Buscar

PROINTER III


Prévia do material em texto

Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Anhanguera- FACNET
Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (PROINTER III )
Tutora EAD à Distância: Jaquelini Tonon Stefanello
Aluna:
Rilene Nogueira Viana – RA: 1909617895
Taguatinga-DF
2017.
Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos
Projeto Interdisciplinar III (PROINTER III) apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera/FACNET,como requisito para a avaliação da disciplina Gestão de Pessoas ministrada pela Tutora a Distância(EAD),Professora Jaquelini Tonon Stefanello para a obtenção e atribuição de nota da atividade avaliativa.
Resumo
Tendo em vista, a evolução dos processos e tecnologias ao longo dos anos, as empresas começaram a buscar novas estratégias para enfrentar a competitividade e se manter no mercado. A partir desse contexto, o setor de recursos humanos torna-se mais valorizado, pois se percebe a importância do capital humano para enfrentar o mercado globalizado. Tendo em vista essa percepção, este estudo tem como finalidade pesquisar como os gestores de uma pequena empresa percebem a implantação do setor de recursos humanos e quais são as possibilidades e desafios de implantar esse setor nessas circunstâncias. Para a melhor compreensão da temática escolhida, foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Os resultados foram avaliados a partir da análise de conteúdo e interpretados conforme o referencial teórico desenvolvido. A teoria aborda uma perspectiva importante com relação às contribuições do departamento de RH para a organização.
INTRODUÇÃO
 Com o objetivo de elaborar um Projeto de Implantação do setor de Recursos Humanos em uma empresa privada, realizou-se levantamento de uma Pesquisa de Clima Organizacional, para melhor compreensão da situação interna da empresa. Assim possibilitando o levantamento de ações para minimizar ou anular os gargalos identificando os desafios enfrentados em relação à definição e alocação das equipes de trabalho, em paralelo às atividades cotidianas do órgão gestor de RH. A revisão e consolidação da legislação remuneratória e de pessoal para fazer frente à necessidade de construção de base de dados do sistema e os esforços para a sua melhoria visando uma melhor aderência com a configuração do novo sistema e seu elevado grau de automatismo. Prazos, cronogramas e a busca pelo melhor resultado: gerenciando o projeto e conciliando-o com os recursos disponíveis e as variáveis intangíveis. A transição entre projeto e rotina diária, e a necessidade de remodelagem da estrutura organizacional da empresa.
A implantação do Departamento de Recursos Humanos é recomendável para o crescimento da empresa, pois é fundamental o alinhamento dos interesses da instituição e os interesses dos colaboradores que nela trabalha.
Hoje acreditamos não estar mais em discussão a importância da área de Recursos Humanos. Pelo contrário, cada atividade, cada área, cada assunto discutido dentro da área de RH tornou-se extremamente estratégico para uma organização.Pequenas, médias e grandes empresas, deveria existir uma estrutura mínima de Recursos Humanos.
CRONOGRAMA 
	ATIVIDADES 
	Atividade
	SETORES
	Carga horária
	PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
	TODOS
	 72h
	Planejamento Estratégico.
	-
	30h
	Implantação do 5S.
	-
	30h
	Qualificação da Equipe
	Palestras
	5 Eventos
	120H
	Treinamentos
	6 Eventos 
	108H
	Indicação de auditores 
	-
	72h
	 auditoria interna. 
	- 
	24H
	Total de horas
	456 horas
 No primeiro momento buscamos um diagnóstico da área, com a realização de uma pesquisa de clima organizacional, visto que esse projeto é um instrumento de análise, que se utiliza de ferramentas quantitativas e qualitativas, para apresentar à empresa uma visão da sua real situação potencial e cotidiana. Mapeia-se o ambiente interno da empresa, a fim de compreender as reais demandas e insatisfações existentes. Realiza-se uma análise crítica dos resultados obtidos, apresentam-se as informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria e se desenvolvem planos de ação de acordo com as demandas percebidas. Desta forma, é possível atacar efetiva e assertivamente os principais focos de problemas e melhorar o ambiente de trabalho. Para tanto, o projeto de pesquisa de clima organizacional pressupõe que a percepção coletiva que os colaboradores têm da empresa - por meio da experimentação de práticas, políticas, estrutura, processos e sistemas - e a reação dos mesmos a esta percepção são ferramentas importantes para a Gestão de Pessoas e o planejamento estratégico de Recursos Humanos.
  Optamos por contratar uma empresa especialista no assunto. Fechar os olhos para o que está errado na empresa certamente não ajudará a melhorar seu desempenho. A solução, então, é ter olhos críticos e visão analítica, distinções que nem sempre quem está envolvido em todas as instâncias consegue fazer. E é aí que entra a consultoria empresarial - Renovation, líder no mercado em consultorias empresariais, com ampla carteira de clientes e parcerias,trazendo um olhar diferenciado sobre o negócio ao perceber pequenos detalhes que geralmente passam despercebidos pela equipe. Assim é possível construir diagnósticos com mais facilidade, contribuindo para que você identifique pontos de melhoria até mesmo onde imaginava estar tudo perfeito.
Definir metas e objetivos para a equipe na empresa é fundamental para otimizar o trabalho e, assim, aumentar a produtividade. Dessa forma, os colaboradores têm mais claro o que deve ser feito e entendem a importância de cada tarefa assumida. O resultado, portanto, não pode ser outro senão a melhora do desempenho de toda a equipe.
O desafio da Consultoria Renovation é identificá-los, mapeá-los, entender como eles funcionam agora e identificar “problemas” nesses processos atuais .Juntamente com o profissional de RH, que mesmo não especializado como tal, será elaborado um questionário, que busque as principais questões de uma empresa, como comunicação interna, gestão, remuneração e benefícios, histórico da empresa, segurança, relacionamento interpessoal.
Já diagnosticados, identificados e mapeados, o departamento, agora chegou o momento de organizar tudo e promover as mudanças necessárias, redesenhando seus processos e fluxos de trabalho de acordo com as melhores práticas e técnicas.
Começaremos pelos mais importantes, os que causam mais impactos, aqueles que a empresa considerou prioritários e essenciais para uma área de RH como, por exemplo: Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Remuneração e Benefícios, Pagamento de Salários, etc... 
Serão implantados procedimentos e políticas necessárias para planejar eficientemente e realizar auditorias internas e externas, em conformidade com a norma ISO 9001 e auditorias de certificação de acordo com a ISO 17021. Com base em exercícios práticos, os participantes irão desenvolver as habilidades (dominar técnicas de auditoria) e competências (gerenciamento de equipes de auditoria e programa de auditoria, comunicação com os clientes, e resolução de conflitos) necessárias para a realização eficiente de uma auditoria.
É expressamente importante a descrição de um cargo para uma organização, pois é a base para implementar todo processo de avaliação, remuneração, remuneração variável, e para isso é necessário entender como são exercidas diariamente todas as funções de todos os colaboradores dos diversos setores de uma empresa. A descrição de cargos também funciona para discriminar quais as competências técnicas, comportamentais e a formação necessária para o culpar determinado cargo.
 Esta Consultoria implementará uma área de RH que conseguirá recrutar e selecionar com qualidade,tomando atitudes para: Desenvolver um procedimento de Recrutamento e Seleção, Criar um fluxo de contratação rápido e eficaz, Ter um ótimo banco de currículos, seja local ou na internet, Ter alguém com experiência em entrevistas técnicas e comportamentais, testes básicos para melhor avaliação de candidatos, Prepar um check list de todo o processo de Recrutamento e Seleção, contratar clínicas especializadas em testes psicotécnicos, Pesquisar sobre seu candidato, buscando referências,dar feedback sempre aos seus candidatos, seja ele positivo ou não, fazer um bom processo de admissão e de integração do novo funcionário,nunca deixando de acompanhá-lo. 
Trabalhamos ainda em investir em Treinamento fazendo um levantamento das necessidades de treinamentos dos colaboradores de acordo com a legislação, analisando as exigências de clientes e necessidade de melhor desempenho.Criando um treinamento padrão de sua empresa, separando e classificando os treinamentos, através de um calendário anual agendado, já preparando um orçamento de treinamento para o próximo ano.
Todas as atividades ligadas à área de RH, ou seja, que demandam diretamente do trabalho humano, necessitam ser feitas com dedicação. É o sentido de coletividade, de trabalho em equipe e, para isso, todo líder tem que saber preparar uma equipe, tem que desenvolver sua equipe, trabalhando de forma que cada um de seus integrantes saiba exatamente o que o outro faz, sua forma de agir, sua função, sua atividade e o seu espaço dentro do grupo. Todos dentro do time são responsáveis por uma tarefa e consequentemente pelo sucesso ou pelo fracasso da mesma. Para isso é muito importante, desenhar um programa de desenvolvimento de líderes, identificando as principais competências que a empresa entende serem importantes, montando um plano de treinamento, com cronograma, e principalmente avaliando os resultados desse projeto.
Para avaliar os resultados dos trabalhos realizados, será necessário que se siga o ciclo do PDCA,que serve exatamente para que o departamento de RH possa mensurar os seus resultados, ou seja, medir e verificar se o seu plano de ação ou se a forma como foi executado, está realmente funcionando, e se funcionou bem.
No momento em que você colocar seu plano em prática, é preciso primeiramente "Estabelecer uma meta", pois, a partir do momento que você preparou essa primeira parte, definiu suas metas, objetivos e está executando, aí você parte para o segundo passo dentro dessa parte do ciclo PDCA, que é medir os seus indicadores. Com suas metas estabelecidas e definidas, você agora tem os indicadores de desempenho em mãos e, a partir daí, é necessário criar uma rotina de mensuração, de medição, ou seja realizar uma Pesquisa de Clima Organizacional de uma empresa, um processo muito importante para avaliar vários fatores que interferem na satisfação ou insatisfação do trabalhador em relação à empresa. É uma forma de mapear as percepções sobre o ambiente interno da organização. Ela também analisa a forma como a empresa gere seus recursos. Assuntos como Gestão, Comunicação, Remuneração e Benefícios, Segurança, Liderança, Treinamentos, etc...
Criar um processo de avaliação de desempenho bem estruturado demanda tempo, investimento e conhecimento no assunto. Assim, a empresa, O Consultor , o gestor de RH em conjunto com sua liderança precisa estudar e verificar qual a melhor opção para sua realização. 
A avaliação de desempenho é uma ferramenta muito eficaz, pois através dela é possível identificar os pontos de melhoria dentro de uma organização, especificamente do profissional dessa empresa. Utilizaremos a Avaliação 360º - normalmente mais adotado pelas empresas atualmente. Método que proporciona a participação de todas as pessoas que se relacionam com o colaborador: pares, superiores, subordinados, clientes e fornecedores.
	
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A área de recursos humanos é fundamental nas empresas, visto que, essas de encontram em um mercado extremamente competitivo, onde a exigência da qualidade em produtos e serviços é constante. Frente a esse cenário de competitividade, agilidade e exigências, planejar o setor de RH é relevante, pois o equilíbrio entre as áreas de empresa tornou-se fundamental para as organizações manter-se no mercado e buscar o seu crescimento.
A partir da pesquisa realizada, buscamos aprofundar o entendimento sobre o tema e, dessa forma, contribuir p0ara o desenvolvimento das organizações e dos profissionais envolvidos com a área de Recursos Humanos. Buscou-se compreender também, a relevância de implantar uma área específica de RH e pesquisar as contribuições que esse setor pode trazer à uma empresa.
Com a perspectiva de implantar este setor, verificamos que, ficou evidente uma barreira muito forte entre os já contratados com “Gestores” e os que irão ser treinados, para atender a deficiência constatada na empresa, pois os demais ficam temerosos ns disputa pela empregabilidade e a falta de conhecimento, afastando assim, o interesse pela implantação.
Referências Bibliográficas
https://www.lume.ufrgs.br

Continue navegando