Buscar

TRABALHO DIREITO DO CONSUMIDOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trata-se de uma oferta, que por sua vez poderá caracterizar o contrato, se o consumidor aceitar conforme art. 30 do CDC. Ressalta-se que inexiste quaisquer vedações quanto a publicidade por carta na área do consumidor, desde que seja verdadeira não pode levar ou induzir o consumidor a erro. Mas, o que observa é que a propaganda se caracteriza como abusiva, já que atrelou ao consumidor um serviço que se quer o mesmo tenha solicitado, tal pratica é proibida conforme art. 39, III, do CDC.
O Dolus bônus é uma pratica abusiva que o fornecedor, por meio de marketing, faz com que o consumidor acredite inequivocamente que as características/qualidades do produto são de uma forma quando na realidade não é. Está previsto no art.37, I, do CDC. Tratando-se de tutela de direito coletivo, sendo o mesmo lesado, poderá surgir o dever de reparação o direito individual, desta forma, ajuizada uma demanda coletiva não existira a resolução total do problema, levando em consideração a existência de um direito individual lesado deve ser reparado em uma ação especifica para satisfazer a vontade do consumidor de maneira individual.
De acordo com o art. 82 do CDC, pode demandar ação coletiva: o Ministério Público, a União, os Estados, os Municípios e o Distrito Federal, as entidades e órgãos da Administração Pública, direta ou indireta, mesmo que sem personalidade jurídica, especificamente destinados a defesa dos interesses do CDC, associações desde que criadas legalmente para a defesa de interesse de direito do CDC a um ano. Quanto à Litispendência, ressalta-se dizer que é uma ação em que se observa a demanda repetitiva de ações. Devemos ter cautela ao ver o art. 104 do CDC em se tratando de Litispendência no direito do consumidor.

Outros materiais