Buscar

TIPOS DE RAÇÕES PARA CÃES E GATOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TIPOS DE RAÇÕES PARA CÃES E GATOS
Standard
São rações que abocanham a maior fatia do mercado consumidor. Geralmente são fabricadas por grandes empresas e têm ingredientes de boa qualidade, ainda que de menor digestibilidade (termo que relaciona o quanto o trato gastrointestinal do animal consegue absorver de nutrientes), como a soja e o glúten, que têm baixo aproveitamento.
Rações como Alpo, Frolic e Kanina são enquadradas na categoria Standard.
Premium
Produtos de primeira qualidade, são mais caros e contêm, na formulação, carnes como boi, frango, peru e ovelha. O trato digestivo dos animais costuma metabolizar melhor essas rações, portanto o consumo tende a ser menor (e mais eficaz), bem como o volume das fezes.
Rações como Cat Chow, Dog Chow, Pedigree, Foster, Gran Plus e Max são enquadradas na categoria Premium.
Super Premium
Essas rações são assim classificadas a partir de um porcentual mínimo de digestibilidade. As fontes proteicas devem ser, obrigatoriamente, de proteína animal, inclusive suínos e peixes. Ou seja, componentes como soja, glúten e vegetais não podem estar presentes. Rações que utilizam subprodutos de aves (pé, bico e penas) na composição também jamais entram nesta categoria, por se tratarem de proteína de baixo aproveitamento. Por outro lado, as vísceras do frango são praticamente obrigatórias na composição de uma ração desta categoria.
Rações como Eukanuba, Hill’s, Ciclos, Royal Canin e Premiatta são enquadradas na categoria 
Super Premium.
De olho no rótulo
Confira alguns ingredientes utilizados em rações, com base em sua classificação:
– Econômica: farinha de penas
– Standard: farelo de soja, glúten de milho e farinha de ossos e carne
– Premium: farinha de ossos e carne (como ovelha e peru) e farinha de subprodutos de frango
– Super Premium: farinha de vísceras de frango, proteína isolada de suíno, farinha de salmão, ovelha e peru, ovo em pó e óleos vegetais nobres
Fonte: Andre Ostrensky, médico veterinário e professor do curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
RAÇÃO GATOS OBSEOS
Cevada (6%), sorgo integral moído (8%), farinha de vísceras de frango, farelo de soja, farelo de glúten de milho-60, proteína isolada de soja, gordura de frango, polpa de beterraba (4%), levedura seca de cervejaria, semente de linhaça, aditivo probiótico, psyllium (1%), mannanoligossacarídeos (1%), inulina, cloreto de potássio, fosfato bicálcico, cloreto de colina, extrato de yucca schidigera, aditivo antioxidante (tocoferol e essência de alecrim), celulose em pó (2%), L-carnitina, DL-metionina, taurina, picolinato de cromo, ácido fólico, ácido pantotênico, betacaroteno, vitamina A, vitamina B1, vitamina B12, vitamina B2, vitamina B6, vitamina D, vitamina H, vitamina K, vitamina PP, vitamina E, vitamina C, cobre quelatado, ferro quelatado, manganês quelatado, levedura enriquecida com selênio, zinco quelatado, iodato de cálcio.
COMPOSIÇÃO 
Baixa gordura e alta fibra; ambas promovendo a redução da gordura corporal, maior sensação de saciedade pelas fibras e redução da hiperlipidemia. 
Baixa densidade energética, auxilia no controle do excesso de gordura corporal. Altos teores de fibras solúveis (polpa de beterraba e inulina) e fibras insolúveis (celulose em pó e psyllium) promovem a saciedade do animal, reduzindo assim o consumo de calorias e mantendo a saúde gastrintestinal. 
As fibras solúveis diminuem a velocidade do esvaziamento gástrico e controlam a absorção de nutrientes. As fibras insolúveis aumentam o volume do alimento e aceleram o trânsito gastrintestinal.
42% de proteína significa teor proteico ideal para a manutenção da massa magra.
Alta concentração de L-carnitina acelera a queima de gorduras e mantém a massa magra.
O uso de antioxidantes naturais como vitaminas E, C, D e betacaroteno combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento celular precoce.
Os ácidos graxos essenciais (ômega-3) colaboram para a redução dos níveis séricos de triglicérides e aumentam a sensibilidade à insulina.
O mineral cromo é muito importante para animais diabéticos, pois é considerado um facilitador da entrada da glicose na célula, regulando assim os índices glicêmicos.
CAES CASTRADOS
Composição Básica
Seleção de carnar frescas ( carne de peixe, frango e figado de frango - fontes naturais de glicosamina) (mín. 15%), seleção de frutas, legumes e ervas frescas (maçã, mamão, beterraba, cenoura e orégano - fontes naturais de beta caroteno, vitaminas, minerais e fibras) (mín. 5%), polpa de tomate concentrada (fonte natural de luteína), blueberry em pó, ovos desidratados, óleo de peixe refinado (fonte natural de EPA e DHA), farinha de proteína isolada de suínos, sementes de linhaça, farinha de vísceras de frango e óleo de frango (preservados naturalmente com tocoferóis e extrato de alecrim), aveia integral, ervilhas desidratadas, arroz integral, quirera de arroz, sorgo, fibra de cana de açúcar, polpa de beterraba, celulose em pó, prebiótico (parede celular de levedura (MOS) e inulina (FOS)), zeolita, extrato de yucca, hidrolisado de frango, L-carnitina, taurina, cloreto de sódio (sal comum), hexametafosfato de sódio (mín. 0,3%), DL-metionina, L-lisina, cloreto de potássio, cloreto de colina, vitaminas (A, B1, B2, B3, B5, B6, B9, B12, C, D3, E, K3 e H), minerais orgânicos (cobre aminoácido-quelato, ferro aminoácido-quelato, maganês aminoácido-quelato, zinco aminoácido-quelato, selênio aminoácido-quelato), iodato de cálcio e antioxidantes naturais (extrato de chá verde, blend de tocoferóis, extrato de alecrim e ácido cítrico).
Peso Ideal: fibras, proteínas de alta absorção, L-carnitina e menos calorias; 
Promove o Controle do Apetite: carboidratos complexos, fibras e elevada concentração proteica; 
Pelagem Macia, Brilhosa e Pele Sadia: biotina, ácidos graxos, ômega 6, EPA e DHA, zinco orgânico; 
Saúde Intestinal Equilibrada: fibras funcionais (fontes de FOS), MOS e proteínas de alta absorção; 
Saúde Oral Prolongada: fosfatos atuam reduzindo a velocidade de formação do tártaro em até 60%; 
Baixo Volume e Odor das Fezes: alta inclusão de ingredientes frescos, de alta digestibilidade, zeolita e extrato de yucca. 
Os prebióticos são ingredientes ou grupo de ingredientes alimentares que não são digeridos pelas enzimas digestivas normais, presentes na parte superior do trato intestinal, mas que atuam estimulando o crescimento e a atividade de bactérias benéficas no intestino, como os Lactobacillus e o Bifidobacterium, que beneficiam o hospedeiro, reduzindo o pH através do aumento da quantidade de ácidos orgânicos.
Os probióticos são microrganismos vivos que podem ser agregados como suplementos na dieta, afetando de forma benéfica o desenvolvimento da flora microbiana no intestino. São também conhecidos como bioterapêuticos, bioprotetores e bioprofiláticos e são utilizados para prevenir as infecções entéricas e gastrintestinais.
Lactococcus, Lactobacillus, Streptococcus e Enterococcus) e as leveduras como Saccharomyces.
 Duas são as cepas de probióticos aprovadas na Europa como aditivos aos alimentos para cães e gatos: Lactobacillus acidophilus e Enterococcus faecium.

Outros materiais