Buscar

Relatorio Atribuicoes

Prévia do material em texto

UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA
LIDERANÇA- ATRIBUTOS E ATRIBUIÇÕES
SOROCABA - SP
2017
Liderança- Atributos e atribuições
A disciplina aborda sobre como a influencia da liderança é importante para a motivação e clima das empresas vem alcançando lugar em destaque na gestão administrativa e, especialmente, para a administração. Liderar é conduzir pessoas rumo a um objetivo.
Liderança nada mais é que a condução de um grupo de pessoas transformando-o numa equipe que gere bons resultados para a empresa. O líder deve ter a habilidade de influenciar os liderados de uma forma positiva e ética para que estes, voluntariamente, contribuam para alcançar os objetivos da equipe e da empresa.
Sendo que dentre essas relevantes definições de liderança você poderá encontrar os atributos e atribuições para ser um bom líder, tais como: a capacidade de influenciar pessoas, a disponibilidade para assumir riscos, a capacidade de enxergar oportunidades mesmo nas crises, dentre outros que você irá estudar no decorrer da disciplina.
Outro item estudado, mas não menos importante, são os tipos de líder quanto ao seu estilo de liderança, que também podem ser classificados diferentemente conforme o autor, mas dentre os mais estudados eu destaco os seguintes:
1. Líder autocrático: é a liderança com base no poder de coerção e posição, que despende alta quantidade de energia, procurando o maior controle possível sobre as ações e reações das pessoas. 
2. Líder democrático:  é mais comunicativa e seu objetivo é tornar os grupos ou equipes mais participativos e motivados para atender aos objetivos organizacionais. 
3. Líder liberal ou Laissez-faire: completamente descomprometido, deixa a tarefa da tomada de decisão para seus funcionários. Exerce baixa influência e não se envolve com as atividades diárias.
Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso de uma organização, por este motivo liderar não é uma tarefa simples como parece. Talvez por isso o tema “liderança” tem sido alvo de várias discussões, livros e artigos entre os estudiosos do caso, pois a liderança vem se caracterizando, ao longo dos anos, como um elemento de suma importância no mundo dos negócios.
Ao longo dos anos vários foram as alterações ocorridas no mundo e com isso as teorias administrativas evoluíram. Com isso o homem passou a assumir uma posição de maior destaque dentro das empresas, ocupando cargos de gerência que exijam liderança. Desta forma a liderança tem cada vez mais um papel de destaque nessas organizações. Um líder deve ser capaz de orientar seus liderados e tem o papel de disseminar o conhecimento, o espírito de equipe e de liderança.
Como vimos a liderança é de suma importância nas empresas e, talvez por isso, é um tema importante para os gestores. Em meio aos os desafios apresentados pelo ambiente mutável as pessoas que possuem habilidade de liderança estão sendo cada vez mais valorizados.
Esses profissionais têm a sua disposição vários estilos de liderança para seguirem, o desafio estar em saber como aplicar cada estilo, com quem e em que circunstância. Assim, um bom líder deve conhecer muito bem seus liderados e saber o momento exato de aplicar cada ação para alcançar o objetivo pretendido.
“Na disciplina também aprendemos sobre a competência que é um saber agir e reconhecido, que implica em mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo”.
Podemos afirmar que gerir pessoas é uma ciência em constante evolução e repleta de desafios. Neste contexto, um modelo que vem se tornando cada vez mais notório nas organizações é a chamada gestão por competências, na qual o objetivo principal é melhorar o preparo dos colaboradores em busca de maior produtividade e adequação ao negócio, valorizando assim o capital intelectual da organização. 
Com base nesta premissa, gerenciar competências significa coordenar e incentivar os colaboradores a reduzirem as lacunas (necessidades de melhoria), saber o que eles são capazes de executar (competências atuais) e entender o que a empresa espera deles (competências necessárias).
O termo "competência" pode ser representado por três propriedades correlacionadas, resumidas na sigla C.H.A. - Conhecimento, Habilidade e Atitude, assim definidos:
O conhecimento que são as informações, conceitos, ideias e experiências. As informações e os conceitos são obtidos no meio acadêmico enquanto ideias e experiências podem ser obtidas no decorrer da vida, tanto profissional quanto pessoal.
A habilidade que consiste em colocar o conhecimento em ação. Fazer uso de suas habilidades técnicas para a execução do trabalho, habilidades humanas para um bom relacionamento e habilidades conceituais para o desenvolvimento da organização.
A atitude que consiste em fazer as coisas acontecerem. Ter ações compatíveis para atingir os objetivos, aplicando conhecimentos e habilidades adquiridas.