Buscar

EXERCÍCIO DE MICROBIOLOGIA

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO DE MICROBIOLOGIA 
1) Os alimentos sofrem diversas transformações tanto de ordem biológica quanto de ordem química. Quanto às transformações químicas temos as decorrentes das alterações em lipídios e proteínas. Explique as alterações químicas que ocorrem nos alimentos indicando os produtos finais destas alterações. 
Uma das alterações químicas mais decorrentes em alimentos com alto teor de lipídios é a rancidez oxidativa, que ocorre em três etapas. Durante a iniciação a reação segue em cadeia até se esgotarem as reservas de ácidos graxos insaturados e oxigênio, a propagação leva a formação de peróxidos que servem para mensurar a oxidação lipídica, a reação temina quando ocorre o esgotamento do substrato. Os produtos finais dessa alteração são álcoois, aldeídos, cetonas, entre outros, e podem ser estáveis ou não reativos. Nas proteínas as alterações química são de desnaturação e degradação, onde podem apresentação alterações funcionais, perda do flavor e risco de toxidez. Na desnaturação não há quebra de da sequência de aminoácidos, e ocorre na produção de queijos, defumação, transformação de músculo em carne. A degradação consiste no rompimento de ligações covalentes, provocada por enzimas autoliticas ou microbianas, e ocorre na maturação de queijos e produção de gelatinas.
2) Dentre as alterações desejáveis provocadas por microrganismos tem-se a fermentação que é um processo anaeróbio de síntese de ATP envolvendo crescimento e atividade microbiana. Cite exemplos de alimentos que passam por processos fermentativos e explique de que forma ocorre a fermentação.
Iogurte: O iogurte resulta da fermentação do leite por uma flora bacteriana composta de Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus. Os estreptococos removem o oxigênio e os lactobacilos transformam o açúcar lactose em ácido láctico. Quando o pH se encontra pouco ácido, o leite coagula. Outras espécies bacterianas também podem fermentar o leite: Lactobacillus acidophilus, Streptococcus lactis, Bifidobacterium bifidum etc.
Cerveja: Derivada de fermentação alcólica onde utiliza-se a levedura Saccharomyces cerevisiae. As leveduras, nesse processo, metabolizam os açúcares extraídos dos cereais, produzindo muitos compostos, incluindo o álcool e dióxido de carbono. Para encerrar a fermentação a cerveja é pasteurizada para eliminação dos microorganismos.
Fermentação - Resíduos - Produto Final
 3) Sabe-se que o leite é um dos alimentos mais completos no que diz respeito à composição nutricional, no entanto, isto o torna mais propício à contaminação por microrganismos. Indique quais os principais cuidados devemos ter com o leite desde a obtenção até comercialização.
O leite é um dos alimentos mais propícios para o crescimento bacteriológico, portando deve-se tomar uma série de medidas higiênico-sanitárias durante todo o seu processamento. Deve-se prevenir a contaminação no momento da ordenha, onde é possível verificar se o animal está sadio e o manipulador capacitado esteja fazendo uso de Epi’s necessários, durante o transporte o leite deve ser mantido em uma temperatura de 5oC a 7oC para inibir a reprodução microbacteriana, e consumido entre 24 a 48h. Devem ser observados fatores como temperatura, tempo de armazenamento e população microbiológica inicial. A nível industrial o leite passa por processos de pasteurização, esterilização, processo UHT e embalamento para aumentar sua vida útil e prolongar seu tempo de consumo.
4) A pasteurização e esterilização são os principais métodos de conservação de leite, aumentando a vida útil por dias ou até meses dependendo do processo empregado. Sobre estes métodos dê a definição de cada um deles indicando as condições de tempo e temperatura e cite pelo menos 2 vantagens e 2 desvantagens de ambos os métodos. 
A pasteurização é um método que utiliza as grandezas de tempo/temperatura com o objetivo de diminuir a população micro bacteriana do leite com temperaturas de até 100oC até 30 minutos. Existe o processo de pasteurização rápida que consiste no aquecimento do leite a uma temperatura de 75oC de 10 a 15 segundos, e a pasteurização lenta consiste no processo de aquecimento do leite a até 65oC até 30 minutos. As vantagens da pasteurização é que ela não provoca grandes alterações sensoriais do produto, e é viável para pequena e grande escala de volume. As desvantagens são que sempre há sobrevivência de bactérias e o pH pode influenciar na temperatura. A esterilização consiste no aquecimento do leite a temperaturas maiores que 100oC por tempo adequado para destruir as atividades microbianas e enzimáticas. As vantagens é que este método elimina até 99,9% dos microorganismos e aumenta a vida útil do leite até 6 meses em temperatura ambiente e embalagem fechada. As principais desvantagens é que ele pode alterar a qualidade sensorial do produto, desnaturação de proteínas e perda de vitaminas.
5) Alimentos cárneos são considerados perecíveis devido seu conteúdo nutricional, quantidade de água e pH favorável. Devido estes fatores diversos microrganismos se multiplicam a uma velocidade rápida nesse tipo de substrato, dentre os principais microrganismos que podem contaminar alimentos cárneos estão staphylococus aureus, salmonella e clostridium perfringens. Sobre estes microrganismos diga pelo menos 3 características de cada um deles.
Staphylococus: Gram positiva, forma em cacho de uva, pode provocar intoxicação alimentar, encontrada na pele e mucosas nasais, indica falta de higiene na manipulação, causa náuseas, vômitos e diarreias.
Salmonella: Gram negativa, forma de bastonete, contaminação fecal-oral, provoca diarreias, encontrada em alimentos crus e mal cozidos.
Clostrifium Perfringens: Gram positiva, forma de bastonetes, forma esporos anaeróbios, produzem toxinas e causam dores abdominais, diarreias, e gases.

Continue navegando