Buscar

Balanças

Prévia do material em texto

Balanças: 
De preferência as digitais e com boa precisão para realizar medidas de massa das amostras ou dos corpos envolvidos no experimento. Várias grandezas da Física dependem da massa dos corpos, como a força, quantidade de movimento, densidade, entre outras. Por isso, a balança é tão importante.
Cronômetros :
Para fazer medidas de tempo. 
São necessários no ensino de Cinemática, por exemplo, para calcular a velocidade e a aceleração dos corpos, pois é preciso conhecer o tempo em que ocorre o movimento.
Réguas e trenas: 
Para medir distâncias ou comprimentos;
Paquímetros:
Para obter medidas precisas de espessura
Um paquímetro é capaz de realizar quatro tipos de medida em uma determinada peça, devido a estas quatro medições também é conhecido como paquímetro quadridimensional. São as quatro medidas:
Medição externa;
Medição interna;
Medição de profundidade;
Medição de ressaltos.
Provetas:
 Com diferentes capacidades para fazer medidas de volume. São necessárias no estudo da densidade, empuxo, teorema de Arquimedes, entre vários outros conteúdos.
Dinamômetros: 
Para medir a força. São importantíssimos em atividades experimentais de Dinâmica. 
Este dispositivo é dotado de:
• Estrutura
• Mola
• Gancho em uma das extremidades da mola
• Graduação na estrutura
Em uma das extremidades da mola encontra-se presa a estrutura graduada e em outra extremidade, o gancho, que se localiza fora da estrutura 
Barômetros:
 Para medir a pressão atmosférica; 
Existem diversos tipos de barômetros, mas dois deles são mais comuns: o barômetro de mercúrio, mais clássico, e o barômetro aneróide
Barômetro de Mercúrio:
Um instrumento clássico. Originalmente, era desenvolvido com um tipo de vidro com um metro de altura, com um dos lados aberto.
Barômetro Aneróide :
Dentro do barômetro aneróide, há uma pequena caixa de metal flexível. Quando o ar é retirado desta caixa através de bombeamento, pequenas mudanças na pressão atmosférica interna fazem seu metal contrair ou expandir.
Termômetros:
 De álcool, mercúrio ou digitais. Utilizados para medir a temperatura, esses materiais são utilizados principalmente no estudo da Termologia, nos conteúdos de dilatação, conversão entre escalas, transformações gasosas etc. 
Multímetro :
 Analógico
Esse é um tipo de multímetro que apresenta um mostrador com diversas escalas graduadas.
Ele realiza a verificação da leitura utilizando a força eletromagnética existente no seu ponteiro, para interpretar o valor da grandeza que está sendo medida, ou seja, se é resistência, tensão ou mesmo corrente.
Digital
O multímetro digital ou amplificador operacional como também é conhecido no mercado, corresponde a um aparelho de medição mais versátil, que possui um visor digital de cristal líquido e que é muito usado em laboratórios, serviços de campo ou na indústria.
Referencias Bibliográficas
Livro_ Metrologia na Indústria
Site _www.inmetro .com

Continue navegando