satisfazer seus desejos não realizáveis imediatamente envolvendo-se em um mundo imaginário, onde os não realizáveis podem ser concretizados; a este mundo é que se chama da brincadeira”.
34, p. 169-179, ago. 2006. p. 173.
Sobre os conceitos de brincadeira, brinquedo e jogo abordados no livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, assinale (V) para a(s) alternativa(s) Verdadeira(s) e (F) para a(s) alternativa(s) Falsa(s):
I. ( ) O jogo é caracterizado pela presença de regras que sistematizam as ações dos sujeitos envolvidos.
II. ( ) A brincadeira caracteriza-se por iniciar pela imaginação e despir-se de intencionalidade na ação.
III. ( ) A regra não se faz necessária no decorrer da brincadeira.
IV. ( ) Os brinquedos nada mais são do que a imaginação colocada em prática.
	
	A
	V – F – F – V
	
	B
	V – V – F – V
	
	C
	F – F – F – V
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	F – V – F – V
estão 1/2
Leia o texto a seguir:
Um professor atento ao desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos verifica por meio dos jogos e das brincadeiras os desafios, as dificuldades e superações das crianças, adolescentes e jovens. Essa observação é necessária e deve ser feita sempre que possível.
Fonte: a autora.
De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, a ludicidade é uma concepção que deve ser desenvolvida em sala de aula, deve ser pensada em todo o planejamento, desde o objetivo até a avaliação, portanto:
	
	A
	As regras do jogo, por exemplo, são as condições em que o professor pode impor a disciplina aos alunos, ao criá-las de forma rigida e não negociáveis.
	
	B
	Do ponto de vista da avaliação, o jogo proporciona a comparação clara e precisa entre os participantes, podendo o professor incentivar a competição.
	
	C
	Os jogos podem conter regras. As regras ajudam a organizar todo o cenário para que o professor possa ter condições de levantar algumas hipóteses para sua avaliação.
	
	D
	Quando um aluno não consegue dominar as regras de um jogo proposto, o professor deve encaminhá-lo diretamente para o acompanhamento psicopedagógico.
	
	E
	Os erros que aparecem durante as tentativas das crianças em determinado jogo devem ser evitados e, quando possível, penalizados.
uestão 2/2
Leia o seguinte extrato de artigo:
“Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação isto implica que aquele que brinca tenha domínio da linguagem simbólica. Isto quer dizer que é preciso haver consciência de diferença existente entre a brincadeira e a realidade imediata que lhe forneceu conteúdo para realizar-se. Neste sentido, para brincar é preciso apropriar-se de elementos da realidade imediata de tal forma a atribuir-lhes novos significados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0358.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2016.
A brincadeira de faz de conta como ação lúdica pedagógica, de acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, é entendida como:
	
	A
	A separação das áreas de desenvolvimento e aprendizagem, mesmo quando há o objetivo direcionado ao estímulo de mais de uma área de desenvolvimento.
	
	B
	Representações de papéis em uma situação imaginária, em que se alteram significados de objetos e de situações.
	
	C
	Aquelas que perpetuam a manifestação livre e espontânea da cultura popular local.
	
	D
	As construções montadas e desmontadas continuamente, com materiais concretos.
	
	E
	A criação de símbolos a partir de temas sugeridos pelos professores.
Questão 1/2
Leia o seguinte trecho retirado de um texto jornalístico:
“A legislação brasileira reconhece explicitamente o direito de brincar, tanto na Constituição Federal (1988), artigo 227, quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente — ECA (1990), artigos 4º e 16, mas ainda não oferece as condições para que esse direito seja exercido plenamente por todas as crianças.  Outros direitos e princípios do ECA guardam direta relação com o brincar, dentre os quais destacamos, direito ao lazer (art. 4º), direito à liberdade e à participação (art. 16), peculiar condição de pessoa em desenvolvimento (art. 71)”.
O Estatuto da Criança e do Adolescente — ECA (1990) é um Documento de extrema importância para o país. Sobre o direto à brincadeira, segundo o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, analise as afirmativas a seguir:
I. A criança pode ter momentos de brincadeiras livres na escola, independente da mediação do professor.
II. A utilização do lúdico como recurso pedagógico é uma forma de garantir o direito das crianças ao ensino e à aprendizagem.
III. A experiência escolar é a primeira experiência de socialização da criança.
IV. O pátio e os corredores da escola precisam ter livre passagem para todos, reservando as brincadeiras para a sala de aula.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II.
	
	B
	I, II e III.
	
	C
	II e III.
	
	D
	I e IV.
	
	E
	III e IV.
Questão 2/2
Leia a seguinte afirmação:
“Na condição de atividade natural e espontânea da criança, o lúdico expressa aquilo que é próprio da natureza infantil: sua condição irracional e impulsiva e sua necessidade de fantasiar”
O livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica aponta para a fantasia como inerente à infância, quando destaca que:
	
	A
	Um mundo fantasioso criado pela criança é um risco para o seu desenvolvimento.
	
	B
	Um contexto real que é transposto para uma fantasia irracional traz complicações para uma ação pedagógica efetiva.
	
	C
	As fantasias criadas pelas crianças são formas de negar sua relação com o mundo adulto.
	
	D
	A criança precisa de tempo e de espaço para identificar e construir sua identidade e realidade própria e isso é feito através da fantasia.
	
	E
	A fantasia é um processo que começa aos 3 anos e termina aos 4 anos, ou seja, ao mesmo tempo em que a criança aprende a falar.
Questão 1/2
A foto abaixo monstra uma criança jogando o jogo chamado “Bingo das Letras”, muito utilizado para a introdução à alfabetização.
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem integralmente, ela está disponível em: <http://www.atividadeseducacaoinfantil.com.br/alfabeto-e-palavras/bingo-das-letras/attachment/bingo-letras/>. Acesso em: 16 ago. 2016.
Sobre os jogos na educação infantil e séries iniciais, que envolvem o início da alfabetização,
o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica considera que:
	
	A
	Os métodos de ensino são mais importantes do que o modo como os alunos aprendem.
	
	B
	As letras e as palavras precisam ser decodificadas pelas crianças, por meio da repetição.
	
	C
	O lúdico, como recurso pedagógico na alfabetização, serve para gerar momentos de descontração, pois aprender a ler e escrever gera muito estresse nas crianças.
	
	D
	O lúdico, como recurso pedagógico na alfabetização, possibilita que a informação seja apresentada à criança por meio de diferentes tipos de linguagens.
	
	E
	O jogo Bingo das Letras deve ser usado na alfabetização de adultos, já que é direcionado a estes
Questão 2/2
Leia o seguinte extrato de texto:
“A brincadeira do faz de conta ou também conhecida como jogo simbólico é uma atividade lúdica importante para as crianças desenvolverem sua autonomia, é através da interação com as pessoas e objetos do seu meio que elas têm oportunidades de expressar suas aprendizagens, porque não estarão apenas brincando, mas sim desenvolvendo sua imaginação, criatividade e controlando as suas ansiedades e medos”.
O faz de conta, é uma forma de brincadeira que pode ser direcionada para um fim pedagógico, como, por exemplo o desenvolvimento da linguagem. Sobre esse assunto, conforme o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, é correto afirmar que:
	
	A
	O faz de conta é uma forma de dramatização, que desenvolve a capacidade de representação da criança, com recursos gestuais intencionais.
	
	B
	A brincadeira do faz de conta deve ser direcionada pelos professores com o objetivo de avaliar o rendimento dos alunos na condição de alfabetização.
	
	C
	O desenvolvimento da linguagem depende da reprodução da escrita.
	
	D
	Todos os jogos simbólicos criados pelos alunos precisam ser mediados pelos professores.
	
	E
	A brincadeira do faz de conta da criança normalmente envolve animais e seres humanos sem diferenciação. Por isso, é preciso que o professor faça a intervenção e apresente a diferença entre animais e seres humanos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais