Buscar

Sistema respiratório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sistema respiratório.
1. Função e organização das vias aéreas superiores
As vias aéreas superiores estão organizadas em fossas nasais, palato mole, nasofaringe, epiglote, laringe, esôfago. Sua função é permitir a entrada de ar no circuito respiratório.
2. Qual local das vias aéreas oferece maior e menor resistência à passagem do ar? Justifique sua resposta.
A maior resistência: fossas nasais, devido a seu baixo diâmetro. A menos resistência se dá nos bronquilos, cuja a soma das áreas das seções transversais excedem os demais componentes das vias aéreas. 
3. Defina ventilação alveolar (VA). Qual o valor da VA para uma pessoa em repouso? Qual a relação entre o espaço morto e a VA?
Ventilação alveolar, quantidade de ar que entra ou sai dos alvéolos por unidade de tempo. No repouso é igual a 4 litros por minuto. Pode ser calculada diminuindo do volume de ar mobilizado por ciclo, o volume que fica contido nas vias de condução, e multiplicando tal valor pela frequência respiratória. 
4. Quais os efeitos de uma ativação simpática, ou parassimpática, sobre a resistência à passagem do ar nas vias aéreas? Justifique sua resposta considerando os neurotransmissores e receptores envolvidos.
O sistema nervoso simpático promove a liberação de epinefrina, que se liga a receptores adrenérgicos, e ativa a síntese de NO, o qual reduz a resistência à passagem de ar através da vasodilatação das vias aéreas. 
A vasoconstricção é feita pelo sistema nervoso parassimpático, que libera acetilcolina, a qual interege com receptores muscarínicos para aumentar as concentrações intracelulares de cálcio. 
5. Quais os receptores sensoriais presentes na árvore respiratória? Quais as respostas fisiológicas decorrentes de suas ativações.
Receptor de oxido nítrico é inibidor, ou seja, promove o relaxamento das vias respiratórias. Os de neurocinina A, substância P, e peptídeo relacionado ao gene calcitonina, provocam broncoconstricção.
6. O que é membrana respiratória ou membrana pulmonar? Onde ela se localiza? Como é constituída?
Membrana respiratória é uma camada formada pelo epitélio alveolar, o endotélio capilar, e suas repetitivas lâminas basais. Separa os alvéolos do sangue.
7. Explique porque os pulmões tendem sempre a colapsar, expulsando, assim, o ar neles contido. Qual a importância do surfactante na fisiologia respiratória?
Os tecidos pulmonar são caracterizados por sua elasticidade, ou seja, são capazes de retornarem a sua forma original, após sofrerem deformação para acomodar o fluxo de gases. O surfactante produzido por pneumocitos II diminuem a tensão superficial pulmonar, permitindo a difusão do ar por entre as moléculas dos alvéolos. 
8. Descreva o comportamento da pressão alveolar, pressão intrapleural e volume pulmonar durante uma respiração em repouso.
Durante a inspiração, a pressão intrapleural diminui e é propagada aos pulmões, permitindo assim a absorção do ar pelos alvéolos o aumento do volume pulmonar. Quando a musculatura toráxica relaxa, as pressões alveolar e intrapleural se normalizam e os pulmões são esvaziados. 
9. Esquematize um registro de espirometria para uma respiração em repouso, indicando os diferentes volumes e capacidades pulmonares.
	volume de reserva inspiratório 
	volume corrente
 volume de reserva expiratório
 volume residual
 capacidade inspiratória total	 capacidade expiratória total
 capacidade vital	capacidade pulmonar total
10. Quais são os músculos envolvidos na ventilação pulmonar? Como se dá esse processo?	
Os músculos envolvidos na musculação são: diafragma, escalenos, intercostais, que se contraem para aumentar o volume toraxico, reduzir a pressão alveolar e drenar o ar para dentro dos pulmões. 
11. Quais os fatores que influenciam a difusão de O2 e CO2 através da membrana respiratória?
A difusão deles depende da solubilidade dos mesmos, pela superfícies respiratória, e diferença de pressão parcial. 
12. Compare a composição do ar atmosférico com o ar contido no espaço morto e o ar contido nos alvéolos. Porque essa composição é alterada à medida que o ar chega aos alvéolos.
Os principais componentes dos ar atmosférico e ar alveolar são oxigêio e nitrogênio, embora o primeiro o apresente em maior quantidade, e o segundo é rico em gás carbônico e vapor de agua. O ar do espaço morto assemelhasse ao ar atmosfético durante a inspiração, e ao alveolar após a expiração. 
13. Explique porque o ápice e a base dos pulmões possuem hematose diferente. Qual o impacto da uma atividade física sobre eficiência da hematose nessas regiões?
A base do pulmão é mais ricamente vascularizada que o ápice, embora a capacidade reserva desta durante o exercício físico, como consequência do recrutamento e distensão de redes capilares.
14. Descreva como é o transporte de O2 e CO2 no sangue.
O O2 é transportado por pigmentos respiratórios, já que é pouco solúvel. E o CO2 sofre ação da anidrase carbônica, para conversão em bicarbonato e ser assim suscetível ao transporte por eritrócitos. Sua desitratação o transmite ao plasma sanquineo e desde ao ar alveolar. 
15. Esquematize os grupamentos neuronais que participam da regulação
da respiraçãoNeurônios inspiratórios bulbares
 Inibe excitam 
 
Neurônios motores espinais do frênico
Centro Pneumótico Pontino
Neurônios expiratórios bulbares
 Excita inibem
 
 
 promove excitamInspiração
Diafragma
		
16. Qual o papel dos grupos respiratório dorsal e ventral na respiração?
O grupo dorsal abrange neurônios que atuam disparando impulsos nervosos para promover a inspiração. O grupo ventral é responsável pelo contro os músculos inspiratórios e expiratórios. Ambos atuam para manter o ritmo respiratório.
17. De que maneira o sistema sensorial colabora para a regulação da respiração? Considere os quimiorreceptores centrais e periféricos, bem como os mecanorreceptores localizados nos pulmões e articulações.
Quimiorreceptores centrais detectam o aumento da pressão parcial de CO2, e aumentam a frequência respiratória, enquanto os periféricos são mais sensíveis a queda da pressão de O2 e promovem a bradicardia, vasoconstricção periférica e liberação de hormônios adrenais. 
Os mecanoreceptores ao detectarem corpos estranhos na superfície das vias aéreas, provocam apneia reflexa, fechamento da glote, taquipneia e vasoconstricção brônquica.
18. Como fica a sensibilidade dos quimiorreceptores centrais ao CO2, durante um quadro de acidose e alcalose sanguínea? Quais as implicações sobre a ventilação alveolar?
Durante a acidose, CO2 permeia mais facilmente a barreira hematoencefalica e o aumento de sua concentração é detectada pelos quimiorreceptores centrais, que disparam impulsos com o propósito de promover vasoconstrictção regional seletiva, liberação de hormônios adrenais e aumento da frequência respiratória. Alcalose não é regulada pelos quimiorreceptores.
19. Quais as consequências de uma hiper - ou hipoventilação sobre o pH sanguíneo?
A hiperventilação promove a retirada de CO2 do organismo mais rapidamente, deslocando seu equilíbrio para que ocorra reação de bicarbonato com o ion H+, diminuindo o pH sanguíneo. O inverso ocorre na hipoventilação.
20. Qual a importância da adaptação à altitude para a manutenção adequada da ventilação alveolar durante exercício físico?
Tanto o exercício físicocomo o aumento da altitude são estímulos para a hiperventilação, o primeiro por aumentar a demanda de O2 pelo organismo e o segundo devido ao fato de que as concentrações de oxigênio diminuem com a altitude. Assim a ausência de ajuste ao último em conjunção com a realização do primeiro provocam a alcalose respiratória.

Continue navegando