Buscar

DIREITO CIVIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Civi
São considerados princípios gerais do direito contratual: principio da autonomia de vontade, princípios da força obrigatória dos contratos, princípios da boa-fé
Pelo principio da relatividade dos efeitos do contrato: a regra geral é que o contrato so ata aqueles que dele participaram; o princípios da relatividade dos efeitos do contrato composta exceções; as convenções coletivas de trabalho são exemplos de obrigações que estendem seus efeitos a terceiros.
Quanto aos princípios gerais do direito contratual: deve ser respeitada a função social do contrato, conforme previsto no código atual.
O principio da boa-fé se caracteriza pelo dever das partes de agir de forma correta, antes, durante e depois do contrato.
Os contratos acessórios são aqueles cuja existência jurídica supõe a do principal, pois visam assegurar a sua execução.
Os contratos impessoais são aqueles em que a pessoa e considerada pela outra parte como elemento determinante da sua conclusão. 
O principio da liberdade contratual é de importância fundamental para direito brasileiro, promovendo a circulação das riquezas, fomentando assim a economia do pais: 
São considerados contratos comutativos: aqueles em que cada contraentes, além de receber do outro prestação relativamente equivalente a sua, pode verificar, de imediato essa equivalência.
Sobre sua formação, tratando-se de um contrato eletrônico: a remessa do numero do cartão de credito e do seu numero de segurança configura aceitação.
O termino das relações contratuais por mutuo consenso das partes constitui: resilição de contrato.
A respeito dos contratos: o doador pode fixar clausula de reversão, pela qual o bem doado volta ao seu patrimônio se ele sobreviver ao donatário.
O contrato de trabalho é complexo, de modo que pode ser associado a outros contratos de natureza civil. Caso o empregado receba procuração para representar o empregador perante repartições publicas e órgãos da administração de maneira geral, a modalidade contratual que estará sendo aglutinada ao contrato de emprego denomina-se: mandato.
Sobre o contrato de fiança:
Pode ser estipulada ainda que contra a vontade do devedor.
Não admite interpretação extensiva.
André casado no regime de comunhão parcial de bens com Priscila, obrigou-se como fiador, a garantir contrato de locação. Contudo, ao celebrar o contrato, não contou com a anuência de Priscila. Nesse caso, a fiança prestada por André é parcialmente eficaz? 
Não. Como Priscila não concordou com a atitude de André. O contrato é nulo. Bem familiar, não pode ter destino diverso ou serem alienados sem consentimento do conjugue.
A proposta de contrato obriga o proponente, se o contrário não resultar dos termos dela, da natureza do negócio, ou das circunstâncias do caso. Deixa, entretanto, de ser obrigatória a proposta
se o negócio for daqueles em que não seja costume a aceitação expressa e chegar a tempo a recusa.
Em relação a cada espécie de contrato é correto afirmar:
A compra e venda pode ter por objeto coisa atual ou futura; neste caso, ficará sem efeito o contrato se esta não vier a existir, salvo se a intenção das partes era de concluir contrato aleatório.
Do contrato de compra e venda: o prazo para anular venda de ascendente para descendente é decadencial de dois anos (179,cc)
Quanto a compra e venda: quando pura, o contrato respectivo considera-se consumado, obrigatório e perfeito, desde que as partes acordarem no objeto e no preço. (482, cc)
Marcelo firmou com augusto contrato de compra e venda de imóvel, tendo sido instituindo no contrato o pacto de preempção. Acerca do instituto da preempção(preferencia):
Trata-se de pacto adjeto ao contrato de compra e venda em que Marcelo impõem a augusto a obrigação de oferecer a coisa quando vender, ou dar em pagamento para que use de seu dinheiro de prelação na compra, tanto por tanto. (513,cc)
Na venda de um imóvel ad mensuram: o preço é estipulado por medida de extensão.
Se o condomínio de coisa indivisível vender sua fração ideal sem dar preferencia aos demais condôminos: o condômino preterido, respeitado o prazo legal, pode depositar o preço pelo qual a fração foi vendida e have-la para si. (504,cc)

Outros materiais